Um ambiente adequado exerce grande influência sobre a qualidade do sono e auxilia no processo noturno de recuperação do organismo. Fazem parte desse ambiente o quarto, a cama, o estrado sobre o qual o colchão é colocado, o colchão em si e a roupa de cama. E a organização desses itens te indicarão como dormir bem, sem perturbações.

O local no qual você dorme deve obedecer a certos critérios, para que seja possível adormecer bem e ter um sono tranquilo. Além disso, é preciso se sentir confortável e curtir o tempo em que estiver na cama.

As melhores condições no quarto

Quando quiser dormir, envie os sinais adequados ao seu corpo. Penumbra, silêncio e temperatura não muito elevada ajudam a pegar no sono. Claridade e ruído facilitam na hora de acordar. Um clima adequado, ou seja, temperatura, umidade relativa e renovação do ar, contribui ainda para a saúde. Suar demais ou sentir muito frio durante o sono pode levar a contrações musculares ou resfriados. Dormir em um ambiente muito seco pode ressecar as vias respiratórias. É preciso encontrar um equilíbrio. Veja essas dicas e transforme o seu quarto em um lugar ideal para relaxar.

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Seu quarto precisa:

1 – Ser um lugar tranquilo

Se preciso, feche portas e janelas. Se puder escolher, evite dormir em quartos com a janela voltada para a rua.


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2 – Ser arejado

Antes de dormir, deixe entrar bastante ar fresco pelas janelas abertas. Não tendo barulho e corrente de ar, você pode dormir com a janela entreaberta.


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3 – Ser totalmente escuro

Se possível, coloque cortinas escuras ou persianas. Para acordá-lo, utilize um despertador de luzes, do tipo que aumenta a luminosidade aos poucos.


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4 – Não ser muito quente

Você pode optar por ventiladores ou ar-condicionado no verão, mas não direcione o fluxo de ar sobre você. E se usar ar-condicionado, não deixe a temperatura baixa demais.