Muitos dos filmes que foram sucesso de bilheteria vieram de obras literárias. Algumas adaptações são bem conhecidas: Harry Potter, Marley & Eu, Jogos Vorazes e 50 tons de cinza, por exemplo. Já outros, como O Diabo Veste Prada, Barraca do Beijo e Jurassic Park, não tanto.  

Confira na galeria abaixo 15 indicações de livros que inspiraram roteiristas e diretores a fazerem suas obras

E veja também 6 livros inspiradores para ler ainda em 2019! 

Título: A Barraca do Beijo

Autora: Beth Reekles

Sucesso de audiência no Netflix em 2018, Barraca do Beijo é uma comédia romântica que conquistou jovens e adolescentes por sua narrativa leve e envolvente.

Sinopse oficial: Melhores amigos desde sempre, Elle (Joey King) e Lee (Joel Courtney) têm a inventiva ideia de gerenciar uma barraca do beijo durante um evento da escola. Para fazer da proposta um sucesso, a garota tenta convencer o galã Noah (Jacob Elordi), seu crush e irmão mais velho de Lee, a participar da brincadeira. Ele mostra-se irredutível, mas os dois acabam se aproximando como nunca, o que estremece a amizade de Elle e Lee.


Título: Quatro Vidas de Um Cachorro

Autora: W. Bruce Cameron

Quem não segurou lágrimas com Marley & Eu dificilmente não vai se encantar com Quatro vidas de um cachorro. Tanto o livro quanto o filme se tornaram um sucesso de vendas no Brasil.

Sinopse oficial:

Esta é a inesquecível história de um cão que — após renascer várias vezes — imagina que haja uma razão para seu retorno, um propósito a cumprir, e que, enquanto não o alcançar, continuará renascendo. Narrado pelo próprio animal, Quatro vidas de um cachorro aborda a questão mais básica da vida: Por que estamos aqui? Emocionante e com boas doses de humor, Quatro vidas de um cachorro é um livro para todas as idades, que mostra o olhar de um cão sobre o relacionamento entre as pessoas e os laços eternos entre os seres humanos e seus animais.


Título: A Fantástica Fábrica de Chocolate

Autor: Roald Dahl

Talvez quase todos já tenham assistido, ao menos uma vez, alguma versão de A Fantástica fábrica de chocolate sem saber que foi inspirado em um livro. Foram feitas duas adaptações: a primeira em 1971 pelo diretor Mel Stuart, com Gene Wilder no papel de Willy Wonka; a segunda em 2005 pelo diretor Tim Burtton, com Johnny Depp no papel de Willy Wonka.

Sinopse oficial: Charlie Bucket adora chocolate. Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor no mundo, está abrindo os portões de sua Fantástica Fábrica de Chocolate a cinco crianças sortudas. É um prêmio de uma vida! Charlie precisa apenas de um Cupom Dourado, e essas guloseimas poderão ser todas dele.


Título: Caixa de Pássaros

Autor: Josh Malerman

Caixa de Pássaros é um romance pós-apocalíptico publicado em 2014. No Brasil, teve mais de 160.000 exemplares vendidos, figurando na lista de mais vendidos. O filme foi lançado em 2018 pela Netflix, tendo Sandra Bullock como protagonista. Uma história de provocar suspiros! Vale a pena conferir.

Sinopse oficial:

Quatro anos depois de as mortes terem começado, há poucos sobreviventes em Michigan. Malorie e seus dois filhos pequenos estão entre eles. O trio faz parte do grupo que tenta resistir em um mundo no qual abrir os olhos pode ser fatal. Vivendo em uma casa abandonada, Malorie e os filhos não sabem o que se passa do lado de fora. Sempre com as janelas e portas cobertas e sem comunicação com o exterior, o local é uma área isolada no meio do caos. Até o momento em que uma misteriosa neblina atinge a região e Malorie toma uma decisão que adiou por muito tempo. Após quatro anos trancados, Malorie e as crianças fogem da casa em um barco a remo na esperança de encontrar um lugar distante do surto que matou todos ao seu redor. De olhos tapados, os três encaram uma viagem assustadora rumo ao desconhecido.