Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de agosto de 2020

21 intervenções artísticas que você precisa conhecer

As ruas dão lugar à criatividade com estas obras de arte urbanas

Imagem: Eric Ward/Unsplash

Já parou para pensar no quanto a arte consegue tocar as vidas de diversas pessoas todos os dias? Através da música, do artesanato, de pinturas… A lista é interminável, assim como a criatividade humana. As intervenções artísticas são a prova desse imenso potencial.

Elas são basicamente releituras do cotidiano. Muitas intervenções artísticas servem a propósitos estéticos. No entanto, a maior parte tem uma mensagem – geralmente crítica – para transmitir sobre um problema estrutural ou social.

Entenda também o que é a inspiração literária, que motiva os escritores a criarem suas grandes obras.

Muitos artistas ficaram conhecidos com obras que chamaram a atenção do público. Porém, há muito mais para conhecer no que diz respeito à arte urbana. Veja algumas delas a seguir:

  • Divulgação: Instagram/@tombobnyc

    Tom Bob é um artista que enfeita as ruas de Nova Iorque com as suas criações. Em sua conta no Instagram, ele reúne fotos de suas intervenções. Nesta referência ao famoso filme “Tubarão”, de Steven Spielberg, não falta criatividade para transformar um duto de ar em uma das cenas mais famosas do cinema.


  • Reprodução

    Se você passeasse tranquilamente pelo lago Binnenalster, na Alemanha, em um dia de dezembro de 2016, avistaria uma mulher gigante tomando banho em suas águas. Isso mesmo: a banhista ilustre se chamava “Die Badende” (literalmente “A Banhista”, em alemão). A escultura de quase 4 metros de altura e 20 de comprimento foi construída pelo artista Oliver Voss a partir de uma gaiola de aço revestida de isopor.


  • Foto: Renata Esperança

    Esse divertido jogo de xadrez fez parte de uma praça movimentada em Neuwied, uma cidade na Alemanha, em 2014. Quem parasse para jogar uma partida precisaria apenas movimentar as peças com os pés.


  • Reprodução/Fra.biancoshock

    Fra.biancoshock é um artista de rua de Milão, na Itália, que não se contenta com o comum. Suas intervenções artísticas são repletas de críticas sociais. A arte de Fra.biancoshock está espalhada também em outros países, como Malásia e Singapura.


  • Alicia_Garcia/iStock

    Banksy é um dos artistas mais famosos e misteriosos do mundo. Sem revelar sua identidade até hoje, suas intervenções artísticas sempre atraem muitos olhares pela criatividade e irreverência, principalmente em sua cidade-natal, Bristol, na Inglaterra. Banksy já chegou até mesmo a destruir uma obra de sua autoria, leiloada por 1 milhão de libras!


  • Divulgação: Instagram/@aakashnihalani

    Aakash Nihalani é um artista urbano que aposta em intervenções tridimensionais que criam um efeito ilusório magnífico. Entre suas artes está a pintura de um edifício “incompleto”, em cores vivas e atrativas.


  • Reprodução/Poro

    O Poro é um coletivo de arte de Belo Horizonte (MG) que convida o público a “buscar sutilezas” e “re-poetizar a vida”, conforme dizem em seu site oficial. Em uma de suas ações, o coletivo distribuiu faixas pelo bairro de Santa Tereza chamando quem as visse a refletir um pouco mais sobre os detalhes do dia a dia.


  • Reprodução/Eduardo Srur

    São Paulo é a tela de Eduardo Srur, que já efetuou diversas intervenções como a da foto acima, que critica o acúmulo de lixo no rio Tietê. Srur já foi responsável por outras ações; em uma delas, colocou diversos bonecos em barcos para navegar entre o lixo do rio Pinheiros, e até mesmo conscientizou sobre o formigamento (um sintoma que pode significar complicações graves) com um pé gigante repleto de formigas.


  • Divulgação: Instagram/@marecoleo

    O Lambes Brasil é um coletivo que busca espalhar arte através dos famosos lambe-lambes, antigos cartazes que eram colados em postes para os mais diversos fins antigamente, e que existem até hoje. Os artistas do Lambes dialogam sobre os mais variados temas em criações espalhadas por todo o Brasil. Na intervenção artística da foto, de Leonardo Mareco, é latente a denúncia do descaso quanto a poluição urbana, que gera enchentes todos os anos.


