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Publicado em: 23 de agosto de 2019

17 benefícios do Pilates que você precisa saber

Imagem: Halfpoint/iStock

Datado do início do século passado, o Pilates foi idealizado pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates. O método de condicionamento tem como objetivo unir corpo e mente através de exercícios personalizados para cada aluno. Os benefícios do Pilates são, portanto, inúmeros.

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Com trabalho de fortalecimento, alongamento e respiração, o método ajuda gestantes, idosos, obesos e até pacientes que sofreram com AVC. Por isso, separamos 17 benefícios do Pilates que você precisa saber. Confira nos slides a seguir.

  • Maddi Bazzocco/Unsplash

    1. Equilíbrio

    O pilates equilibra todas as funções do corpo, dos músculos e, claro, da mente.

     


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    2. Gestantes

    Por trabalhar com fortalecimento, alongamento e respiração, o Pilates é indicado para gestantes. Os exercícios de respiração facilitam a oxigenação do bebê e acalmam a mãe durante as contrações, aliviando as dores.


  • Maddi Bazzocco/Unsplash

    3. Postura

    O Pilates ajuda a manter boa postura e, assim, fortalece o cinturão abdominal.


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    4. Sono

    Os exercícios contribuem com a qualidade do sono, aumentando a energia diária.


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    5. Circulação sanguínea

    A prática do pilates não só melhora a circulação sanguínea como também contribui para equilibrar a irrigação deste por todo o corpo.


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    6. Lombar

    Os exercícios causam a estabilização da coluna lombar e, por consequência, a redução das dores.


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    7. Baixo impacto

    O método se utiliza de exercícios de baixo impacto e poucas repetições. Assim, contribui diretamente para o menor desgaste dos músculos e articulações.


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    8. Rigidez articular

    Graças ao Pilates, é possível previnir e reduzir a rigidez das artiulações, uma vez que o método proporciona maior flexibilidade.


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    9. Obesidade

    Os exercícios contribuem para redução da obesidade, já que aumentam o gasto energético dos praticantes.


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    10. Combate estresse

    Responsável pela harmonia do corpo e equilíbrio da mente, o Pilates ajuda em casos de estresse.


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    11. Controle da ansiedade

    Para praticar o método, é indispensável alto nível de concentração, o que contribui diretamente para o controle da ansiedade.


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    12. Disposição

    Por se tratar de uma atividade física, a prática do Pilates libera endorfina — hormônio responsável pelo bem-estar e prazer.


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    13. Desempenho sexual

    O método trabalha a região pélvica, o que contribui para a flexibilidade do corpo. Desta forma, potencializa a disposição e o desempenho sexual.


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    14. Dores nas costas

    O Pilates promove o realinhamento da coluna vertebral e o fortalecimento da musculatura do abdômen. Com isso, diminui a sobrecarga nas costas durante um esforço físico.


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    15. Hipertensão

    Como trabalha a respiração, o método fortalece o sistema respiratório e a circulação sanguínea, pois os exercícios trabalham membros posteriores e inferiores ao mesmo tempo. O equilíbrio promovido do Pilates beneficia praticantes com hipertensão.


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    16. Mal de Parkinson

    O Pilates apresenta benefício inclusive para portadores de Parkinson, pois trabalha com o conceito de reeducação do movimento e contribui para melhora motora. Além disso, o método porporciona um trabalho muscular com alongamento, que desenvolve força e contribuem para coordenação motora e equilíbrio.


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    17. AVC

    Acredite. Os exercícios contribuem inclusive para pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral). Através da prática do Pilates, é possível conquistar o equilíbrio corporal, proporcionando a realização de atividades cotidianas do paciente.


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