Cãibras podem acometer qualquer um, inclusive pessoas saudáveis e com bom condicionamento físico. Essas contrações musculares dolorosas costumam ocorrer durante e após o exercício ou quando a pessoa passa por um longo período de imobilidade, como em uma madrugada de sono tranquilo. Você sofre com cãibras durante a noite? Saiba mais abaixo:

Como acontece

O sangue é bombeado continuamente para os tecidos do corpo e, depois, impulsionado de volta pelas contrações musculares. Ao ficarmos deitados imóveis por um longo período, a falta de contrações musculares pode prejudicar o bombeamento do sangue e a circulação torna-se mais lenta. Isso causa acúmulo de gás carbônico e ácido lático nos tecidos, além de elevação dos níveis de glicose, íons e aminoácidos. O excesso de ácido lático desencadeia dor aguda e contração forte e prolongada dos músculos, provocando a cãibra.

O que fazer para aliviar as cãibras durante a noite

1 Em caso de dor na panturrilha, fique de pé, apoiado sobre a perna que dói, e dobre levemente o joelho. Quando a cãibra for na coxa, mantenha as duas pernas retas e incline o corpo para a frente na cintura. Apoie-se para não perder o equilíbrio.

2 Alongue e massageie o local. Estenda a perna e flexione os dedos para cima, enquanto massageia a perna com delicadeza para relaxar os músculos. Use movimentos circulares para aumentar a circulação.

3 Aplique frio ou calor à perna. Use uma toalha morna ou uma bolsa de água quente enquanto o músculo estiver tenso e rígido. A compressa fria alivia a dor muscular residual.

4 Beber um copo de água tônica também é recomendado, pois contém quinino que é eficaz na redução de cãibras.

O que fazer a longo prazo

Se você tem cãibras durante a noite com frequência, faça um tratamento com vinagre de maçã: dilua 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo d’água e beba todos os dias por pelo menos 4 semanas.

A cãibra muscular também pode ser causada por falta de minerais. Consuma alimentos como brócolis, banana, funcho, frutas secas, aveia, nozes e laticínios para obter doses suficientes de magnésio, potássio e cálcio.