Amanhã é comemorado o Dia do Orgasmo, considerado o ponto alto de todo sexo. Porém, ainda hoje muitas pessoas têm dificuldade em alcançá-lo. Uma pesquisa realizada pela USP estimou que 55,6% das mulheres têm dificuldades em alcançar o orgasmo com seu parceiro.

Se você está em um relacionamento deve saber que conversar honestamente sobre sexo é importante para um casal. A comunicação sexual, mediante a exploração de preferências, fantasias, medos e desejos de cada um, é capaz de tornar excelente uma vida sexual mediana. Por meio da comunicação, vocês podem explorar algumas técnicas que podem ajudar a estimular o desejo sexual.

Foco sensorial 

Essa técnica é muito indicada por terapeutas sexuais e de relacionamento, mas o casal pode aplicá-la sem ajuda externa. Além de tratar problemas, pode ser usada para aumentar o desejo e a excitação, sabendo que vocês não manterão relações sexuais agora, mas em breve. Basicamente, esse exercício consiste em explorar as zonas erógenas do parceiro, todas as noites, durante um período de tempo.

Leia também: O que é massagem tântrica e como ela é feita

Os exercícios de foco de sensação ajudam a aprender que sexo é mais do que penetração. Diminuem a pressão do “desempenho”: ereção, penetração e orgasmo de ambos. Provocam muitos sentimentos intensos e, às vezes, dolorosos, portanto esteja preparado. No entanto, podem aproximar o casal graças ao foco na qualidade da experiência entre os dois.

dia do orgasmo
Vasyl Dolmatov/iStock

Confira algumas dicas:

1

Em primeiro lugar, programe um horário tranquilo para estar com seu parceiro(a). A correria do dia a dia pode atrapalhar o surgimento do desejo sexual.

2

Deitem-se próximos e nus. Agora, sem tocar os seios nem os órgãos genitais, experimentem diferentes tipos de toques e carícias. Várias partes do corpo podem ser exploradas – dedos das mãos e dos pés, costas, parte superior da cabeça, orelhas –, qualquer lugar que não seja óbvio. Pesquisas indicam que há outras zonas erógenas no corpo. Vale a pena descobrir quais funcionam para vocês.

3

Usem objetos para despertar sensações diferentes. Uma boa dica é combinarem de ir juntos a um sex shop. E lá, explorar óleos, penas, brinquedos e outras coisas que possam agradar aos dois.

4

Descubram do que gostam e não gostam. No sexo, isso é fundamental, e algo que muitos casais podem ter esquecido depois de um longo tempo juntos. Ou nunca ter aprendido. Revezem-se para descobrir as preferências de cada um, em vez de ambos se acariciarem ao mesmo tempo.

5

Façam isto durante três semanas. A próxima fase é tocar os seios e os órgãos genitais. Mais uma vez, experimentem diferentes pressões, ritmos e velocidades de toques e carícias. Agora, conhecendo mais profundamente o que desperta atração sexual, você pode levar seu parceiro ao orgasmo.

Veja também: A importância de se falar sobre sexo com seus filhos