Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de julho de 2019

15 livros que inspiraram filmes famosos que você precisa conferir

Aqui estão alguns livros que deram origem a filmes que você provavelmente já assistiu.

Imagem: IMDb/Divulgação

Muitos dos filmes que foram sucesso de bilheteria vieram de obras literárias. Algumas adaptações são bem conhecidas: Harry Potter, Marley & Eu, Jogos Vorazes e 50 tons de cinza, por exemplo. Já outros, como O Diabo Veste Prada, Barraca do Beijo e Jurassic Park, não tanto.  

Confira na galeria abaixo 15 indicações de livros que inspiraram roteiristas e diretores a fazerem suas obras

E veja também 6 livros inspiradores para ler ainda em 2019! 

  • Título: A Barraca do Beijo

    Autora: Beth Reekles

    Sucesso de audiência no Netflix em 2018, Barraca do Beijo é uma comédia romântica que conquistou jovens e adolescentes por sua narrativa leve e envolvente.

    Sinopse oficial: Melhores amigos desde sempre, Elle (Joey King) e Lee (Joel Courtney) têm a inventiva ideia de gerenciar uma barraca do beijo durante um evento da escola. Para fazer da proposta um sucesso, a garota tenta convencer o galã Noah (Jacob Elordi), seu crush e irmão mais velho de Lee, a participar da brincadeira. Ele mostra-se irredutível, mas os dois acabam se aproximando como nunca, o que estremece a amizade de Elle e Lee.


  • Título: Quatro Vidas de Um Cachorro

    Autora: W. Bruce Cameron

    Quem não segurou lágrimas com Marley & Eu dificilmente não vai se encantar com Quatro vidas de um cachorro. Tanto o livro quanto o filme se tornaram um sucesso de vendas no Brasil.

    Sinopse oficial:

    Esta é a inesquecível história de um cão que — após renascer várias vezes — imagina que haja uma razão para seu retorno, um propósito a cumprir, e que, enquanto não o alcançar, continuará renascendo. Narrado pelo próprio animal, Quatro vidas de um cachorro aborda a questão mais básica da vida: Por que estamos aqui? Emocionante e com boas doses de humor, Quatro vidas de um cachorro é um livro para todas as idades, que mostra o olhar de um cão sobre o relacionamento entre as pessoas e os laços eternos entre os seres humanos e seus animais.


  • Título: A Fantástica Fábrica de Chocolate

    Autor: Roald Dahl

    Talvez quase todos já tenham assistido, ao menos uma vez, alguma versão de A Fantástica fábrica de chocolate sem saber que foi inspirado em um livro. Foram feitas duas adaptações: a primeira em 1971 pelo diretor Mel Stuart, com Gene Wilder no papel de Willy Wonka; a segunda em 2005 pelo diretor Tim Burtton, com Johnny Depp no papel de Willy Wonka.

    Sinopse oficial: Charlie Bucket adora chocolate. Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor no mundo, está abrindo os portões de sua Fantástica Fábrica de Chocolate a cinco crianças sortudas. É um prêmio de uma vida! Charlie precisa apenas de um Cupom Dourado, e essas guloseimas poderão ser todas dele.


  • Título: Caixa de Pássaros

    Autor: Josh Malerman

    Caixa de Pássaros é um romance pós-apocalíptico publicado em 2014. No Brasil, teve mais de 160.000 exemplares vendidos, figurando na lista de mais vendidos. O filme foi lançado em 2018 pela Netflix, tendo Sandra Bullock como protagonista. Uma história de provocar suspiros! Vale a pena conferir.

    Sinopse oficial:

    Quatro anos depois de as mortes terem começado, há poucos sobreviventes em Michigan. Malorie e seus dois filhos pequenos estão entre eles. O trio faz parte do grupo que tenta resistir em um mundo no qual abrir os olhos pode ser fatal. Vivendo em uma casa abandonada, Malorie e os filhos não sabem o que se passa do lado de fora. Sempre com as janelas e portas cobertas e sem comunicação com o exterior, o local é uma área isolada no meio do caos. Até o momento em que uma misteriosa neblina atinge a região e Malorie toma uma decisão que adiou por muito tempo. Após quatro anos trancados, Malorie e as crianças fogem da casa em um barco a remo na esperança de encontrar um lugar distante do surto que matou todos ao seu redor. De olhos tapados, os três encaram uma viagem assustadora rumo ao desconhecido.


  • Título: It: A Coisa

    Autor: Stephen King

    It: A Coisa é considerado um dos maiores clássico de terror. Ambientado na década de 50, em Derry, Estados Unidos, a história gira em torno de um grupo de amigos que se unem para combater uma figura maligna que espreita a cidade.

    Sinopse oficial:

    Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry.


  • Título: Um Estranho no Ninho

    Autor: Ken Kesey

    Ao simular insanidade para não trabalhar, Randle Patrick vai parar em uma instituição para doentes mentais. Lá, estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched. Porém, a revolta gera consequências inesperada para todo mundo.

    Sinopse oficial:

    Um clássico da contracultura que retrata os psicodélicos anos 60. O romance de Ken Kesey é inspirado em suas próprias experiências quando participou de pesquisas com drogas psicoativas no centro psiquiátrico do Menlo Park Veterans Hospital (Califórnia). Um estranho no ninho é protagonizado por R. P. McMurphy, um preso que escapa da condenação fingindo-se de louco. McMurphy é então internado em um hospício, sob a tutela da sádica Chefona, a enfermeira Ratched, que comanda os internos com suas rigorosas sessões de terapia e eletrochoque. Aos poucos McMurphy percebe que o hospício pode ser muito pior que a prisão, nesse novo universo cercado de pacientes inseguros, ansiosos e constantemente dopados.

  • Título: Como Eu Era Antes de Você

    Autora: Jojo Moyes

    Neste romance aclamado pela crítica, que ganhou versão cinematográfica em 2016, temos Will, um jovem milionário que se torna tetraplégico depois de um acidente. Necessitando de cuidados constantes, Louisa Clark é contratada para cuidar dele. E, aos poucos, a relação dos dois vai ganhando outros rumos..

    Sinopse oficial:

    Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico.

    Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


  • Título: Matilda

    Autor: Roald Dahl

    Roald Dahl dedicou a sua vida a escrever livros. Suas obras tornaram-se verdadeiros clássicos e boa parte foi adaptada para o cinema. Matilda certamente é um das adaptações mais famosas. Adaptado para o cinema em 1997, contando com a direção de Danny DeVito (que também atuou no filme), Matilda é um dos filmes mais curtidos pela garotada.

    Sinopse oficial: Todos os dias Matilda passava horas na Biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais passavam o tempo todo vendo televisão, e achavam muito estranho a menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas.


  • Título: Os 101 Dálmatas

    Autora: Dodie Smith

    Ainda nessa pegada de livros infantis que viraram filme temos Os 101 dálmatas…

    Sinopse oficial: Conhecida e renomada pelo filme da Disney, Os 101 dálmatas é uma história clássica de 1956 que ainda tem muito a contar. A aventura se inicia quando os dálmatas Pongo e Missis – cachorros dos humanos de estimação sr. e sra. Clemente – partem em busca de seus filhotes perdidos. Enquanto o sr. Clemente anuncia o desparecimento em jornais e acalma a esposa e as duas babás, Pongo fareja o sequestro de seus filhotes. Astuto, ele suspeita de Cruella DeMonyo. Nessa história, a habilidade, a lealdade e a amizade caninas dão provas de que não só os humanos são racionais.


  • Título: O diabo Veste Prada

    Autora: Lauren Weisberger

    Para os adultos também temos boas obras adaptadas. Adaptado em 2006, O diabo veste Prada, presenteou os telespectadores com uma trama divertida e com atuações marcantes de Maryl Streep no papel de Miranda Priestly e Anne Hathaway no papel de Andrea Sachs. E claro não podemos deixar de falar da trilha sonora que fez batante sucesso na época.

    Sinopse oficial: Lauren Weisberger trabalhou como assistente da todo-poderosa-amada-e-odiada editora da revista Vogue, Anna Wintour. Assim, qualquer semelhança de O diabo veste Prada com a realidade não é mera coincidência. Neste irresistível romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela.

    De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe.  Com O diabo veste Prada, Lauren Weisberger lança um divertido olhar sobre os bastidores do mundo da moda. Um romance inteligente e engraçado.


  • Título: O Orfanato da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares

    Autora: Ransom Riggs

    O Orfanato da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares é o primeiro livro de uma trilogia de fantasia infantojuvenil. Traduzido para mais de 40 idiomas, se tornou um sucesso de vendas no mundo todo, posteriormente se tornando uma produção cinematográfica.

    Sinopse oficial: O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um romance que mistura ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.
    Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que possa parecer – ainda podem estar vivas.

  • Título: Jurassic Park

    Autor: Michael Crichton

    O famoso filme de Steven Spielberg, Jurassic Park: Parque dos dinossauros (1993), marcou a década de 90 encantando crianças e adultos, consagrando-se como uma das maiores bilheterias do cinema. Contudo, o que pouca gente sabe é que o roteiro do filme foi baseado na obra do autor de ficção científica Michael Crichton.

    Sinopse oficial: Jurassic Park inicia-se com a descoberta de uma técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos. Dessa forma, uma das maiores fantasias do homem torna-se, enfim, realidade. Agora, dinossauros, criaturas extintas há eras, podem ser vistos de perto, em um parque aberto ao público e idealizado pelo milionário John Hammond. A ideia parece incrível e o sistema de segurança, perfeito. Até que algo sai do controle.


  • Título: Androides sonham com ovelhas elétricas?

    Autor: Philip K. Dick

    Talvez você possa até não ligar o título desse livro ao filme, mas provavelmente já deve ter ouvido falar nele. A obra de Philip K. Dick foi a inspiração para o filme dirigido por Ridley Scott em 1982: Blade Runner.

    Sinopse oficial: Em uma terra decadente coberta por uma poeira radioativa e devastada por uma guerra atômica, Rick Deckard é um caçador de recompensas. Para melhorar seu precário padrão de vida, Deckard sonha sem substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro – um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Ele vê a chance de realizar esse desejo ao ser chamado para um novo trabalho: perseguir e aposentar seis androides que assassinaram seus mestres e estão refugiados.

    Mas as convicções de Deckard podem mudar quando ele percebe que a linha que separa o real e o fabricado não é mais tão nítida quanto acreditava. “Androides sonham com ovelhas elétricas? ” Retrata uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante e abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.


  • Título: O Poderoso Chefão

    Autor: Mario Puzo

    Sim, o mafioso mais famoso do cinema na verdade veio dos livros. Adaptado em 1972 por Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão é até hoje uma das maiores referências da história do cinema. Se você não conhece a história, corra já para conhecer o livro e o filme!

    Sinopse oficial: O submundo da Máfia e o talento literário de Mario Puzo ganharam notoriedade com a publicação de O Poderoso Chefão. O carisma de Don Vito Corleone encanta na mais perfeita reconstituição da vida e dos negócios das famílias mafiosas de Nova York. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, nada recusa aos seus afilhados: conselho, dinheiro, vingança e até mesmo a morte de alguém.

    Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Mas ninguém pode vencer as trapaças da idade. Quando seus inimigos atacarem juntos e tudo que a família Corleone significa estiver por um fio, o velho Corleone terá de escolher, entre seus filhos,um sucessor à altura. Um mundo de intrigas e decisões cruéis habilmente construído por Mario Puzo.


  • Título: Ilha do medo (originalmente publicado como Paciente 67)

    Autor: Dennis Lehane

    Dirigido por Martin Scorsese, lançado em 2010 e protagonizado por Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo. O filme é baseado no livro do consagrado autor Dennis Lehane.

    Sinopse oficial: No verão de 1954, o xerife Teddy Daniels chega a Shutter Island com seu novo parceiro Chuck Aule. A dupla deverá investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, reservado a pacientes criminosos. Sem deixar vestígios, a assassina Rachel Solando escapou descalça de um quarto vigiado e trancado à chave. Os médicos, funcionários e enfermeiras da instituição não parecem dispostos a colaborar com a investigação.

    E as mentiras vêm diretamente do enigmático médico-chefe do hospital. O desaparecimento de Rachel traz à tona uma série de suspeitas sobre o hospital: com suas cercas eletrificadas e guardas armados, talvez ele não seja apenas mais um sanatório para criminosos. Surgem rumores de que uma abordagem radical e violenta da psiquiatria seria lá praticada – as suspeitas incluem desde terríveis experiências com drogas e cirurgias experimentais, até o desenvolvimento de instrumentos a serem usados na Guerra Fria.

    Enquanto isso, um furacão se aproxima da ilha, precipitando uma revolta entre os presos. Quanto mais perto da verdade Teddy e Chuck chegam, mais enganosa ela se torna.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close