Faça uma busca
|
Publicado em: 23 de dezembro de 2019

Como lidar com situações delicadas no Natal

Depois de um ano marcado por opiniões exaltadas, nada melhor do que seguir alguns truques para que o natal seja um momento tranquilo e apaziguador.

Imagem: AaronAmat/iStock

O Natal é uma época de confraternização e união. Ou ao menos é o que as canções dizem. No entanto, é inevitável lidar com situações delicadas quando a família se reúne em volta da mesa e resolve colocar o assunto em dia. Dar respostas francas, fazer críticas ou tentar convencer alguém sobre as suas convicções pode acabar com a noite.

Se algumas atitudes não forem tomadas com uma dose de inteligência emocional, situações delicadas e alguns transtornos podem surgir. Segundo a psicóloga Susan Heitler, na hora de emitir uma crítica, o ideal é “pular a reclamação e passar diretamente à explicação”. De acordo com Susan, fazer uma sugestão é a melhor forma de emitir sua opinião sem parecer grosseiro.

Assim, em vez de dizer “não é assim que se faz o peru de Natal, desse jeito ele vai ficar ressecado”, diga “minha avó me ensinou três dicas para deixar a carne mais macia e saborosa, quer ouvir?”. Ninguém gosta de receber críticas. Portanto, fazer isso de forma indiscriminada apenas leva o outro a ficar na defensiva, dificultando a possibilidade de um acordo.

Outro ponto é o comportamento durante as reuniões em família. Passar por gafes em festas de Natal e Ano Novo (momentos reconhecidamente tensos, cheios de pequenos atritos e excesso de opinião) é algo que ninguém deseja. Para que isso não aconteça com você, separamos 4 dicas para evitar situações delicadas no Natal.

Se no fim nada der certo, lembre-se que as festas de fim de ano são o melhor período para exercitar o perdão!

  • AaronAmat/iStock

    Evite assuntos polêmicos

    Sabe aquele primo que perdeu o terceiro emprego no mesmo ano ou o divórcio do irmão? Não comente. Evitar é a melhor maneira de não colocar o próprio problema na lista de tópicos a serem discutidos. Se você não quer ser apontado, não aponte.


  • CentralITAlliance/iStock

    Disfarce a frustração

    Mantenha o sorriso mesmo se ganhar um presente que não gostou muito (meias podem ser muito úteis!). Dessa forma, você evita situações constrangedoras.


  • Deagreez/iStock

    Cuidado com as piadas

    Piadas podem não divertir tanto outras pessoas da mesma forma que elas fazem você gargalhar. Evite contar piadas ofensivas se você sabe que serão mal recebidas. Lembre-se: nem todos precisam ter o mesmo senso de humor que você. Mas se sua família gosta de piadas leves e divertidas, abasteça o seu estoque com essas piadas divertidas.


  • CentralITAlliance/iStock

    Mantenha-se ocupado

    Essa é a melhor maneira de fugir de conversas e pessoas desagradáveis. Se ofereça para repor os salgadinhos, as bebidas ou até mesmo distrair e acalmar as crianças para evitar a bagunça. Ser prestativo, além de ser uma qualidade e tanto, vai garantir seu sossego durante a festa.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados