Inspiração é certamente um dos ingredientes fundamentais para o empreendedor. É a partir dela que os sonhos são projetados até serem alcançados. Não raro, no entanto, o cenário destes profissionais é cercado de pessimismo de amigos e até mesmo familiares. Persistir é preciso. Por isso, separamos 31 filmes indispensáveis a todo empreendedor.

São títulos que vão de Bill Gates e Steve Jobs a nomes bem menos conhecidos no empreendedorismo, mas não menos importantes.

Confira os slides, separe a pipoca e inspire-se!

  • Divulgação

    Fome de Poder (2017)
    O filme fala sobre a transformação da rede de lanches McDonald’s em um império do ramo. O vendedor Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) nota uma brecha no mercado, o crescimento da demanda e adquire participação na rede dos irmãos Richard e Maurice McDonald. Dedicação e persistência podem ser observadas no filme.

  • Divulgação

    Estrelas Além do Tempo (2017)
    Três mulheres da NASA são obrigadas a trabalhar à parte da equipe no auge da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. Vítimas de preconceito, elas precisam provar competência diariamente para ascender na agência norte-americana. Quebra de paradigma, empoderamento e preconceito são lições do filme.

  • Divulgação

    Life, Animated (2016)
    Owen Suskind é um jovem autista que não fala, mas interage com a família através de seus filmes favoritos da Disney. A obra mostra, portanto, o quanto é importante a geração de valor para as marcas – para além das vendas.

  • Divulgação

    A Grande Aposta (2016)
    Indicado ao Oscar, este filme narra a trajetória de quatro investidores e suas apostas no mercado imobiliário dos Estados Unidos. O gatilho da antecipação é um fator importante a se observar neste filme.

  • Divulgação

    Um Senhor Estagiário (2015)
    O conflito de gerações é o mote desta comédia. Robert De Niro é Ben Whittaker, um viúvo de 70 anos que é contratado como estagiário sênior de uma startup. A jovem Jules Ostin (Anne Hathaway) é a CEO da empresa, com a qual Ben lida. Lições de liderança, inovação, inclusão e conhecimento de mercado.

  • Divulgação

    Walt Antes do Mickey (2015)
    A trajetória repleta de obstáculos de Walt Disney até construir o personagem que mudaria sua vida: o pequeno Mickey Mouse. Escolha minuciosa de equipe, persistência e diferenciação são alguns dos ensinamentos do filme.

  • Divulgação

    Joy: O Nome do Sucesso (2015)
    Jennifer Lawrence interpreta Joy Mangano, jovem divorciada e mãe de três filhos. Dada as dificuldades que a vida lhe impõe, Joy acredita que seu destino é o fracasso. A criação de um esfregão de limpeza milagroso, que se transforma em fenômeno de venda, muda completamente sua história. Superação e empoderamento feminino são alguns aprendizados deste filme.

  • Divulgação

    Steve Jobs (2015)
    Com indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar, o filme Steve Jobs (2015) narra a trajetória de sucesso do cofundador da Apple e suas relações controversas – entre amigos, familiares e companheiros de trabalho. A obra aborda o lançamento do Macintosh, do NeXT Computer e do iMac. Hoje, a Apple é uma das empresas mais valiosas do mundo.

  • Divulgação

    O Lobo de Wall Street (2014)
    Muitas lições são ensinadas neste filme protagonizado por Leonardo DiCaprio. Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, de maneira rápida e ilegal. Longe de ser um exemplo de ética a seguir, mas armas como persuasão, domínio sobre seu mercado e produto são alguns dos aprendizados deste filme.

  • Divulgação

    A Teoria de Tudo (2014)
    A trajetória de Stephen Hawking a partir de suas relevantes descobertas sobre o tempo. Aborda ainda as relações familiares e a descoberta da doença degenerativa do físico aos 21 anos. Apesar da doença, Hawking conseguiu descobrir uma forma de se comunicar e compartilhar conhecimento. É ou não é um grande exemplo de superação?

  • Divulgação

    Chef (2014)
    Perder o emprego estável e recomeçar do zero é a trilha de inúmeros empreendedores. Este é, em suma, o roteiro do filme Chef. Resiliência é um dos ingredientes importantes da obra.

  • Divulgação

    O Jogo da Imitação (2014)
    Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos com problemas de relacionamento, é recrutado para ajudar o governo britânico a decifrar o código alemão Enigma. Para alcançar o objetivo esperado, Turing precisa liderar a equipe. Quer lição melhor que essa?

  • Divulgação

    Trapaça (2014)
    Irving Rosenfeld (Christian Bale) é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). A formação e o trabalho em equipe são as grandes lições do filme.

  • Divulgação

    O Homem que Mudou o Jogo (2011)
    Filmes esportivos são sempre mais fáceis para observar as inspirações empreendedoras. Neste estrelado por Brad Pitt: como performar frente a poucos recursos? Descubra neste filme, empreendedor!

  • Divulgação

    Something Ventured (2011)
    Este documentário apresenta a história de um grupo de investidores do Vale do Silício e suas características comuns: visão de mercado, ousadia, criatividade, entre outros. Filme para inspirar seu negócio à expansão das fronteiras.

