atividade que faz você respirar mais profundamente e acelera seus batimentos cardíacos é um exercício aeróbico, e qualquer pessoa pode praticá-lo. Os serviços domésticos diários podem ser aeróbicos, mas caminhar, correr, nadar e pedalar podem ser formas mais agradáveis de aumentar a atividade aeróbica.

Os benefícios dos exercícios aeróbicos

1 – Perda de peso

Quem inclui atividade física na rotina diária perde peso e tem mais probabilidade de não voltar a ganhá-lo do que as pessoas que mantêm os tradicionais programas de exercícios de 45 minutos, três vezes por semana.

2 – Risco menor de doenças graves

Além de ter mais energia e vitalidade, você vai usufruir de benefícios permanentes, como risco reduzido de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e câncer.

3 – Liberação de endorfinas

Quando estiver realmente tentando ultrapassar seus limites, você vai sentir a euforia do corredor – uma reação temporária e natural mencionada por corredores e atletas de elite. Exercícios aeróbicos liberam endorfinas, substâncias químicas que dão a sensação de bem-estar, estimulantes naturais do organismo.

4 – Processo de envelhecimento retardado

Com a prática regular de exercício alguns efeitos da idade virão mais lentamente. Pois o exercício aeróbico ajuda a contrabalançar o inevitável declínio no consumo máximo de oxigênio com o passar dos anos. A prova é evidente mesmo em pessoas na faixa dos 70 e 80 anos.

Confira também: Guia de exercícios para todas as idades

5 – Ajuda a relaxar

Praticar exercícios ao ar livre oferece a oportunidade de apreciar o mundo natural. Ruas arborizadas e parques são locais agradáveis para caminhar ou correr. E no fim de semana caminhar ao ar livre é a maneira ideal de relaxar e se reconectar com a natureza.

6 – Combate à depressão

Exercícios aeróbicos moderados e regulares ajudam no tratamento e prevenção de depressão leve; e não têm os efeitos colaterais dos medicamentos.

7 – Economia de dinheiro e benefício ao meio ambiente

Caminhar, correr ou andar de bicicleta, em vez de dirigir ou usar transporte público, economiza dinheiro e reduz as emissões de gases da queima de combustível.

Opções de exercícios aeróbicos

  • Ciclismo – É um bom exercício aeróbico para fortalecer o coração e os pulmões. No entanto, a menos que tenha acesso a ciclovias seguras, andar na rua envolve um risco maior de acidente.
  • Jardinagem – Trabalhar no jardim pode ser uma forma suave ou vigorosa de exercício, sendo ecologicamente saudável.
  • Hobbies – Andar de patins, de skate e dançar são atividades divertidas e também um ótimo exercício para o coração, pulmões e músculos.
  • Natação – Trabalha os principais grupos musculares com pouco risco de dano. Se possível, nade em água doce ou salgada para evitar o cloro das piscinas.
  • Caminhada e corrida – São as duas maneiras mais convenientes, baratas e eficientes de se manter em forma. Você só precisa de um bom par de tênis.

Não deixe de ler: 20 melhores alimentos para praticantes de caminhada