Estas receitas são bastante típicas da festa junina, mas podem ser saboreadas em qualquer ocasião como as rabanadas de Natal, por exemplo. 

Festa junina

O pé-de-moleque e a maçã do amor deixam o arraial mais animado! Poderia faltar a tradicional canjica? Claro que não! Mesmo que o arraial seja em casa, não deixe de fazer os pratos típicos das festas de junho.

jantroyka/iStock

5. Canjica 

500 g de milho branco para canjica
3 paus de canela
1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)
100 g de coco ralado
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído
Açúcar a gosto

Lave bem o milho e coloque-o numa vasilha, completando com água o suficiente para cobri-lo. Deixe de molho de um dia para o outro (não é necessário trocar a água).

No dia seguinte, coloque-o numa panela de pressão com a água do molho e cozinhe por 50 minutos.

Quando começar a amolecer, junte os paus de canela e deixe cozinhar mais um pouco. Assim que estiver bem macio, coloque açúcar a gosto e acrescente o leite de coco, o coco ralado, o leite e o leite condensado. Misture bem, deixe ferver e apague o fogo.

Sirva quente, polvilhado com amendoim torrado e moído. Pode ser conservado em geladeira. Quando for reaquecer, leve ao fogo médio numa panela pequena apenas a quantidade a ser consumida, acrescentando um pouco mais de leite.

Rendimento: 10 porções.


PRABHASROY/iStock

6 Pé-de-moleque 

500 g de amendoim, cru e com casca
500 g de açúcar refinado
1 lata de leite condensado
1 lata (a mesma medida) de leite

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não grudar.

Quando o doce se desprender do fundo da panela, como um brigadeiro bem consistente, despeje num tabuleiro untado com manteiga, alisando a superfície para que os pés-de-moleque fiquem na mesma espessura. Deixe esfriar completamente e corte em quadrados.

Se sobrar, conserve os pés-de-moleque num recipiente bem tampado e guarde em local fresco e seco.

Rendimento: 30 a 45 porções.