  • Divulgação

    O Sushi dos Sonhos de Jiro (2011)
    O japonês Jiro Ono, de 85 anos, é conhecido como mestre dos sushis no Sukiyabashi Jiro, seu restaurante em Tóquio. O filme mostra a rotina familiar do empreendimento e a relação de Jiro e seu filho Yoshikazu, cuja missão é manter o legado do pai. Excelente opção para quem busca inspiração para aprimorar seu negócio.

  • Divulgação

    Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)
    Indicado ao Oscar, o filme aborda a crise de 2008 no mercado imobiliário dos Estados Unidos e como um grupo de funcionários descobriu que a corretora estava arriscando muito mais do que deveria.

  • Divulgação

    A Rede Social (2010)
    Dirigido por David Fincher, o filme narra o processo de criação do Facebook através da perspectiva de seu fundador, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), então estudante de computação de Harvard. Dedicação e persistência foram elementos fundamentais para a criação da maior rede social do mundo.

  • Divulgação

    Coco Antes de Chanel (2009)
    Antes de se tornar a reconhecida estilista francesa, Coco Chanel passou por uma infância difícil, deixada em um orfanato com sua irmã. Com coragem e determinação, Chanel redefiniu a moda no mundo e serve de inspiração até hoje como sucesso de empreendedora.

  • Divulgação

    Um Sonho Possível (2009)
    Michael Oher (Quinton Aaron) é um jovem negro, filho de uma mãe viciada e morador da periferia. Dada a sua aptidão para o esporte, Michael é salvo da antiga realidade e se transforma em astro do futebol americano. Superação e persistência são bons aprendizados da obra.

  • Divulgação

    Amor sem Escalas (2009)
    Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas — e adora! Até que conhece a jovem Natalie Keener (Anna Kendrick), que implementa um sistema que põe em risco o emprego de Ryan. Gestão de pessoas é um dos importantes aprendizados da película.

  • Divulgação

    À Procura da Felicidade (2007)
    Este filme protagonizado por Will Smith é uma ode à resiliência. Chris Gardner (Will Smith) é um pai desempregado, despejado, separado e que precisa sustentar seu filho (Jaden Smith) de 5 anos. Sem dinheiro ou perspectiva a curto prazo, Chris se vê obrigado a dormir em abrigos públicos, estações de trem e até banheiros. Apesar de todas as dificuldades, este pai nunca perde a esperança de dias melhores. Resiliência, persistência e foco são grandes aprendizados deste filme.

  • Divulgação

    Poder Além da Vida (2006)
    Dan Millman é um jovem ginasta que sonha em ir às Olimpíadas. Após uma séria lesão, Dan encontra respaldo de amigos e percebe que ainda há muito a aprender. Vá em busca do que você acredita!

  • Divulgação

    O Diabo Veste Prada (2006)
    Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Superação, foco nos resultados e resiliência para lidar com chefe carrasco!

  • Divulgação

    O Aviador (2004)
    Leonardo DiCaprio é Howard Hughes, herdeiro de 75% das ações da empresa da família. Milionário, Hughes começa a investir seu dinheiro — primeiro, na indústria do cinema e posteriormente em diversos setores ao mesmo tempo. A obsessão pelo sucesso é a grande sacada para os empreendedores neste filme!

  • Divulgação

    De Porta em Porta (2002)
    Bill Porter nasceu com paralisia cerebral, o que acarretou limitações na sua fala e nos seus movimentos. A obra retrata a luta incansável de Porter para conquistar um emprego. Superação, disciplina, determinação, paciência, coragem e persistência são apenas alguns dos elementos no filme.

  • Divulgação

    Startup.com (2001)
    O documentário retrata a trajetória da govWorks, que começou com oito funcionários e, em apenas dois anos, ampliou para 250 pessoas. Fundada em 1998, a empresa faliu em 2000, após uma série de erros. Bons aprendizados!

  • Divulgação

    Mauá – o Imperador e o Rei (1999)
    A trajetória de Irineu (Paulo Betti), que aos 22 anos assumiu os negócios do escocês Carruthers e se tornou um grande empreendedor. Com isso, Irineu é alçado ao posto de Visconde de Mauá.

  • Divulgação

    Piratas do Vale do Silício (1999)
    A rivalidade entre Bill Gates e Steve Jobs, os grandes nomes da tecnologia, é o norte do filme, que trata das dificuldades que empreendedores enfrentam até alcançarem o patamar de referências.

  • Divulgação

    Tucker: Um Homem e Seu Sonho (1988)
    Preston Tucker (Jeff Bridges) é obcecado por realizar seu sonho: construir uma indústria de automóveis e torná-la a fabricante dos melhores veículos. Determinação até alcançar!

  • Divulgação

    O Sol É para Todos (1962)
    Baseado no livro de Harper Lee, o filme aborda a defesa do advogado Atticus Finch (Gregory Peck) a um negro acusado de estupro injustamente no sul dos Estados Unidos, eivado de preconceito. Riscos de suas decisões e o valor da defesa de seus pontos são importantes lições deste filme.