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Publicado em: 25 de junho de 2021

9 remédios caseiros para combater a dor na lombar

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 7 em cada 10 pessoas são acometidas pela dor na lombar. Saiba como combatê-la

Imagem: Povozniuk/iStock

A região lombar corresponde à parte inferior da coluna vertebral, perto da bacia. A dor nessa área pode ter diversas origens, desde má postura até doenças como hérnia de disco e escoliose. Em qualquer um dos casos, a dor lombar, também chamada de lombalgia, pode gerar altos níveis de desconforto, além de ser muito comum.

Por isso, é importante saber como enfrentar esse mal. Confira aqui uma lista de remédios para dor lombar que podem ser feitos em casa.

Remédios caseiros para dor na lombar

1. Calor

A primeira opção é o uso de calor. A temperatura alta auxilia o fluxo sanguíneo, que leva oxigênio e nutrientes reparadores para a área. Com isso, os músculos relaxam, há alívio da tensão e diminuição da dor na lombar.

Os meios mais apropriados para isso são banhos quentes e compressas quentes, colocadas sob a região que está dolorida.

2. Geoterapia

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse termo, mas, certamente, já ouviu sobre a argila e seus benefícios. A geoterapia é uma técnica medicinal natural que faz uso de produtos da terra, como barro, pedras e a própria argila.

Esse é um tratamento encontrado em spas e clínicas de saúde, porém, você também pode usá-lo em casa. Em lojas de produto naturais, é fácil encontrar argila.

A do tipo verde é a mais indicada para tratar a dor na lombar, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. Tudo o que você precisa fazer é adicionar água à argila, até que fique uma mistura bem homogênea, e aplicar na lombar.

3. Óleo de alecrim ou extrato de tomilho

Óleos naturais ajudam a combater a dor na lombar.
O óleo de alecrim pode ser usado para aliviar dores lombares. (Imagem: marrakeshh/iStock)

Os óleos essenciais têm sido cada vez mais usados em tratamento de diferentes tipos de dores. Dentre eles está o óleo de alecrim e o extrato de tomilho, que possuem propriedades analgésicas, além de contribuírem para a circulação sanguínea.

Por conta disso, esses óleos são ótimos para o tratamento de dores na lombar. Um dos modos de usá-los é massageando a região lombar.

4. Massagem nas costas com erva-cidreira

A lista de benefícios da erva-cidreira é enorme. Essa planta medicinal serve como calmante, sedativo, relaxante, antiespasmódico, analgésico, anti-inflamatório e antioxidante. E ela é perfeita para quem está com aquele incômodo na lombar.

Para preparar uma massagem com a erva-cidreira, deixe 200 g de folhas frescas mergulhadas em 1 litro de álcool a 60%, em recipiente bem fechado guardado em um local quente, por 10 dias. Depois, coe e dilua em água na proporção de 4 para 1.

5. Óleo de erva-de-são-joão

Assim como a erva-cidreira, a erva-de-são-joão possui propriedades antioxidante, sendo muito usada no combate à tensão muscular. Peça a alguém que esfregue um pouco do óleo entre as mãos e massageie as suas costas com delicadeza. Assim, você poderá aliviar a desagradável dor na lombar.

6. Trigo quente

O trigo está presente em diversos alimentos e é uma rica fonte de vitaminas do complexo B e minerais. No entanto, ingerir o trigo não é o único modo de usufruir de seus benefícios.

Para aliviar aquela dor nas costas, o ideal é fazer um compressa de trigo quente. Comece cozinhando 1 kg de grãos de trigo até que amoleçam. Depois, coloque em um saquinho de linho e deixe agir por 15 minutos sobre as costas.

7. Talassoterapia

A talassoterapia é um tratamento terapêutico baseado no uso de ingredientes derivados do mar, como algas, sal e sedimentos marinhos. Esses podem ser obtidos em lojas especializadas na forma de cremes, tratamentos e sais de banho. Sendo assim, são diversas as formas de usar esse tratamento.

