Faça uma busca
|
Publicado em: 18 de maio de 2020

Pensamento estruturado: o segredo da inteligência nas tarefas do dia a dia

Por meio de mapas mentais, os nossos pensamentos podem ser mais bem explorados. Confira essa técnica.

Imagem: scyther5/Istock

O inglês Tony Buzan especializou-se no treino das capacidades da mente, e para isso desenvolveu, nos anos 70, um método simples mas eficaz de pensamento estruturado. Chamou esta técnica de "mind mapping". O que, traduzido ao pé da letra, significa "mapeando a mente". O método de Tony Buzan tem, hoje em dia, aplicação em muitos campos porque é ideal para inúmeras ocasiões e objetivos. 

5 passos para construir o pensamento positivo

Com um mapa mental, você pode educar a sua percepção, estruturar melhor a sua memória com palavras-chave e associações lógicas, juntar ideias e desenvolver conceitos, levar a cabo planos ou simplesmente tomar notas. 

Ramificações naturais do pensamento estruturado

Para fazer um mapa mental no caso de conceitos difíceis, basta guardar palavras-chave simples que lhe recordem mais tarde o tema em questão. Através de ramificações que se assemelham aos troncos de uma árvore, vão-se unindo estas palavras-chave em associações lógicas. O resultado é uma estrutura bem definida que mostra todos os passos necessários para atingir o objetivo.

Organizando eventos

Quando quiser construir um mapa mental para planejar uma festa de aniversário, por exemplo, escreva em primeiro lugar o seu objetivo no meio de uma grande folha de papel.

A partir deste centro, desenhe então ramos sobre os quais anote as questões mais importantes. Subtemas para estas questões são representados como ramificações laterais. Também destes podem sair raminhos com outros aspectos da questão. Empregue sempre apenas palavras soltas.

Para ajudar na visualização, você pode pintar os ramos com cores diferentes. Além disso, você pode utilizar símbolos em vez de uma palavra ou acrescentar qualquer coisa na vertical.

Explore seu pensamento estruturado com mapas mentais.. Você vai ver como será útil nas tarefas do dia a dia. 

Confira um passatempo para turbinar o seu cérebro!

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close