Reflexologia: conheça a terapia alternativa que ajuda no bem-estar

A reflexologia faz parte de uma lista de terapias alternativas (como homeopatia, fitoterapia etc) que ajudam a manter a saúde – afinal, se cuidar não é só

Marina Estevão | 22 de Julho de 2020 às 18:00

karelnoppe/iStock -

A reflexologia faz parte de uma lista de terapias alternativas (como homeopatia, fitoterapia etc) que ajudam a manter a saúde – afinal, se cuidar não é só ir a um consultório médico ou tomar remédios!

Se for aliada a outras terapias, como meditação e yoga, pode proporcionar um bem-estar físico e mental a mais para o corpo e ajudar a curar o estresse e a ansiedade.

Conheça, nas linhas abaixo, um pouco mais sobre a reflexologia!

(Imagem: AndreyPopov/iStock)

O que é reflexologia?

A reflexologia é um método de terapia alternativa que usa estímulos de pontos do corpo para curar dores físicas e emocionais. Normalmente, é feito nos pés e nas mãos, mas pode ainda se estender para o nariz, crânio e orelhas.

A técnica pode ser feita por um reflexologista ou até mesmo por um fisioterapeuta ou acupunturista.

Como funciona a reflexologia?

Cada ponto do pé corresponde a um órgão, que está ligado aos sentimentos. O profissional pressiona, com o polegar, vários pontos de reflexo dos pés, procurando por sinais de desequilíbrio de energia.

Esses sinais se manifestam por meio da dor ou de sensação de areia por baixo da pele. Assim, ele massageia o ponto em movimentos circulares para obter resultados.

Confira o mapa dos pés abaixo e qual ponto do pé corresponde a qual parte do corpo:

Imagem: Reprodução/Espaço Bambuí

Benefícios da reflexologia

Como surgiu?

As técnicas de massagens terapêuticas nos pés vêm sendo praticadas por diversas culturas ao longo da História. Apesar disso, as teorias do surgimento da reflexologia são variadas.

O documento mais antigo, que descreve a prática da reflexologia, foi encontrado em escavações no Egito. Porém, uma teoria fundamentada diz que a reflexologia é uma técnica milenar chinesa, criada há 5 mil anos. Muitos profissionais da área defendem esta tese.

Ainda assim, há outras teorias de que a terapia também tenha raízes na Babilônia, na Índia e América do Norte.