  • Divulgação: Instagram/@gabs_instintocoletivo

    Gabriel Ribeiro embeleza as ruas de São Paulo com intervenções que carregam mensagens visuais e verbais sutis, mas impactantes. A arte na foto foi produzida em parceria com a artista Hanna Lucatelli.


  • Divulgação: Instagram/@hlucatelli

    Hanna Lucatelli, que produziu a arte do slide anterior com Gabriel Monteiro, também promove intervenções artísticas em edifícios, como a da foto acima. A pintura foi produzida em um prédio do centro da cidade de São Paulo, assim como outras publicadas em sua conta no Instagram.


  • Divulgação: Instagram/@janvormann

    Jan Vornmann é um artista alemão baseado em Berlim, na Alemanha, e em Valdivia, no Chile. Suas obras têm marca e missão especiais: restaurar edifícios deteriorados com peças LEGO. Isso mesmo! Rachaduras como as da foto acima são preenchidas por centenas das famosas pecinhas de encaixe. Além dessa intervenção, o artista exibe muitas outras em sua conta no Instagram.


  • Divulgação: Instagram/@ron1son

    Você já deve ter visto pequenos desenhos espalhados pelos mais variados cantos da sua cidade, não? É assim que Roni Evangelista se expressa pelas ruas de Cotia, em São Paulo. Ele é um dos artistas que fazem esse tipo de intervenção urbana, espalhada em diversos locais da zona oeste paulista. Roni mantém uma conta no Instagram para divulgar sua produção.


  • Divulgação: Reprodução/Miguel Marquez

    Já imaginou uma cidade em miniatura dentro da sua própria? Essa é a proposta de algumas intervenções artísticas de Miguel Marquez, que encontrou em fendas, rachaduras e ângulos inspirações para criar suas artes. Veja mais do artista em seu site oficial.


  • Divulgação: Instagram/@lifeisabit

    Em tempos de incerteza, uma mensagem simples faz toda a diferença. É assim que os artistas Maria Carol e Lucas Bastolla se expressam através do projeto life is a bit, que reúne criações inspiradas por arte estilo 8-bit.


  • Reprodução/Alicia Martin

    Uma casa tão cheia de livros que tem até uma cachoeira deles saindo pela janela? Alicia Martin fez a cena se tornar realidade em Madri, na Espanha: milhões de livros saíram pela janela da Casa de América, um dos centros culturais mais visitados da cidade.


  • Reprodução/Juliana Santacruz Herrera

    Nas ruas de Paris, rachaduras no asfalto são cobertas por tecidos de lã coloridos. A intervenção é obra da artista Juliana Santacruz Herrera, que cobriu buracos como os dessa rua no bairro de Belleville.


  • Divulgação: Instagram/@lambesdomal

    Em meio à pandemia de COVID-19, a arte também faz o seu papel para alertar para a gravidade da situação. Este cartaz, do Lambes do Mal, em contraste ao anúncio público ao fundo, alerta para a banalização de uma doença que já tirou mais de cem mil vidas só no Brasil.


  • Reprodução/Rio de Paz

    Ainda em relação ao COVID-19, a ONG Rio de Paz lembrou as vítimas da doença em uma ação. Os balões vermelhos sobre as cruzes foram soltos no ar, também representando um protesto contra o atual governo.


  • Divulgação: Instagram/@waldo.bravo

    Borba Gato foi um bandeirante paulista. Recentemente seu papel na história do Brasil foi questionado por Waldo Bravo, um artista que promove intervenções urbanas como a que podemos ver nesta foto, que contradiz a popularidade do bandeirante revertendo-o às condições a que impôs os indígenas brasileiros durante suas expedições: prisão e trabalho forçado. A estátua, localizada em Santo Amaro, foi, então, posta dentro de uma cela e amarrada a uma bola de ferro, em clara referência às condições impostas aos habitantes nativos de sua época.


  • Reprodução/Wà

    Foi com ações como essa acima que o coletivo Wà, formado por mulheres, impactou as ruas de Porto, em Portugal. Com bordados, as obras transmitem mensagens singelas onde são instaladas. O bordado “é preciso andar amado” foi feito em um bando da cidade de Guimarães, em Portugal, mas o coletivo atua também no Brasil.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close