Muitos dos filmes que foram sucesso de bilheteria vieram de obras literárias. Algumas adaptações são bem conhecidas: Harry Potter, Marley & Eu, Jogos Vorazes e 50 tons de cinza, por exemplo. Já outros, como O Diabo Veste Prada, Barraca do Beijo e Jurassic Park, não tanto.  

Confira na galeria abaixo 15 indicações de livros que inspiraram roteiristas e diretores a fazerem suas obras

E veja também 6 livros inspiradores para ler ainda em 2019! 

Título: It: A Coisa

Autor: Stephen King

It: A Coisa é considerado um dos maiores clássico de terror. Ambientado na década de 50, em Derry, Estados Unidos, a história gira em torno de um grupo de amigos que se unem para combater uma figura maligna que espreita a cidade.

Sinopse oficial:

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry.


Título: Um Estranho no Ninho

Autor: Ken Kesey

Ao simular insanidade para não trabalhar, Randle Patrick vai parar em uma instituição para doentes mentais. Lá, estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched. Porém, a revolta gera consequências inesperada para todo mundo.

Sinopse oficial:

Um clássico da contracultura que retrata os psicodélicos anos 60. O romance de Ken Kesey é inspirado em suas próprias experiências quando participou de pesquisas com drogas psicoativas no centro psiquiátrico do Menlo Park Veterans Hospital (Califórnia). Um estranho no ninho é protagonizado por R. P. McMurphy, um preso que escapa da condenação fingindo-se de louco. McMurphy é então internado em um hospício, sob a tutela da sádica Chefona, a enfermeira Ratched, que comanda os internos com suas rigorosas sessões de terapia e eletrochoque. Aos poucos McMurphy percebe que o hospício pode ser muito pior que a prisão, nesse novo universo cercado de pacientes inseguros, ansiosos e constantemente dopados.

Título: Como Eu Era Antes de Você

Autora: Jojo Moyes

Neste romance aclamado pela crítica, que ganhou versão cinematográfica em 2016, temos Will, um jovem milionário que se torna tetraplégico depois de um acidente. Necessitando de cuidados constantes, Louisa Clark é contratada para cuidar dele. E, aos poucos, a relação dos dois vai ganhando outros rumos..

Sinopse oficial:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico.

Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


Título: Matilda

Autor: Roald Dahl

Roald Dahl dedicou a sua vida a escrever livros. Suas obras tornaram-se verdadeiros clássicos e boa parte foi adaptada para o cinema. Matilda certamente é um das adaptações mais famosas. Adaptado para o cinema em 1997, contando com a direção de Danny DeVito (que também atuou no filme), Matilda é um dos filmes mais curtidos pela garotada.

Sinopse oficial: Todos os dias Matilda passava horas na Biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais passavam o tempo todo vendo televisão, e achavam muito estranho a menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas.