Faça uma busca
|
Publicado em: 7 de outubro de 2018

Saiba como fazer consertos rápidos na bicicleta

Se você ama andar de bicicleta mas ela anda cheia de problemas, não se preocupe. Dê uma geral nela com essas dicas simples e baratas.

Imagem:

Pneu furado, ferrugem ou corrente suja não é mais problema. Com alguns reparos simples você pode fazer sua bicicleta voltar a rodar perfeitamente. Além de práticas, as dicas a seguir são supereconômicas, pois podem ser feitas com produtos que você tem em casa. Então, tire a poeira da sua bicicleta, faça os reparos necessários e ganhe as ruas novamente!

Dê um brilho na bicicleta com lustra-móveis

Assim que sua bicicleta estiver perfeitamente limpa, talvez você queira deixá-la brilhando para exibi-la por aí. Em vez de usar cera líquida ou em pasta e perder tempo aplicando-a nos vários tubos, articulações e lugares difíceis de alcançar, tudo que precisa fazer é passar na bicicleta toda o lustra-móveis que contém a graxa.

Extermine a ferrugem com suco de limão-siciliano com sal

O sal pode corroer o metal, mas também pode ser usado para remover a ferrugem. Se aparecer um ponto enferrujado no guidão ou nas bordas das rodas da bicicleta, experimente esta solução caseira. Em uma vasilha pequena, misture 60g de sal e 2 colheres (sopa) de suco de limão-siciliano para fazer uma pasta. Aplique sobre a área enferrujada com um pano seco e esfregue bem. Enxague e seque. Depois, dê um passo para trás para admirar sua bicicleta limpinha.

Faça manutenção da corrente com WD-40

A pior parte da bicicleta para se limpar é a corrente. Mas você pode tornar isso mais fácil com um pouco de WD-40. Vire a bicicleta de cabeça para baixo e aplique um pouco do produto em um pano macio e limpo. Esfregue alguns elos da corrente de cada vez. Gire os pedais para frente para poder limpar outra parte da corrente.

Assim que toda a corrente estiver limpa, retire-a cuidadosamente da coroa (a roda dentada metálica que a prende) e use uma chave de fenda ou uma faca cega para remover a sujeira que estiver alojada entre os dentes da coroa. Assim que acabar, passe um pano para polir entre os dentes como se fosse um fio dental e, então, ponha a corrente de volta no lugar.

Para um pedalar suave, use spray

Para manter a corrente da bicicleta bem lubrificada, borrife WD-40 nela e retire o excesso com um pano macio. Você também pode aplicar o produto nos cabos e nos rolamentos para retirar a umidade, e depois na mola do selim para eliminar os ruídos. Por fim, borrife-o na estrutura da bicicleta para impedir que a poeira grude.

Se a sua bicicleta está com outros problemas, veja também essas dicas eficientes de reparos.

Conserte furos com um papel dobrado

Se uma pedra fina ou outro objeto furar o pneu de sua bicicleta, você pode consertar o furo na câmara de ar, mas ela ficará cheia e o ar passará pelo buraco quando tentar montar nela. Após remendar a câmara de ar, evite que ela inche dobrando um pedaço grosso de papel em quatro ou mais partes e a insira entre a câmara e o furo no pneu. Essa solução rápida deve segurar o remendo e você poderá pedalar até sua casa a uma distância curta.

Se o pneu furar enquanto você estiver pedalando e não houver um kit de reparos ao alcance, esvazie o pneu completamente, vire a bicicleta de cabeça para baixo e puxe um dos lados do pneu danificado para fora do aro da roda. Uma boa maneira de retirá-lo é com a ponta larga de uma chave. Porém, qualquer objeto metálico sem ponta servirá. Quando o pneu estiver solto em um lado, pegue algumas folhas de árvore e coloque-as dentro do aro. Em seguida, ponha-o de volta no lugar e vá direto para casa. Este conserto improvisado permitirá que você pedale (com cuidado) por algum tempo, mas não muito. Portanto, repare o furo da maneira correta o mais rápido possível.

Dica Extra!

Você sabe o quanto as bicicletas são suscetíveis a roubos – mesmo que a sua tenha um número de série gravado na estrutura, os ladrões podem apagá-lo. Para ter certeza de que você será capaz de identificá-la caso a encontre nas mãos de outra pessoa, remova o selim, enrole o seu cartão de visita ou uma identificação similar em uma caneta e empurre-a pra dentro do cano de suporte do selim. Depois que o selim voltar para o lugar, ninguém pensará em olhar lá dentro. Já o novo “dono” da bicicleta ficará bastante surpreso quando desmontar o selim e descobrir o que estava escondido ali. Outras dicas para deter os ladrões de bicicleta você encontra aqui.

 

A bicicleta pode ser mais do que um meio de transporte, pode também te ajudar a se livrar do sedentarismo. Então, se você tem uma bike abandonada no fundo garagem, não hesite em por essas dicas em práticas. Sua qualidade de vida pode mudar completamente; comprove os benefícios.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados