Faça uma busca


|
Publicado em: 14 de janeiro de 2019

Quando os animais agem como seres humanos

Eles praticam ioga, prestam homenagens e muito mais.

Imagem: vladans/iStock

Entre os animais, as leoas cortejam machos com juba, baleia demonstra gratidão pulando e brincando na água e pandas são brincalhões. Ou seja, se você parar para pensar, deve conhecer algum bichinho que só falta falar! Assim como o seu!

Veja também: Amor materno no reino animal.

MEF13/iStock

Os leões cuidam do cabelo

De acordo com Peyton M. West, especialista em evolução e comportamento animais, as leoas cortejam ativamente os machos cuja juba é mais densa e abundante, principalmente à noite, reservada para a socialização e para os cuidados com o pelo. Hoje a discriminação contra os carecas é vista com maus olhos por homens e mulheres, mas os gatões e gatonas preferem a moda antiga. Quando surgem brigas entre os integrantes da alcateia, leões com madeixas longas recebem tratamento preferencial.


Joa_Souza/iStock

A baleia agradece

Há quase 20 anos, Michael Fishbach, diretor da organização de proteção às baleias Great Whale Conservancy, vai todo inverno até o Mar de Cortez, ao largo da costa oeste do México, acompanhado de outros pesquisadores para estudar as baleias-azuis e as jubartes. Em 2011, ele e sua equipe avistaram uma jubarte presa numa rede de pesca e levaram uma hora para libertá-la. Depois, numa exibição de gratidão que também durou uma hora, a baleia nadou ao lado do barco e pulou no ar cerca de 40 vezes.


GlobalP/iStock

Pandas brincalhões

Existe algo mais fofo que um bebê panda? Até a palavra panda é fofa. Na verdade, às vezes os filhotes se comportam como bebês humanos: dormem na mesma posição e adoram o polegar (os pandas o
usam para segurar o bambu que mastigam o dia inteiro). São tímidos por natureza (os chineses os apelidaram de “Srta. Panda” por causa do comportamento acanhado, como cobrir o rosto com a pata ou baixar a cabeça ante estranhos). Mas também são brincalhões: de acordo com um site chinês de viagens, os pandas invadem casas na montanha e entram em panelas e caldeirões. E, embora se tornem adultos solitários que perambulam sozinhos e só acasalam uma vez por ano, também gostam de se aconchegar. Quando têm oportunidade, dormem com animais domésticos. Igual a nós!


zinchik/iStock

Urso faz ioga

Santra, uma ursa do zoológico Ahtari, na Finlândia, divertiu os visitantes com uma rotina de 15 minutos de “ioga” depois de um cochilo. Santra usou as patas da frente para segurar a pata traseira direita, depois a esquerda, e as alongou. Em seguida, demonstrou uma postura de ioga quase perfeita ao puxar para cima as duas patas traseiras e manter o equilíbrio. Meta Penca, uma das visitantes do zoológico naquele dia que tirou fotos da apresentação de Santra, disse que a ursa “parecia calma e concentrada”.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados