Seja como uma entrada leve para abrir o apetite, o prato principal, um acompanhamento, as saladas com frutas, além de saborosas, são sempre uma boa escolha.

Para um cardápio de saladas variado e saboroso, oferecemos diversas sugestões para todos os paladares, ocasiões, desejos e disponibilidades de tempo.

Você vai se deliciar com pratos elaborados com hortaliças cozidas ou cruas e crocantes. Saladas de arroz, frutos do mar (conheça uma receita de lasanha deliciosa) e, naturalmente, frutas. 

Veja também como comer mais frutas no dia a dia.

Christiane Krüger/©Seleções

1. Salada de arenque com laranja e limão

Rende 4 porções

Ingredientes

2 laranjas grandes

2 limões grandes

1/2 molho de cebolinha

6–8 filés de arenque

50 ml de suco de laranja fresco

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

3 colheres (sopa) de óleo de açafrão

Sal, pimenta-rosa triturada

Folhas de erva-cidreira para decorar


Christiane Krüger/©Seleções

Modo de preparo

1 Descasque as laranjas e os limões com uma faca e retire a parte branca. Reserve o suco que escorrer das frutas. Corte os gomos de laranja e de limão e coloque-os em uma tigela.

2. Lave a cebolinha, agite para secar e corte-a em aneizinhos. Reserve alguns (os mais claros) para decorar.

3. Enxágue os filés de arenque e seque-os com papel-toalha. Em seguida, corte-os em pedaços de aproximadamente 4 cm e arrume-os com os gomos de laranja e limão numa travessa ou em 4 pratos.

4. Para o vinagrete, junte numa tigela o suco recolhido ao cortar a laranja e o limão, os 50 ml de suco de laranja e as 2 colheres (sopa) de suco de limão, o vinagre, o óleo, sal e pimenta-rosa, e bata bem com um batedor de ovos. Regue a salada com este molho, cubra e deixe marinar na geladeira por 2 horas.

5. Tire a salada da geladeira e deixe-a voltar à temperatura ambiente. Decore com os aneizinhos de cebolinha e as folhas de erva-cidreira na hora de servir. Acompanhe com pão integral ou de centeio.


Christiane Krüger/©Seleções

2. Salada de alface-americana com melão e brotos

Rende 4 porções

Ingredientes

1 pé de alface-americana pequeno e firme

40 g de brotos de nabo ou alfafa

1/2 molho de cebolinha

1 melão-cantalupo pequeno

Vinagrete

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

3 colheres (sopa) de óleo de canola ou girassol

1 colher (chá) de mel

1 colher (chá) de mostarda em grãos

Sal

Pimenta-do-reino moída na hora


Tuned_In/iStock

Modo de preparo 

1. Corte o pé da alface em quatro, removendo o talo. Lave, escorra e corte as folhas em pedaços grandes. Lave os brotos e deixe escorrer.

2. Lave a cebolinha. Corte a parte verde em anéis finos e a parte branca em cubinhos. Corte ao meio o melão e remova as sementes. Retire a polpa da fruta com um boleador, separando-a da casca e recolhendo o suco numa tigela.

3. Para preparar o vinagrete, coloque o vinagre, o óleo, o mel e os grãos de mostarda numa tigela pequena e misture bem com um batedor de ovos. Acrescente o suco do melão recolhido e a parte branca da cebolinha picada. Tempere o vinagrete com sal e pimenta.

4. Disponha os pedaços da alface em 4 pratos pequenos de salada ou numa travessa grande. Primeiro, espalhe os brotos sobre as folhas; em seguida, as bolinhas de melão. Salpique tudo com os anéis verdes da cebolinha. Derrame o vinagrete sobre a salada e sirva em seguida.

Dica prática

Você também pode substituir as bolinhas de melão por gomos de laranja ou de tangerina.