Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de novembro de 2019

Veja como dormir bem criando o ambiente ideal para o sono

Siga essas dicas eficientes sobre como deixar o quarto perfeito para uma noite de sono mais tranquila e revigorante.

Imagem: Viacheslav Peretiatko/iStock
Publicidade


Um ambiente adequado exerce grande influência sobre a qualidade do sono e auxilia no processo noturno de recuperação do organismo. Fazem parte desse ambiente o quarto, a cama, o estrado sobre o qual o colchão é colocado, o colchão em si e a roupa de cama. E a organização desses itens te indicarão como dormir bem, sem perturbações.

O local no qual você dorme deve obedecer a certos critérios, para que seja possível adormecer bem e ter um sono tranquilo. Além disso, é preciso se sentir confortável e curtir o tempo em que estiver na cama.

As melhores condições no quarto

Quando quiser dormir, envie os sinais adequados ao seu corpo. Penumbra, silêncio e temperatura não muito elevada ajudam a pegar no sono. Claridade e ruído facilitam na hora de acordar. Um clima adequado, ou seja, temperatura, umidade relativa e renovação do ar, contribui ainda para a saúde. Suar demais ou sentir muito frio durante o sono pode levar a contrações musculares ou resfriados. Dormir em um ambiente muito seco pode ressecar as vias respiratórias. É preciso encontrar um equilíbrio. Veja essas dicas e transforme o seu quarto em um lugar ideal para relaxar.

  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    Seu quarto precisa:

    1 – Ser um lugar tranquilo

    Se preciso, feche portas e janelas. Se puder escolher, evite dormir em quartos com a janela voltada para a rua.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    2 – Ser arejado

    Antes de dormir, deixe entrar bastante ar fresco pelas janelas abertas. Não tendo barulho e corrente de ar, você pode dormir com a janela entreaberta.


  • Jp Valery/Unsplash

    3 – Ser totalmente escuro

    Se possível, coloque cortinas escuras ou persianas. Para acordá-lo, utilize um despertador de luzes, do tipo que aumenta a luminosidade aos poucos.


  • Sidekix Media/Unsplash

    4 – Não ser muito quente

    Você pode optar por ventiladores ou ar-condicionado no verão, mas não direcione o fluxo de ar sobre você. E se usar ar-condicionado, não deixe a temperatura baixa demais.


  • Believe_In_Me/iStock

    5 – Ter umidade do ar em torno de 15%

    A umidade ideal pode ser obtida com a ajuda de aparelhos umidificadores ou desumidificadores, de acordo com o clima.


  • Ran Berkovich/Unsplash

    6 – Ter o mínimo de poeira

    Tapetes, flores artificiais e muitos outros artigos decorativos acumulam pó. A poeira contém alérgenos, substâncias que provocam alergias e que prejudicam as vias respiratórias e o sono.


  • sagarmanis/iStock

    7 – Ser livre de plantas ou flores em vasos

    As plantas produzem oxigênio durante o dia, mas durante a noite exalam dióxido de carbono, que é prejudicial à saúde.


  • Ella Jardim/Unsplash

    8 – Ser um ambiente de bem-estar e não um depósito

    Computador, aparelhos de ginástica, varais de roupa e a tábua de passar devem ficar em outro lugar da casa. Acabe com a bagunça!


  • Wesley Tingey/Unsplash

    Se quiser usar cor nas paredes, escolha cores frias como azul ou tons de verde, que acalmam o corpo e a mente. Cores quentes, como tons avermelhados, funcionam como estimulantes.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    Luz e escuridão na medida certa

    9 – Para dormir

    O relógio biológico reage fortemente à luz. Você pode usar esse conhecimento para ajustar seu corpo ao estado de sono ou vigília. Antes de se deitar, escureça o quarto, caso haja incidência de luz. Feche cortinas ou persianas.

     


  • Mink Mingle/Unsplash

    10 – Para acordar

    Na hora de acordar, faça uso da luz natural ou artificial. Se você acorda ao amanhecer, pode dispensar cortinas ou persianas. Deixe-se despertar naturalmente, o que funciona muito bem se seu quarto tem a janela voltada para o oeste.


  • Andres Jasso/Unsplash

    Sua cama não deve:

    11  – Ter buracos

    Camas com algum tipo de depressão, como no caso de colchões antigos; não há apoio para a coluna vertebral.


  • FotoDuets/iStock

    12 – Ser muito macia ou muito dura

    Algumas partes do corpo afundam demais, o que ocasiona movimento na troca de posição que atrapalha o sono. Já se for muito dura, o corpo é obrigado a assumir posturas desconfortáveis. A coluna se dobra e os discos intervertebrais ficam muito pressionados.


  • Taylor Simpson/Unsplash

    13 – Ter travesseiros muito altos e pesados

    Travesseiros desse tipo prejudicam a coluna cervical. Normalmente, o travesseiro deve ter 40 x 80 cm, ser leve e lavável. Conheça os tipos de travesseiro existentes no mercado e descubra o mais adequado para você.


  • ahmettozar/iStock

    Roupa de cama e de dormir

    14 – Cobertores

    O cobertor deve ser de material leve e que permita à sua pele respirar. Aconselháveis são os edredons de lã e penas de ganso, bem como microfibra de boa qualidade ou ainda enchimentos feitos especialmente para quem sofre com leves alterações climáticas e pessoas com reumatismo.


  • yrabota

    15 – Para dormir

    Evite dormir completamente despido, pois além de aquecer, a roupa protege de um resfriamento e de eventuais arranhões. Utilize roupas de algodão macio, que absorve bem a umidade, aquece e é confortável.


  • Damir Khabirov/iStock

    Dica extra!

    A melhor posição para dormir

    Você pode escolher a posição que mais lhe agrada, pois não há um jeito “correto” de dormir – especialmente porque trocamos de posição muitas vezes durante a noite. Uma exceção à regra: pessoas que sofrem de transtornos do sono decorrentes de problemas respiratórios (como no caso da apneia do sono) devem evitar dormir de costas (decúbito dorsal), até que o problema seja tratado. Conheça a cartilha de posições que te ajudará a dormir melhor de acordo com a sua dor.


fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close