Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de janeiro de 2020

Descubra o que é pegada ecológica e como reduzir a sua

Pesquisas indicam que o impacto ambiental do que você compra e do que você come compõe mais de 80 % da sua pegada ecológica pessoa.

Imagem: Petmal/iStock

Tudo o que você faz, compra, usa e come tem impacto sobre o meio ambiente. Muitas atividades costumam acontecer dentro de casa, mas não todas. De fato, seu impacto é apenas uma fração de toda a poluição produzida pelos gases do efeito estufa para manter seu estilo de vida.

Calcular o impacto do custo de vida se tornou bem complicado. Leve em conta a perturbação de terra envolvida – quando há implosões para retirar areia e fabricar vidro, por exemplo – e a poluição dos gases do efeito estufa produzidos. É muita informação para absorver se você não for um especialista! E por isso começamos a falar em "pegadas ecológicas".

O que de fato é pegada ecológica?

A pegada ecológica é a quantidade de terra requerida para fornecer todos os recursos necessários para manter seu estilo de vida, e é medida em  hectares. O que você compra e come, a energia que consome e o transporte que utiliza influenciam o tamanho de sua pegada. Então, quando falamos sobre a redução do tamanho da pegada, queremos dizer o que deve ser alterado em seu estilo de vida de modo a diminuir o uso desses recursos.

Calcule a sua pegada ecológica e descubra quantos planetas Terra são necessários para sustentar o seu estilo de vida!

Como reduzir a pegada ecológica?

Se está procurando diminuir sua pegada ecológica, preste atenção às dicas abaixo:

1 . Compre produtos sazonais e cultivados localmente

Em grande parte do mundo desenvolvido, a produção de alimentos é o que mais contribui para as pegadas, seja pela distância percorrida pelos produtos, seja pela produção de alimentos ineficientes em alguns países. Atitudes como comprar produtos sazonais cultivados no local e comer menos carne reduzem o tamanho da pegada. Há também outros 12 motivos para comprar produtos locais. Clique no link e descubra!

2 . Restrinja as compras

Alguns produtos e serviços são supérfluos – joias e bolsas, dispositivos portáteis de alta tecnologia, aparelhos de ginástica etc. – costumam ser o segundo ou o terceiro maior componente das pegadas pessoais, e tendem a contribuir para as pegadas de pessoas com rendas mais altas. O corte terá impacto positivo.

3 . Seja mais parcimonioso com a energia doméstica

Dependendo de onde mora, a energia usada em casa costuma ser a segunda ou a terceira maior contribuição para sua pegada pessoal. Felizmente, é uma área controlável. Diminua sua pegada tomando medidas que melhorem a eficiência energética da casa e como você vive nela. Tem dúvidas de como economizar energia? Confira essas 8 dicas!

4 .  More com outras pessoas

As pegadas de pessoas que dividem a moradia tendem a ser bem menores do que as daquelas que vivem sozinhas. Famílias maiores compartilham a energia usada na climatização e na iluminação, por exemplo, além de cômodos e eletrodomésticos, resultando em taxas menores de consumo total. Talvez você não tenha escolha, mas, caso tenha a chance de compartilhar, faça-o.

5 . Faça escolhas de deslocamento inteligentes

A forma que você escolhe para se locomover constitui uma parte bem pequena de sua pegada pessoas. No entanto, a decisão sobre ir a pé, de bicicleta, usar transporte público ou dirigir o próprio carro está quase  sempre em suas mãos. Esforce-se para fazer menos viagens de carro, por exemplo, e exerça um impacto positivo sobre o meio ambiente.

6 . Coma menos carne

Se você tem vontade de comer um bife, substitua o desejo por legumes e verduras. A produção de alimentos é o que mais contribui para a pegada ecológica pessoal, e quase tudo se resume à perturbação da terra, ao consumo da água e à poluição de gases doe feito estufa envolvidos na criação de animais.

7 . Corte os laticínios

O gado leiteiro precisa se alimentar de grama, o que requer muita água. Experimente um patê com legumes crus em vez de uma tábua de queijos, ou opte por água com limão e hortelã em vez de achocolatado.

8 . Use o carro com menos frequência

Para uma saída curta, vá a pé ou de bicicleta. Se for para mais longe, pegue ônibus ou metrô. Não usar gasolina é uma das formas mais rápidas e fáceis de reduzir a pegada pessoal.

9 . Compre produtos que duram

Muitas vezes o que é bem-feito custa mais caro, mas também tende a durar mais tempo, o que significa economia no longo prazo. Além disso, você coloca menos pressão no meio ambiente do que se comprasse algo barato que poderia quebrar em pouco tempo.

10 . Fique atento às embalagens

Se a embalagem é feita de materiais que não são recicláveis, então pode causar ainda mais problemas ambientais do que o produto contido nela. Compre produtos cuja embalagem possa ser reciclada após o uso ou seja ecologicamente correta.

7 coisas que são recicláveis e você talvez não saiba!

11 .  Torne-se cliente de uma loja de segunda mão

Que tal fazer uma visitinha a lojas de segunda mão ou mercados de produtos usados em vez de redes de departamentos? Muitos recursos são necessários apenas para produzir as matérias-primas de que são feitas as roupas. E também há o impacto ambiental envolvido na fabricação de peças de vestuário e depois o fato de ter de transportá-las ao redor do mundo. Ao comprar roupas de segunda mão, você vai tirar o peso sobre o meio ambiente e poupar dinheiro.

12 . Peça emprestado

Comprar não é a única opção. Se quiser ler um livro, pegue na biblioteca. se desejar dar uma festa, reúna um grupo de amigos e divida o valor, junto com o custo de manutenção. Os empréstimos e partilha de bens não apenas economizam dinheiro como reduzem o desgaste do ambiente

13 . Encontre novas maneiras de se divertir

A maioria das pessoas faz compras por necessidade, mas outras vão ao shopping é um tipo de lazer. No entanto, existem diversas outras maneiras de se divertir se quiser reduzir a pegada pessoal e economizar dinheiro. Em vez de assumir um perfil consumista, assista a um filme ou visite um museu. Em geral, tomar parte em tais serviços e experiências tem um impacto muito menor sobre o meio ambiente.

14 . Compartilhe um carro

É possível economizar muito e fazer uma melhoria significativa no tamanho de sua pegada pessoal se você compartilhar um veículo em vez de comprar o próprio carro. Se não for possível, analise as diferentes opções de combustíveis eficientes, como os híbridos.

15 . Explore a sua região

Se está planejando uma viagem ao exterior nas férias, em vez de sair do país, considere explorar sua região. Uma viagem de avião produz enormes quantidades de poluição de gases do efeito estufa, e não fazer um voo internacional será um fator de grande diferença para sua pegada pessoal. Você pode simplesmente descobrir alguns prazeres desconhecidos perto de casa, além de todo o tempo, dinheiro e problemas que serão evitados – sem passaportes, vistos, cheques de viagem, tempo de espera em aeroportos por causa de voos atrasados...

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close