O amor é universal, mas há diversas formas de demonstrá-lo. E algumas delas são bem peculiares. Em alguns países do mundo, os costumes de casamento, namoro e demonstração de afeto nada tem nada a ver com o simples envio de flores ou convites para sair. Enquanto no Brasil os noivos têm se empenhado em pedidos de casamentos divertidos, em outros lugares os apaixonados apostam em rituais com comida, música e até tatuagens.

Na festa de São Sarkis, padroeiro do amor jovem na Armênia, as solteiras comem uma fatia de pão salgado na esperança de ter um sonho profético sobre o homem com quem se casarão. A ideia, que não é levada muito a sério, é que o homem que lhe trouxer água no sonho será seu futuro marido. Também é um tipo de ritual de união das mulheres da família, que contam seus sonhos e interpretam juntas.

Enquanto isso, na Índia é comum anunciar pretendentes e solteiros na internet e nos jornais. Mas um canal de TV foi além e passou a transmitir uma propaganda extravagante, que funciona como uma espécie de marketing televisivo para solteiros. Surpreso? Esses são apenas exemplos de tradições peculiares cultivadas em diversos cantos do planeta. A seguir, listamos 21 costumes de casamento e amor que vão te surpreender ainda mais.

21 costumes surpreendentes de amor e casamento pelo mundo

Halfpoint/iStock

1. Campeonato Mundial de Levantamento de Noivas

Todo ano, concorrentes da aldeia de Sonkajarvi, na Finlândia, participam desse entranho evento esportivo. Com a mulher ou o marido sobre os ombros, os participantes enfrentam diversos desafios, e o vencedor recebe o peso do cônjuge que carregou em cerveja.


shujaa_777/iStock

2. Casamento no túmulo na Rússia

O Túmulo do Soldado Desconhecido é um lugar bastante popular para festas de casamento em Moscou, onde as pessoas tiram fotos e bebem champanhe enquanto os noivos prestam homenagem pondo flores no local.


golubovy/iStock

3. Presentes de dente de baleia

Você acha que ganhou o presente perfeito? Em Fiji, é comum que o novo, ao pedir a mão da futura mulher em casamento, apresente ao futuro sogro uma tabua (dente de baleia). Afinal de contas, o amor só é verdadeiro quando você mergulha até o fundo do mar para enfrentar o maior mamífero do mundo, certo?


pat138241/iStock

4. Entre na cabana do namoro

De uma maneira revolucionária, algumas tribos africanas oferecem às filhas “cabanas do namoro” com a finalidade de receberem possíveis pretendentes longe dos olhos dos pais. Existe um costume semelhante no Camboja, onde as adolescentes solteiras são incentivadas a fazer uso das cabanas para encontrar seu verdadeiro amor.