Independente da faixa etária, é fato que muitas pessoas sonham em encontrar um parceiro para compartilhar a vida juntos. Afinal de contas, além de amigos e familiares, nada melhor que um amor verdadeiro para compartilhar sonhos, experiências, alegrias e dificuldades da vida. No entanto, é normal que algumas pessoas tenham dificuldades de fazer a mágica acontecer.

Se você faz parte do grupo que está na procura do seu “felizes para sempre”, confira nossas dicas para encontrar e nutrir um amor verdadeiro.

Primeiro: como conhecer pessoas novas?

1. Amor verdadeiro na internet: use os aplicativos a seu favor

Antes de tudo, na busca por um novo amor é preciso experimentar diferentes possibilidades. Atualmente, um dos meios mais utilizados para conhecer pessoas são os aplicativos de encontro e paquera. E não pense que eles são só para jovens ou adolescentes, pessoas de todas as faixas etárias são bem-vindas.

Além disso, a maioria dos aplicativos de paquera permite que você configure o seu perfil para encontrar pessoas de uma determinada faixa etária. Assim, você terá certeza de que encontrará pessoas na mesma fase da vida que você.

Entre os principais aplicativos com essa finalidade estão o Tinder e o Par Perfeito. Também tem o OurTime desenvolvido especialmente para pessoas com mais de 50 anos.

2. Os meios tradicionais também funcionam

Se o seu negócio não é a internet, não desanime. Ainda é possível conhecer o seu amor verdadeiro por meios tradicionais. Segundo pesquisas, um quinto das pessoas conhece o parceiro no trabalho.

No entanto, é preciso ficar atento, já que a relação entre colegas pode ser vista como inadequada. Para lidar com situações desse tipo de forma profissional, é importante conhecer as regras de conduta e o posicionamento da sua empresa sobre relacionamento no trabalho.

3. Ex de amigo ou amiga? Tenha cautela

Sair com ex-amor de amigo ou amiga é perigoso. Se você sentir que essa pessoa é sua alma gêmea, tente esperar ou peça permissão a seu amigo ou sua amiga. Caso o rompimento tenha partido dele ou dela, as coisas ficam mais fáceis. Caso seu amigo ou amiga esteja atualmente feliz em outro relacionamento, então vá em frente.

Segundo: como agir nos encontros?

1. Seja gentil

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas ainda pecam nesse quesito e acabam minando as suas possibilidades já no primeiro encontro. Por isso, não deixe de lado as pequenas gentilezas e não cometa gafes como ficar com celular na mão durante a conversa. Quanto ao valor da conta, para algumas pessoas é consenso de que o homem (ou quem fez o convite) deve pagar. Já outras pessoas acreditam que a conta deve ser divida entre os dois.

2. Deixe que o outro fale

Se você for tímido e isso se acentuar por tratar-se de um primeiro encontro, tente fazer perguntas simples como “onde foram suas últimas férias?”. Se for bom ouvinte, logo você esquecerá o nervosismo.

3. Liberdade para flertar 

Ao jantar fora no primeiro encontro, é aceitável flertar e trocar leves carícias, mas beijos em excesso e apalpar não apenas quebrará o clima romântico como pode ser considerado ofensivo pelos demais clientes do restaurante.

4. Use a comida para criar o clima

Sem dúvida, um jantar romântico é uma das melhores formas de criar um clima íntimo. Mas é preciso caprichar no cardápio para agradar o paladar e ainda fisgar o coração da sua ou do seu pretendente. Assim, se estiver preparando um jantar, alguns pratos podem tornar a noite mais agradável para ambos. Confira nossas principais sugestões:

  • Tetiana_Chudovska/iStock

    Ostras 

    Degustadas desde a Antiguidade por suas propriedades afrodisíacas, as ostras contêm zinco, que é armazenado na próstata e considerado responsável por prolongar o prazer sexual nos homens. Isso diz tudo.

  • gkrphoto/iStock

    Um animal de caça 

    Saboroso, forte na medida certa e sofisticado. Se a pessoa amada for vegetariana, você pode apostar em uma sopa de cenoura cremosa.

  • LightFieldStudios/iStock

    Champanhe

    Quando se trata de romance, é uma escolha óbvia. Mas cuidado para não exagerar e lembre-se das palavras de Shakespeare: “A bebida alcoólica provoca o desejo, mas anula o desempenho.”

  • limpido/iStock

    Chocolate 

    Contém feniltilamina, substância química que o corpo produz quando se está apaixonado. A pessoa com quem você estiver começando um relacionamento pode sentir-se mais amorosa instantaneamente. Você pode fazer uma sobremesa especial ou apenas comprar uma caixa de chocolates para presentear.

  • slide anterior próximo slide