Zíperes, botões e fechos são o ponto fraco de qualquer roupa. Inevitavelmente chegará a hora em que você terá algum problema com um desses itens. Dos elementos citados o zíper é o que mais nos dá dor de cabeça.

Na maioria das vezes quando o zíper emperra ou não funciona mais, acabamos nos desfazendo de objetos que estão praticamente novos. Para evitar que você gaste com costureiro ou descarte da roupa,  separamos algumas soluções caseiras para consertar o zíper.

Os dentes não se alinham da forma adequada!

Quando um zíper fica desalinhado, é impossível fechá-lo todo, e o acessório vai ficar “escancarado”. Quando o zíper abre por completo, é mais fácil substituí-lo, mas, se estiver costurado por dentro de um vestido ou de uma calça jeans, pode ser que você consiga salvá-lo.

Com um alicate, puxe a pequena placa de metal na parte final do zíper. Talvez você pode fazer um pouco de força para removê-lo. Abra-o, parando a apenas um ou dois dentes antes do fim.

Estenda a roupa numa superfície reta e arrume os dentes do zíper de forma simétrica e em linha reta. Feche-o até a metade, certificando-se de que os dentes se encaixem. Use agulha e linha grossa para dar alguns pontos no final dele, onde estava a pequena placa de metal. Isso impedirá o cursor de sair quando o zíper estiver totalmente aberto.

O zíper agarrou o tecido? Muita calma nessa hora!

Caso o zíper esteja agarrando no tecido estique o tecido no sentido do comprimento do zíper. Peça a alguém para tirar o tecido para fora; se possível, evite puxar o cursor – pode ficar danificado ou prender ainda mais.

O zíper emperrou? Lubrifique os dentes!

Um zíper emperrado pode ser afrouxado com um dos produtos do dia a dia – aplique-o acima e abaixo do ponto preso.

  • Friccione um lápis de ponta macia ao longo dos dentes do zíper – o grafite é um excelente lubrificante.
  • Passe a ponta de um sabonete em barra, um pouco de vaselina, um cotonete embebido em azeite de oliva ou um bastão de protetor labial ao longo do zíper.
  • Se nenhuma das opções funcionar, coloque a parte da roupa com zíper emperrado de molho numa tigela com água morna e cerca de 50 militros de detergente. Dê uma hora ou mais para que a solução concentrada de detergente penetre nos dentes e no cursor.