Faça uma busca


Já tem cadastro? Faça login aqui.
Artigo exclusivo para assinantes!
Cadastre-se para continuar lendo!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 2 de outubro de 2019

A aldeia espanhola que cuida dos idosos

Conheça Pescueza e a estratégia adotada para que os idosos não abandonem a aldeia!

Imagem: DONOT6/iStock

Uma aldeia da Espanha desenvolveu um modo novo de combater a redução de sua comunidade. Dois terços das 168 pessoas que moram em Pescueza, na província de Cáceres, têm mais de 60 anos. A escola primária fechou há 35 anos por falta de crianças. Assim, oferecendo apoio sob medida para os moradores idosos, eles conseguiram mantê-los na aldeia.

Lar de idosos: um espaço compartilhado com jovens

Projeto “Fique conosco”

Para evitar mais despovoamento, a aldeia lançou o projeto Quédate Con Nosotros (Fique conosco). Esse projeto apoia os idosos para que eles não abandonem seus lares. Financiado por doações, pela União Democrática de Pensionistas (UDP) e pelo governo regional da Extremadura, o projeto gira em torno de um centro de assistência onde os idosos podem fazer suas refeições, usar a lavanderia, cortar o cabelo e participar de cursos e oficinas.

10 aplicativos para idosos aproveitarem a melhor idade

Outras medidas são alarmes móveis para avisar o centro caso um aldeão idoso precise de ajuda, corrimões entre os pontos principais da aldeia, calçadas antiderrapantes e rampas para as casas que tenham degraus. “Dessa maneira, eles não precisam ir embora de seu lar”, explica Constancio Rodríguez, presidente da UDP.

por James Hadley

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados