Os enlatados estão rodeados por muitas dúvidas sobre as suas vantagens e as desvantagens. As desvantagens estão principalmente na quantidade de conservantes e sódio prejudiciais à saúde, mas é muito mais prático comprar o alimento pronto. No fim, quem decide é o consumidor; entretanto é possível ter uma alimentação saudável em casa fabricando alguns produtos. Aprender como fazer molho de tomate caseiro, por exemplo, é fácil e melhora a sua qualidade de vida – e do seu bolso. Descubra também como armazenar melhor os seus alimentos em casa.

O tomate é um dos ingredientes essenciais para quem deseja ter uma vida saudável. Ele é rico em vitamina A, que reforça a saúde dos olhos. Quem ingere tomate com frequência, por exemplo, está muito bem protegido de problemas como a catarata. Além disso, o tomate é apontado como uma das melhores formas de prevenir o câncer de próstata, já que é rico em licopeno, uma substância que reforça as membranas das células.

O modo de preparo afeta os nutrientes

O principal motivo que faz os enlatados não serem a melhor opção é modo como são preparados. Muitos nutrientes podem se perder no processo de fabricação. A temperatura ou a gordura adicionadas ao processo são elementos fatais para alguns nutrientes presentes no tomate, como o licopeno, e por isso os enlatados comuns são pobres em nutrientes. Entenda também como se manter saudável consumindo alternativas aos alimentos frescos.

Por esse motivo, a fabricação caseira de alguns itens para a mesa é essencial. Entender como fazer molho de tomate pode salvar a sua saúde, pois o processo natural preserva os nutrientes presentes na casca e na polpa da fruta, fazendo com que o seu corpo absorva muito mais substâncias nutritivas.

A receita de molho de tomate é simples e leva apenas alguns minutos (Foto: OksanaKiian/iStock)

Aprenda como fazer molho de tomate caseiro de modo simples e rápido:

Fabricar seu próprio molho de tomate não dá nenhum trabalho e, no final, você terá preparado comida fresca e nutritiva. É possível variar a receita com alguns ingredientes e modos de preparo de acordo com seus gostos ou pratos.

Veja uma receita de como fazer molho de tomate comum, desses que você encontra comumente no supermercado:

Ingredientes

  • 1 kg de tomates maduros picados;
  • 1 pimentão vermelho pequeno;
  • 4 colheres (sopa) de azeite;
  • 1/2 xícara de cheiro-verde;
  • 1 cebola grande picada;
  • 5 dentes de alho picados;
  • sal a gosto.

Modo de preparo

1. Pegue uma panela e comece a dourar o alho picado no azeite. Em seguida, refogue também a cebola até que ela murche um pouco.

2. Logo após a cebola murchar, junte os outros ingredientes na panela. Mexa-os bem e deixe ferver por 15 minutos.

3. Leve a mistura ao liquidificador e bata até atingir uma consistência homogênea. Você pode escolher entre coar a mistura ou não.

4. Torne a colocar a mistura em uma panela e deixe apurar, ou seja, até que ferva e fique mais grosso. Mexa de vez em quando durante 20 minutos em fogo médio. Pronto! Seu molho de tomate caseiro estará preparado!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!