Quem tem carro sabe o quanto ele pode pesar no bolso. Entre uma peça aqui e outra ali que precisam ser trocadas, o aumento do preço do combustível, os impostos e seguro do carro… Nossa! Ainda bem que é possível prolongar a vida útil do carro e economizar dinheiro adotando apenas pequenos cuidados no dia a dia. Descubra a seguir 7 dicas para aumentar a vida útil do carro e reduzir as contas!

1 Dirija suavemente

Tenha em mente que tanto o processo de acelerar quanto o de frear gastam combustível e outros componentes como as pastilhas de freio. Se você quiser economizar mais, procure não forçar seu carro constantemente. Para mais dicas de como economizar combustível, confira no link.

2 Verifique a calibragem

A calibragem deve ser feita pelo menos uma vez ao mês, ou a cada 15 dias. O pneu deve estar “frio”, ou seja, ter rodado até 3 quilômetros até a próxima calibragem. É importante prestar atenção ainda na pressão recomendada ao carro pelo fabricante do veículo.

3 Não encha demais a mala do carro

Deixar muito peso na mala por muito tempo pode prejudicar a suspensão a longo prazo. Evite deixar por lá o que você não precisa. Deixe apenas o triângulo e ferramentas estritamente necessárias, como o macaco hidráulico.

4 Faça menos percursos pequenos

Fazer caminhos curtos apenas gastará mais combustível do que o necessário, e diminuirá a vida útil de alguns componentes. Tire o carro da garagem apenas quando realmente precisar, ou faça tudo que deve fazer com ele no mesmo dia.

5 Planeje o percurso

Saber quais caminhos você deverá seguir pode economizar em muito o combustível do seu carro e aumentar a vida útil de seus componentes. Utilize aplicativos móveis que oferecem o melhor trajeto para o seu percurso e evite engarrafamentos ou até mesmo o perigo de ficar perdido por aí!

6 Use marchas e freios corretamente

Muitas pessoas costumam diminuir a marcha bruscamente quando diminuem a velocidade. Não seja uma delas. Diminua da forma correta, gradativamente, de acordo com a velocidade diminuída. Quando parar completamente, acione o freio e ponha a marcha em ponto morto.

7 Ultrapasse obstáculos sem riscos

Não tente acelerar ou frear durante a passagem por um obstáculo, como uma lombada. Reduza a velocidade e ultrapasse com velocidade constante.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!