Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de fevereiro de 2020

Aprenda a escolher o melhor tipo de exercício físico para você

Decidiu abandonar o sedentarismo, mas não sabe qual é o melhor exercício para você? Confira esse artigo!

Imagem: jacoblund/iStock

Escolher um exercício físico adequado é uma questão que muitas pessoas sentem dificuldade. Porém, é preciso ter em mente que você deve escolher um que, além de te fazer bem, te agrade. Dessa forma, a chance de continuar a praticá-lo será maior. Muitas pessoas acham que alternar tipos diferentes de exercícios físicos pode trazer mais benefícios e mantê-las motivadas. As perguntas e respostas a seguir podem ajudá-lo a decidir o que é melhor para você. Confira!

Como posso melhorar minha força?

A melhor maneira é fazer exercícios específicos para treinamento de força, como musculação. Porém várias formas de treinamento aeróbico e ioga também podem ajudar.

Como posso perder peso?

Faça exercícios aeróbicos para aumentar a frequência cardíaca e queimar gordura. Treinamento cardiovascular, corrida e ginástica aeróbica são atividades adequadas. Se estiver acima do peso, comece com caminhadas leves ou natação. Tais exercícios não exercem pressão extra nas articulações.

Faz tempo que não faço exercícios físicos, como devo começar?

Se você estiver muito fora de forma, inicie aos poucos um novo programa de exercícios. Caminhar e nadar são ótimas maneiras de melhorar sua aptidão física sem sobrecarregar o corpo. Exercícios de flexibilidade também podem ser úteis.

Detesto ir à academia. Há algum exercício físico que eu possa fazer em casa?

A maioria dos exercícios pode ser adaptada para ser feita em casa. Bons exemplos são os de flexibilidade, ioga, pilates, aeróbicos e de treinamento de força. Todos serão explicados em detalhes nas próximas páginas.

Já tive problemas nas articulações, como posso evitar mais lesões?

O melhor a fazer é limitar-se a um exercício de baixo impacto, como caminhada, natação ou ciclismo leve, que não sobrecarregarão músculos e articulações. Exercícios de flexibilidade como ioga ou pilates podem ajudar a prevenir lesões.

Já não sou tão jovem! Qual o tipo de exercício físico indicado para mim?

Atividades de baixo impacto, como caminhada, natação, ciclismo e tai chi chuan, são apropriadas para pessoas com mais idade. Dançar é uma forma divertida e sociável de manter o tônus muscular e a flexibilidade.

→ Confira o guia de exercícios físicos para todas as idades

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close