Você experimentou um sentimento de pesar em seu último aniversário? Acha que o seu envelhecimento é uma coisa negativa? Oferecemos 10 motivos que vão provar que os mais velhos não têm nada a temer – mas tudo para aproveitar!

  • 1 – Estamos vivendo mais e com mais saúde

    A expectativa de vida vem subindo de maneira constante nos últimos cinquenta anos, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Talvez o mais importante seja a possibilidade de atravessarmos um número maior de anos sem perdas graves de capacidade física ou mental.

    As mulheres vivem mais do que os homens. Entenda o motivo! 

     

    Wavebreakmedia/iStock
  • 2 – Quanto mais velhos, mais ricos

    As pessoas com mais de 40 anos são os membros mais ricos da sociedade. Segundo o IBGE, no Brasil, o pico da riqueza ocorre entre 45 e 49 anos. Já a segunda faixa mais rica vai dos 55 aos 59 anos.

    Ljupco/iStock
  • 3 – E quanto mais ricos, mais gastam

    Os anunciantes costumavam se concentrar nos consumidores jovens. Mas agora estão repensando essa estratégia. Uma pesquisa do Data Popular, em parceira com o Instituto Opinião, mostrou o potencial de consumo dos brasileiros com 60 anos ou mais, cujo rendimento atingiu R$ 446 bilhões em 2013.

    Ljupco/iStock
  • 4 – …E mais conseguem de graça (ou por menos)

    Após os 60 anos você passa a ter direito a uma série de benefícios: descontos de pelo menos 50%  nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais, direito a gratuidade no transporte público e direito a descontos de até 50% em hotéis. Quem é aposentado ou não tem mais filhos em idade escolar pode tirar férias na baixa temporada e frequentar as sessões de cinema mais baratas. Que tal?

    Para saber mais acesse o Estatuto do Idoso clicando aqui!

    Wavebreakmedia/iStock
  • 5 – Os velhos não se comportam mais como velhos

    O cantor canadense Leonard Cohen passou os meses anteriores ao seu 79º aniversário numa turnê triunfal pela Europa. Mick Jagger pulou pelo palco do Festival de Glastonbury, berrando os maiores sucessos dos Rolling Stones, poucas semanas antes de fazer 70 anos. E, para cada astro do rock ainda ativo nos palcos, há milhares de contemporâneos seus dançando na plateia.

    Hoje, o pessoal de mais de 50 tem a mesma probabilidade dos mais novos de praticar atividades esportivas regulares. E por falar em exercício físico vamos à próxima dica…

    tommasolizzul/iStock
  • 6 – O envelhecimento não acaba com a vida amorosa

    O nível de divórcios subiu no Brasil. Assim, há muitas pessoas de 50 a 60 anos de idade ou mais disponíveis, saudáveis, animadas… e em um busca do amor. As agências de namoro pela internet dedicadas a quem tem mais de 50 anos estão bombando.

    5 segredos para a longevidade

    Wavebreakmedia/iStock
  • 7 – É mais divertido ser avô e avó

    Ter filhos é ótimo, mas é preciso lidar com fraldas, manhas, crises de adolescência… Os avós, por outro lado, desfrutam da alegria de ver as crianças crescer, gozar da sua companhia e compartilhar o seu amor sem nenhum dos problemas.

    Aprenda a desfrutar os prazeres da terceira idade

    monkeybusinessimages/iStock
  • 8 – A internet é ótima para quem tem mais de 50

    É verdade que os mais velhos, na maioria, não passam o tempo todo no Twitter e no Facebook, como fazem os que têm menos de 30. Mas se assustam com as novas tecnologias muito menos do que se pensa.

    Hoje, a propriedade de computadores é um tiquinho mais alta na faixa de mais de 50 anos. Os mais velhos fazem compras pela internet, baixam músicas, filmes e seriados de TV e usam as mídias sociais para manter contato com a família e os amigos. A capacidade de fazer tudo isso sem sair de casa está transformando a vida deles.

    10 aplicativos para idosos aproveitarem a internet da terceira idade

     

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 9 – Ao envelhecer ficamos mais seguros de quem somos

    Quanto mais idade temos, menos nos preocupamos com a opinião alheia, e enfim podemos dizer o que pensamos. O envelhecimento traz uma certa segurança a respeito de quem somos, e isso é libertador.

    4 passos para o envelhecimento feliz e saudável

    ninelutsk/istock
  • 10 – Pessoas idosas são tão felizes quanto pessoas jovens

    As pesquisas sobre felicidade mostram um padrão similar em todo o Ocidente. Os jovens tendem a ser felizes e otimistas, mas ao entrarem no mundo real, têm de lutar por empregos, encontrar parceiros, criar filhos… Assim, a felicidade cai entre os 30 e muitos e os 50 e poucos anos e depois volta a subir. Segundo um estudo da Universidade de Maastricht, em média as pessoas são tão felizes aos 65 anos quanto aos 25. E, quando param para pensar em todos os benefícios de ser velho hoje, provavelmente ficam ainda mais felizes.

    IPGGutenbergUKLtd/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!