Faça uma busca
|
Publicado em: 31 de outubro de 2018

Jardinagem e paisagismo: 6 truques para facilitar a tarefa

Entenda como se tornar um jardineiro de mão cheia com algumas dicas simples e econômicas

Imagem: SbytovaMN/iStock

Investir em jardinagem e paisagismo pode ser recompensador quando o jardim começa a oferecer um visual saudável e bonito. Porém, até lá, é preciso muito cuidado e atenção com alguns itens básicos de manutenção. Por isso, nós separamos um guia rápido com algumas dicas para ajudar você na missão de criar um lindo jardim!

Veja abaixo como incrementar suas técnicas em jardinagem e paisagismo:

1. Evite a superalimentação das plantas

Você pode se sentir tentado a fertilizar as árvores ou arbustos recém-plantados, mas isso pode lhes causar estresse. As plantas desenvolverão caule e folhagem em excesso sem ter o sistema de raízes necessário. Espere vários meses após o plantio antes de aplicar fertilizante – ou se atenha à aplicação mínima recomendada pelo fabricante.

2. Diga não aos fertilizantes

Não há necessidade de comprar fertilizantes caros e que tenham um único propósito. Por exemplo, tônicos como o NPK (uma combinação de material orgânico e fertilizantes) nada mais são do que fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Eles podem ser usados em plantas folhosas, em gramas ornamentais entre outras.

Já o fertilizante solúvel para o tomateiro funciona bem para todas as plantas que florescem e dão frutos. Plantas que exigem poucos nutrientes, como as orquídeas, podem ser alimentadas com doses baixas de qualquer alimento de uso geral.

Procure formas mais naturais de cuidar das plantas, principalmente em hortas caseiras. Apostar na fabricação de sua própria compostagem, por exemplo, é uma saída econômica e saudável.

3. Use galhos como alavancas para tirar cepos

Retirar os cepos de arbustos e árvores grandes dá uma trabalheira! Mas você não precisa pagar alguém para fazer o serviço. Há como fazê-lo de maneira mais fácil: deixe um pedaço do tronco ou galho grande quando podar a árvore. Ao começar a cavar, use esse galho como alavanca para lhe proporcionar uma vantagem mecânica ao forçar o cepo e as raízes de dentro do solo. Se você tiver acesso a um guincho, poderá prender uma corrente ao tronco e puxá-lo quando tiver cortado algumas das raízes maiores.

Veja também: como economizar ao comprar ferramentas elétricas

4. Fique longe das árvores ao usar produtos “2 em 1”

Em jardinagem e paisagismo, tratamentos para o gramado com mais de uma função podem economizar tempo, mas certamente causam problemas se não houver cuidado. Muitas árvores, arbustos e plantas ornamentais podem sofrer danos ou mesmo não resistir caso esses produtos sejam aplicados ao gramado acima da área da raiz. Algumas plantas, como a macieira, por exemplo – são extremamente sensíveis à herbicidas.

Por esse motivo, mantenha o borrifados bem longe delas e trate ervas daninhas apenas conforme a necessidade. Jamais acrescente à compostagem aparar de grama de gramados recém-tratados.

Entender como cuidar de um jardim é necessário para evitar gastos desnecessários (Foto:

Entender como cuidar de um jardim é necessário para evitar gastos desnecessários (Foto: Ulianna/iStock)

5. Tenha cuidado com barreiras

Barreiras artificiais para manter longe as ervas daninhas são opções eficazes para herbicidas. Entretanto, elas podem causar novos problemas e, ainda assim, não conseguir impedir o crescimento das ervas a longo prazo. O melhor local para usar uma barreira de tecido é sob pedras, em sendas, deques e outros locais onde não haja plantas crescendo.

6. Experimente esta solução caseira

Existem apetrechos caríssimos para impedir que a mangueira que você usa para regar estrague as suas plantas favoritas. Mas é fácil fazer um guia desse tipo e instalá-lo em qualquer local onde a mangueira possa ficar presa.

Mande cortar vários pedaços de madeira de 45 cm de comprimento e não mais do que 18 mm de espessura. Trate-os com conservante e finque-os na terra com um martelo nos locais onde a mangueira costuma ficar engatada. Para que ela corra facilmente por cima dessas estacas, experimente cobri-las com algumas das opções abaixo.

  • Pinte um cano de PVC de 2,5 cm de diâmetro e corte-o numa altura suficiente para cobrir a estaca. Coloque-o por cima dela. O cano certamente girará quando a mangueira estiver passando.
  • Corte pedaços de bambu ou de cano de cobre de diâmetro largo até a altura apropriada e use-os como roldanas.
  • Encontre dois vasos de cerâmica com cerca de 10 cm de altura e buracos de drenagem grandes no fundo. Enfie os dois potes nas estacas, o primeiro virado para baixo e o segundo, para cima. Se o buraco do fundo dos vasos for um pouco estreito para se encaixar na estaca, abra-o usando uma tesoura de metal até passarem com facilidade.

7. Aposte nas plantas certas

Um dos principais problemas de jardineiros de primeira viagem é não conhecer as plantas de seu jardim o suficiente. Antes de começar a investir em jardinagem e paisagismo, para evitar gastar dinheiro à toa, pesquise por informações sobre a planta. É possível que, se ela não for ideal para o espaço e acabar crescendo demais, tenha que ser movida.

Algumas plantas com raízes profundas, como as tulipeiras, podem certamente acabar prejudicando pisos e quebrando tubulações, o que pode acarretar em um prejuízo enorme. Examine o espaço disponível e procure plantas que possam crescer sem riscos.

8. Compre as ferramentas certas e preserve-as

Você não precisa encher a sua casa com as mais variadas ferramentas de jardinagem e paisagismo – que são muitas! Pelo contrário, busque adquirir apenas as mais apropriadas para as tarefas às quais você se dedicará. Além disso, será preciso cuidar delas para que tenham vida longa, então tenha a manutenção e os cuidados sempre em dia.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados