Está planejando entrar na academia? Então esta matéria é para você. Antes de começar, você deve saber como aproveitar seu tempo de treino de academia da melhor forma possível.

Beber suco de cereja, saber o melhor horário e até mesmo escolher os itens para colocar na bolsa podem influenciar seus exercícios. Para que dê tudo certo, fique esperta e siga as dicas a seguir:

(Foto: javi_indy/iStock)

1. Malhe cedo

Levante da cama, escove os dentes, vista-se, tome o café da manhã (não se esqueça disso, é muito importante!) e saia. Pesquisas mostram que você fica mais propenso a se exercitar assim que acorda. No decorrer do dia ou depois do trabalho, o exercício pode trazer dificuldades para dormir.

2. Mantenha-se em seu próprio ritmo

É comum para muitas pessoas que se matriculam quererem iniciar a toda potência. Essa vontade, apesar de ser estimulante, pode acabar levando a excessos.

Antes de começar o treino, informe-se com seu instrutor sobre os melhores exercícios para a sua condição física atual. Com o tempo, eleve a intensidade, mas nunca apresse o processo.

3. Energize-se com suco de cereja

Pesquisadores da Universidade de Vermont, nos EUA, pediram a 14 voluntários que tomassem suco de cerejas frescas batido com suco de maçã duas vezes por dia.

Um outro grupo tomou um suco misto sem cerejas, duas vezes ao dia, durante três dias.

Ao final do experimento, os que beberam suco de cereja, surpreendentemente, perderam menos força muscular nos dias que se seguiram às suas sessões de exercício. Além disso, sentiram menos dores após a malhação.

Os pesquisadores suspeitam que os altos níveis de antioxidantes e anti-inflamatórios encontrados no suco de cereja sejam a causa dos benefícios.

Veja também: conheça 5 exercícios simples que podem ser feitos em casa

4. Aumente a intensidade, não o tempo

Esqueça as aulas de uma hora ou as corridas de 8 km. Um estudo realizado por especialistas da McMaster University of Ontario, no Canadá, revelou que até seis minutos de exercício intenso uma vez por semana podem proporcionar os mesmos benefícios físicos dos longos períodos de exercícios moderados.

Os seis minutos foram divididos em três sessões que também incluíam algum tempo de recuperação. Os pesquisadores compararam dois grupos: malhadores “de explosão”, que fizeram entre quatro e sete sessões de 30 segundos pedalando com toda a intensidade em bicicletas ergométricas e os malhadores “moderados”, que fizeram quatro minutos de pedaladas.

De maneira geral “de explosão” atingiram resultados similares aos “moderados”, mas passaram 20% menos tempo se exercitando para atingi-los.

5. Ouça músicas para aumentar seu ritmo

Quer aumentar a produtividade do seu treino na academia? Programe uma lista de músicas em seu smartphone e leve para as aulas! Comece com músicas lentas, depois algo mais rápido, vibrante. Mantenha assim até chegar em músicas dance rápidas e vibrantes.

Estudos indicam que isso pode ajudar você a se exercitar com mais vontade e por mais tempo. Já reparou que academia sempre possuem músicas rápidas, como as eletrônicas? Esse é o motivo.

Entretanto, você pode não gostar da playlist de lá. Alguns ritmos country também são ideais para o treino na academia, mas monte a sua playlist de acordo com o seu gosto.

Ouvir músicas durante o treino de academia pode melhorar o desempenho dos exercícios (Foto: dima_sidelnikov/iStock)

Ouvir músicas durante o treino de academia pode melhorar o desempenho dos exercícios (Foto: dima_sidelnikov/iStock)

6. Beba só água

Os anúncios de TV podem exibir atletas ao lado de energéticos para melhorar o desempenho. Porém, isso tem pouquíssima relevância no caso da maioria das pessoas.

Pesquisas mostram que os atletas de elite precisam de doses muito mais altas de sódio e de líquidos do que gente menos ativa. Bebidas energéticas preenchem essas necessidades – são ricas em sais que proporcionam o tão necessário sódio.

A não ser que você esteja testando o seu corpo até o limite durante períodos extensos, água pura deverá matar a sua sede muito bem durante o treino de academia.

7. Não se esqueça do aquecimento antes do treino de academia

Negligenciar o aquecimento é uma prática muito comum de quem começa a se exercitar.

Entretanto, essa é uma das etapas mais importantes do treino. Quando você inicia uma atividade sem aquecimento, corre o risco de sofrer uma lesão séria, já que os músculos não estão preparados para o estresse dos exercícios.

Procure aquecer os braços, as pernas e articulações, assim como o pescoço. Entender como se aquecer propriamente antes do treino de academia é o passo inicial para o sucesso em suas sessões!

8. Informe-se sobre outras atividades na academia

Muitas academias oferecem planos com diversas atividades, como musculação, natação, ioga entre outras.

Se você escolher um pacote de atividades, é possível ainda que consiga um bom desconto. Procure informar-se sobre todos os planos para tirar proveito de todos eles.

Inclua atividades que complementem o seu treino de academia. A natação, por exemplo, forma um bom combo com a musculação, pois é um ótimo exercício aeróbico, que melhora a respiração e trabalha os principais grupos musculares.

Alguns itens para o exercício, como elásticos para cabelo, são indispensáveis e devem estar em sua bolsa! (Foto: Olga Niekrasova/iStock)

Alguns itens para o exercício, como elásticos para cabelo, são indispensáveis (Foto: Olga Niekrasova/iStock)

9. Prepare uma bolsa com itens especiais

Além da garrafa de água, outros itens são igualmente essenciais para quem quer começar os treinos. Procure colocar alguns curativos adesivos, por exemplo, para o caso de pequenos arranhões que eventualmente podem acontecer.

Outros itens também são igualmente necessários, como um elástico para cabelo ou bonés. Durante o treino de academia, você não irá querer que o seu cabelo atrapalhe.

Pense também no pós-exercício: inclua um desodorante para o banho depois das sessões, principalmente se você não for direto para casa.

10. Verifique a qualidade dos aparelhos

É muito importante verificar se os equipamentos estão em ordem antes de começar os treinos. Se você não souber como fazer isso, peça a ajuda de um instrutor.

Cheque os assentos das bicicletas, as esteiras ou as cordas. Preste atenção em fissuras, ou mesmo em resíduos de tinta que podem se soltar dos aparelhos e prejudicar a sua visão levados pelo suor.