8. Exercício leve

Fazer exercícios traz múltiplos benefícios para saúde.
Exercícios são essenciais para quem sofre de dores na lombar. (Imagem: Nadasaki/iStock)

Um exercício leve, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar em ritmo moderado, por exemplo, contribui para atenuar a dor nas costas. Diferente do que muitos pensam, ficar de repouso na cama não é bom para quem está sofrendo de dores na lombar. Isso pode, até mesmo agravar os sintomas.

Ficar muito tempo parado pode ser, na verdade, uma das causa da dor na lombar. Por isso, procure manter-se em movimento.

9. Travesseiro ideal

Outra prática que pode gerar desconfortos na lombar é dormir com travesseiro inadequado. Na hora de escolher, evite aqueles que são baixos ou altos demais. Desse modo, opte por um travesseiro que permitirá que sua coluna fique reta, independentemente da posição em que você durma.

Um boa dica é colocar um travesseiro alto ou uma almofada entre as pernas, de forma que a coxa, posicionada no nível do quadril, faça um ângulo de 90 graus com o joelho, o que alivia a coluna.

Como prevenir a dor na lombar

Como dizem por aí "é melhor prevenir do que remediar". Além de conhecer os métodos para lidar com o problema, também é necessário saber como evitar a dor na lombar. Ortopedistas e médicos especializados dizem que os cuidados com a coluna envolvem pequenos hábitos que podem ser incluídos no cotidiano de cada um.

Quem quer prestar um bom serviço à própria coluna deve regular o peso, fazendo exercícios e fortalecendo os músculos, o que alivia tendões e discos intervertebrais.

Um treinamento voltado para a coluna, em uma academia, por exemplo, deve ser feito apenas com o acompanhamento de um especialista. No entanto, não é preciso ir tão longe. Atividades simples, como alongamentos, feitos em casa, já são de grande ajuda.

Já falamos aqui sobre a importância de um bom travesseiro. Em complemento, substitua o colchão antigo e não economize na compra do novo. É essencial que ele seja de material de boa qualidade, desde que não seja nem muito duro, nem muito macio. A princípio pode parecer supérfluo, porém, a longo prazo, o colchão tem grande efeito sobre a coluna.

Outra recomendação é evitar pesos em excessos. Não carregue o peso em apenas um lado do corpo, e levante cargas pesadas mantendo os joelhos dobrados e as costas retas. Além disso, dê preferência a sapatos confortáveis e anatômicos e evite os saltos altos.

Torcicolo – um caso especial

O torcicolo atinge muitas pessoas.
O torcicolo, contração involuntária dos músculos, gera grande desconforto. (Imagem: Prostock-Studio/iStock)

O torcicolo difere das dores “normais” nas costas por aparecer de repente. Às vezes, correntes de ar ou movimentos para trás, especialmente a combinação de movimentos de inclinação e rotação, podem desencadear uma contração da musculatura profunda.

Por apresentar sintomas parecidos com os da hérnia de disco, deve-se consultar um médico caso os sintomas permaneçam depois de alguns dias.

Como acabar com o torcicolo

  • Massagem nas costas com rolo de massagem quente é sempre indicada. Assim que o pano de fora esfriar, retire-o e continue a fazer. 
  • Calor úmido é especialmente benéfico em caso de torcicolo. Para uma compressa, faça uma mistura com óleos de lavanda, camomila, cedro e zimbro. Adicione 200 g de creme de leite. Espalhe 2 colheres (sopa) da mistura sobre um pano quente úmido e aplique na área dolorida. Em seguida, cubra com um pano seco e um cobertor de lã. Repita a aplicação várias vezes ao dia.
  • A aplicação tópica de substâncias que ativam a circulação, como a capsaicina, deixam a musculatura aquecida por bastante tempo e são bastante eficazes. 

Seguindo os métodos aqui recomendados, é possível amenizar e até se livrar da dor na lombar. Contudo, é válido ressaltar que esse desconforto pode ser causado por mais de 50 doenças diferentes. Assim, para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure um médico.

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