Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de novembro de 2018

Cadeira panorâmica: fotos espetaculares da cabine do avião

Já se perguntou como é a vista dos pilotos de avião durante o voo?

Imagem: PAUL FOX
Iana Faini
Por: Iana Faini
Publicidade


Quando Paul Fox era menino, o piloto de um voo de férias até Corfu, na Grécia, o deixou visitar a cabine do avião. “Foi uma experiência maravilhosa, que me fez ter vontade de voar”, diz ele. Agora, com 46 anos, ele é piloto de linha aérea. Fotógrafo apaixonado, começou a tirar fotos espetaculares da cabine do avião “para quem não pode ver as paisagens que vemos. Temos uma espantosa visão de 180°, e a clareza é incrível. Uma ou duas vezes por mês, pelo menos, há uma vista de tirar o fôlego, geralmente um nascer ou pôr do sol”.

Assim, quando o avião está no piloto automático e o copiloto assume o controle, Fox pega sua câmera Nikon e registra fotos espetaculares como as deste slideshow. Os passageiros não correm nenhum risco, explica ele para tranquilizar. Os aviões são mais seguros quando pilotados por computadores. “Em determinadas condições muito ruins, não temos permissão de pilotar o aparelho manualmente”, acrescenta Fox, ressaltando que aviões comerciais não voariam tão próximos uns dos outros, como mostra a foto do quarto slide, caso seres humanos tentassem mantê-los exatamente à mesma distância um do outro.

Fox nasceu para ser piloto.

O pai e a mãe serviam na RAF, a Real Força Aérea do Reino Unido, e poucos dias depois de nascer ele fez seu primeiro voo da Inglaterra à Alemanha, onde o pai estava estacionado.

“Fui dos Cadetes Aéreos [grupo infantojuvenil da RAF] quando menino. Pilotei planadores e aviões de treinamento Chipmunk. Queria muito entrar para a Força Aérea e pilotar jatos velozes, mas tinha hipermetropia, e eles nunca me aceitariam. Só muito depois percebi que poderia pilotar aviões comerciais.”

Publicidade


Ele começou a vida profissional como advogado, mas a profissão não era para ele. Em seguida, veio um período como guia de uma agência de turismo, levando viajantes em safáris na Tanzânia e caminhadas pelas montanhas do Quirguistão, na Ásia Central.

Fox finalmente começou a trabalhar como piloto comercial no interior de Botsuana. “Aquela é a pedra preciosa oculta da África. Voar lá me ensinou a lidar com todo tipo de situação, de tempestades de raios a tempestades de areia. Era uma glória, e a vida selvagem era fenomenal.” Por fim, chegou a hora de crescer e arranjar emprego estável como piloto de linha aérea. Mas o amor à aventura nunca o deixou.

A outra paixão da vida de Fox é o alpinismo. “Durante anos, tive o sonho de andar na neve funda e ir ao Everest.” E em 2015, ele realmente esteve na face norte do Everest, mas um terremoto devastador atingiu o Nepal e o forçou a abandonar a escalada.

Sem desanimar, ele retornou em 2017 e chegou ao cume. Ainda assim, Fox admite: “Quando alcançamos o pico, estávamos no meio de uma nevasca, e não havia vista nenhuma. Foi a suprema ironia.”

Publicidade


Por DAVID THOMAS

  • PAUL FOX

    As fotografias tiradas na cabine de comando são simplesmente de outro mundo.


  • PAUL FOX

    Paul Fox sobre a vista da cabine de voo: “Essas são chaminés de usinas ao amanhecer, em Yorkshire, na Inglaterra. A neblina densa costuma ter apenas alguns metros de profundidade.”


  • PAUL FOX

    “A gente vê filas fenomenais de turbinas eólicas no Mar do Norte e nas montanhas da Espanha. Estas ficam no Mar da Irlanda, ao largo do litoral norte do País de Gales.”


  • PAUL FOX

    “O avião mais próximo está 300 metros abaixo do meu, e o seguinte, 300 metros abaixo dele. Estamos todos na rota Tango 116 para Tenerife.”


  • PAUL FOX

    “Londres à noite. Minha cidade favorita no ar é Paris, mas a rota para o Aeroporto Ciampino, em Roma, nos leva a sobrevoar o Vaticano – belíssimo!”


  • PAUL FOX

    “O lago Annecy, na França, com os Alpes ao fundo, a caminho de Turim. O Mont Blanc e o Matterhorn são espetaculares vistos do ar.”


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close