Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de novembro de 2018

Notícias boas para inspirar o seu dia

Veja as histórias positivas que chegam até nós.

Notícias boas para inspirar o seu dia Imagem: eternalcreative/iStock
Em um mundo onde notícias ruins se espalham rapidamente, é importante cultivarmos notícias boas. Veja algumas notícias que certamente irão inspirar você.

TECNOLOGIA

Rompendo o vício

Para muita gente, viver sem o celular parece impossível. Mas já está comporvado que seu poder de distrair torna as pessoas menos produtivas.

Agora, três empreendedores que se conheceram na Escola de Administração de Copenhague – Maths Mathisen, Florian Winder e Vinoth Vinaya (na foto, da esquerda para a direita) – lançaram um aplicativo para combater o vício em celulares, principalmente entre estudantes.

O aplicativo gratuito chama-se Hold e registra os minutos contínuos do dia em que a pessoa não usa o celular. O usuário ganha pontos por demonstrar autocontrole. Quanto mais resiste a olhar o aparelho, mais pontos a pessoa ganha. Esses pontos podem ser usados na lojinha do aplicativo para comprar produtos e serviços – como entradas de cinema –, participar de competições ou fazer doações a instituições de caridade. “Queremos recompensar os usuários por não usarem o celular, em vez de puni-los por usarem”, diz Maths Mathisen.

Nas experiências em universidades da Escandinávia e do Reino Unido, os estudantes relatam mais concentração, pois evitam verificar se há notificações no aparelho.

Leia também: A tecnologia a serviço do bem

TRANSPORTES

Incentivo ao túnel

A antiga esperança de construir um túnel ligando a Espanha ao Marrocos aumentou com um estudo que afirma que as dificuldades técnicas podem ser superadas.

A ideia de um túnel entre a Europa e a África vem do século 19, mas os projetos anteriores não avançaram por causa da falta de recursos e do terreno difícil de escavar. Seus partidários dizem que o túnel de 38 km poderia ser usado para transferir energia solar do Saara para a Europa e reduzir o tempo do transporte de cargas entre Madri e Marrakesh.

O plano custaria até 8 bilhões de euros. “Todas as instituições envolvidas têm de se dispor”, observa Rafael García-Monge Fernández, diretor do comitê do governo espanhol que estuda a viabilidade do túnel.

MEIO AMBIENTE

Vagas verdes

Um esquema-piloto no subúrbio de Segbroek, em Amsterdã, oferece aos moradores a oportunidade de transformar sua vaga de garagem num espaço verde, como um terraço ao sol ou um lugar para as crianças brincarem. Em troca, os veículos dos moradores participantes ficam guardados de graça num estacionamento. A meta a longo prazo é incentivar as pessoas a compartilhar caronas.

Leia também: As boas notícias sobre o aquecimento global

HERÓIS

Pensamento rápido evita pouso de emergência

O aluno de Engenharia Karttikeya Mangalam (à direita) ia de Genebra a Nova Délhi via Moscou quando um passageiro com diabetes tipo 1 passou mal no avião. O holandês de 30 anos tinha perdido a bomba de insulina na segurança do aeroporto e estava com glicemia altíssima. Ele levava os cartuchos de insulina de ação rápida, mas não tinha como injetá-la.

Um médico a bordo tentou usar um injetor do tipo caneta, mas o aparelho deu defeito. Mangalam tomou a iniciativa e entrou em ação.

Ele usou o Wi-Fi do avião para estudar diagramas do injetor na internet e, com a mola da caneta esferográfica de outro passageiro, conseguiu consertá-lo. Então o médico injetou a insulina no holandês, que se recuperou, e o pouso de emergência foi evitado. “Isso me fez perceber a importância das habilidades básicas que aprendemos no primeiro ano”, diz Mangalam.

Por Tim Hulse

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados