Entre as receitas picantes de hoje está o guacamole apimentado. Abacates muito maduros são perfeitos para esta receita. Ao comprá-los, se estiverem verdes, coloque-os em um saco de papel ou embrulhe-os e deixe amadurecer á temperatura ambiente por alguns dias.

1 Guacamole apimentado 

Ingredientes 

2 tomates italianos, sem sementes, em cubos 

1 pimentão vermelho, sem sementes, em cubos

1 cebola roxa pequena

1 pimenta chili, sem sementes e ficada fino

1 dente de alho triturado 

1 1/2 colher (sopa) de folhas frescas de coentro picadas 

1 pitada de sal 

2/3 de xícara de iogurte desnatado 

2/3 de xícara de creme de leite azedo* 

2 abacates maduros grandes, descascados e sem caroço 

1 1/2 colher (sopa) de suco de lima-da-pérsia

Modo de preparo

1 Em uma tigela grande, coloque os tomates, o pimentão vermelho, a cebola (picada fino), a pimenta chili, o alho e o coentro e tempere com uma pitada de sal. 

2 À parte, misture o iogurte e o creme de leite azedo. Amasse a polpa do abacate com um espremedor de batata, ou um garfo grande, até ficar quase macia, mas ainda um pouco grossa. Pingue sico de limão para que o abacate não escureça. Depois, coloque-o na mistura do iogurte e mexa. 

2 Acrescente a mistura de tomate. mantenha tudo coberto com filme plástico até o momento de servir. Sirva com salgadinhos de milho ou palitos de legumes crus. 

* Para fazer o creme de leite azedo, coloque em uma tigela 1 caixinha de creme de leite (250 ml) e junte, aos poucos, 1 colher (sopa) de de suco de limão, batendo sem parar com um batedor manual. Bata por 2 minutos ou até obter um creme encorpado.

Temos também o prato perfeito para se usar berinjelas maduras demais ou para aproveitar aquelas que tenham amassado.

2 Pasta cremosa de berinjela apimentada 

Ingredientes

1 berinjela grande

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de extrato de tomate

1 dente de alho triturado

1 colher (chá) de coentro moído

1 pitada de pimenta chili em pó

1 colher (chá) de açúcar

Sal e pimenta-do-reino moída

Modo de preparo

1 Coloque a berinjela inteira em uma grelha preaquecida e asse por 10 minutos. usando um pegador, vire a berinjela e asse por mais 10 minutos.

2 Deixe esfriar um pouco. Em seguida, corte a berinjela ao meio. Com uma colher, retire a polpa e coloque-a em uma peneira para escorrer por alguns minutos.

3 Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente. Acrescente o extrato de tomate, o alho, o coentro e o cominho. Mexa em fogo brando por 30 segundos. Junte a pimenta chili.

Coloque a berinjela na panela. Polvilhe-a com o açúcar e tempere com sal e pimenta-do-reino. Amasse a berinjela com um garfo. Depois, mexa sempre por cerca de 5 minutos até obter um purê cremoso. Coloque o purê em uma tigela, decore com tomilho e sirva com torradinhas, pão árabe ou palitos de legumes. 

Estes bolinhos fritos crocantes vão fazer sucesso como um prato casual. Bolinhos também são bons com ervilhas congeladas ou com legumes mistos também congelados.

3 Bolinhos fritos de milho com pasta de agrião

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de fermento 

2 ovos, ligeiramente batidos

150 ml de leite semidesnatado ou desnatado

2 2/3 de xícaras de grãos de milho escorridos

1 chili, sem sementes e cortado fino

Óleo para fritar 

Sal e pimenta a gosto

Pasta de agrião

3 xícaras de agrião aparado e picado, cerca de 85 g 

Suco de 1/2 limão

200 g de iogurte

Modo de preparo

Peneire a farinha, o fermento e uma pitada de sal em uma tigela. Faça um buraco no meio. Adicione os ovos e o leite. Bata aos poucos, usando uma colher de pau a fim de fazer uma massa espessa e lisa. Junte o milho e o chili e mexa. Tempere com a pimenta-do-reino e reserve. 

2 Para fazer a pasta, adicione ao iogurte o agrião picado e o suco de limão. Mexa. Cubra e mantenha na geladeira até servir. 

3 Para preparar os bolinhos, aqueça um pouco de óleo, em fogo médio, em uma frigideira grande. Despeje colheres grandes e cheias de massa, fazendo alguns bolinhos por vez. Frite por 2 minutos até dourarem. 

4 Com uma espátula, vire os bolinhos. Deixe-os fritar por mais 1-2 minutos. Retire-os e seque-os em papel-toalha. Ponha-os no forno, ajustando na temperatura mínima, enquanto termina de preparar os outros. Coloque um pouco de óleo na frigideira entre um grupo e outro. Sirva com a pasta. 

Esta fritada de forno é maravilhosa quando servida com salada de folhas crocantes. É um prato tão versátil que você pode servi-lo quente, morno ou frio.

4 Fritada de pimentão e azeitona

1 1/2 colher (sopa) de azeite 

2 cebolas fatiadas 

3 pimentões vermelhos, sem sementes e fatiados finos 

2 ramos de tomilho fresco ou 1/2 colher (sopa) de tomilho seco 

2 dentes de alho, triturados

1/3 de xícara de azeitonas pretas, sem caroço e picadas 

150 g de queijo meia cura de boa qualidade, recém-fabricado, picado 

3 ovos grandes, ligeiramente batidos

Pimenta-do-reino moída

Óleo para untar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 120°C. Unte e forre a base de uma fôrma de bolo baixa de 20 cm. 

2 Aqueça o azeite em uma frigideira de fundo grosso. Cozinhe as cebolas por 5 minutos até ficarem transparentes. Adicione os pimentões e o tomilho. Ponha o alho e cozinhe por 20 minutos em fogo médio, mexendo às vezes. 

Junte as azeitonas e o queijo aos legumes. Remova os ramos do tomilho fresco, e tire a frigideira do fogo. 

Tempere os ovos com a pimenta-do-reino. Adicione-os aos legumes e mexa. Despeje tudo na fôrma. Asse por 35 minutos até dourar. 

Tire a fôrma do forno e deixe descansar por 3 minutos. Desenforme e corte em triângulos antes de servir. 

Veja outras receitas incríveis.