A saúde também contempla o bem estar social

O processo de socialização também é um dos pilares de uma vida saudável

André Messias | 25 de Maio de 2023 às 10:25

De acordo com a OMS, saúde não é ausência de doença, mas o completo bem-estar físico, mental e social. - Imagem: Inside Creative House/iStock

Márcio é meu aluno particular há seis anos. Durante esse tempo, sua saúde melhorou muito: houve perda de gordura, ganho de massa muscular, ele deixou de ser diabético e hipertenso, melhorou sua qualidade do sono, deixou de tomar dois remédios e houve grande melhora em seus sintomas de ansiedade.

Leia também: Treino em um único dia da semana: é preciso cautela

Márcio é uma pessoa saudável, feliz e que fez da atividade física sua amiga. Ele, que durante quase 50 anos foi sedentário, não consegue ficar um dia sem treinar. Márcio faz musculação em três dia semana, rema em outros três e corre duas vezes semana. 

Márcio ficou tão encantado com a atividade física que recusa inúmeros convites para programas noturnos, tais como um show, chopp ou jantar. Diz sempre que precisa dormir cedo, pois terá treino no dia seguinte. Como tudo na vida, há pessoas que o julgam e o criticam por isso.

Um belo dia, convidei-o para um evento, ele disse que queria muito ir, mas estava com receio do programa atrapalhar seu treino no dia seguinte. Foi quando precisei conversar com Márcio que ele estava esquecendo um componente da definição de saúde: o social.

Qual a importância do contato social para a saúde?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não é ausência de doença, mas o completo bem-estar físico, mental e social. Márcio estava deixando a parte social (ainda que tivesse contato com as pessoas no remo) de lado, pois só saia de casa para treinar.

Fomos conversar e expliquei para Márcio que caso ele ficasse um dia sem treinar em função de um programa bacana com os amigos, não haveria problema. Descanso também é treino, e no dia seguinte ele poderia praticar as atividades com mais intensidade para compensar. Sempre é bom e saudável bater um bom papo, dar risadas e construir pontes com as pessoas.

Também tenho situações em que recuso convites em função de ter treino no dia seguinte. Porém, uma das palavras mais importantes da vida é equilíbrio. É preciso equilibrar os treinos com os programas para que um não atrapalhe o outro e a saúde completa em todos os seus componentes.

Atividade física diabetes musculação contato social sedentarismo hipertensão socialização bem estar social

Leia também

Mantenha um estilo de vida saudável e proteja o seu corpo

7 dicas para aumentar sua força muscular

Estudo aponta qual o melhor horário para fazer exercícios?

Aprenda a escolher o melhor tipo de exercício físico para você

Conjunto de escolhas saudáveis: entenda a importância

Dona de um corpão, Lucy Ramos revela como superou o sedentarismo