Já parou para pensar no quanto a arte consegue tocar as vidas de diversas pessoas todos os dias? Através da música, do artesanato, de pinturas… A lista é interminável, assim como a criatividade humana. As intervenções artísticas são a prova desse imenso potencial.

Elas são basicamente releituras do cotidiano. Muitas intervenções artísticas servem a propósitos estéticos. No entanto, a maior parte tem uma mensagem – geralmente crítica – para transmitir sobre um problema estrutural ou social.

Entenda também o que é a inspiração literária, que motiva os escritores a criarem suas grandes obras.

Muitos artistas ficaram conhecidos com obras que chamaram a atenção do público. Porém, há muito mais para conhecer no que diz respeito à arte urbana. Veja algumas delas a seguir:

Divulgação: Instagram/@tombobnyc

Tom Bob é um artista que enfeita as ruas de Nova Iorque com as suas criações. Em sua conta no Instagram, ele reúne fotos de suas intervenções. Nesta referência ao famoso filme “Tubarão”, de Steven Spielberg, não falta criatividade para transformar um duto de ar em uma das cenas mais famosas do cinema.


Reprodução

Se você passeasse tranquilamente pelo lago Binnenalster, na Alemanha, em um dia de dezembro de 2016, avistaria uma mulher gigante tomando banho em suas águas. Isso mesmo: a banhista ilustre se chamava “Die Badende” (literalmente “A Banhista”, em alemão). A escultura de quase 4 metros de altura e 20 de comprimento foi construída pelo artista Oliver Voss a partir de uma gaiola de aço revestida de isopor.


Foto: Renata Esperança

Esse divertido jogo de xadrez fez parte de uma praça movimentada em Neuwied, uma cidade na Alemanha, em 2014. Quem parasse para jogar uma partida precisaria apenas movimentar as peças com os pés.


Reprodução/Fra.biancoshock

Fra.biancoshock é um artista de rua de Milão, na Itália, que não se contenta com o comum. Suas intervenções artísticas são repletas de críticas sociais. A arte de Fra.biancoshock está espalhada também em outros países, como Malásia e Singapura.