Cozinhar pode ser uma verdadeira terapia para algumas pessoas. No entanto, na correria do dia a dia, às vezes fica difícil preparar um prato mais elaborado. Mas você sabia que não é só para aquecer os pratos que serve o micro-ondas? Esse utilíssimo aparelho pode ajudar a preparar com mais rapidez vários pratos!

Por outro lado, não é só de fogões industriais que vive um chef de cozinha. Conversei com alguns que indicaram suas melhores práticas com o micro-ondas.

De pratos sofisticados, como lagosta, ao trivial, como ovos mexidos e macarrão, confira abaixo 7 dicas de chefs que usam o micro-ondas para cozinhar!

Por Laura Richards

Aprenda também 11 dicas para cozinhar depressa e poupar tempo.

  • 1. Lagosta

    Rich Vellante, chef executivo da cadeia americana de restaurantes Legal Sea Foods, diz que preparar lagosta no micro-ondas “permite que a carne asse no próprio suco e fique úmida, macia e extremamente saborosa”.

    Primeiro ponha a lagosta num prato que possa ir ao micro-ondas. Disponha 4 ou 5 fatias de limão em torno dela e borrife com água; são 2 colheres (sopa) para cada ½ kg de lagosta. Leve ao micro-ondas na potência alta, de 6,5 a 7 minutos para uma lagosta de ½ kg. Acrescente 1 minuto para cada 100 g a mais. Deixe esfriar 10 minutos antes de comer.

    Joy Real/Unsplash
  • 2. Peixe

    “Também tive sucesso com peixe cozido no vapor, com vinho branco e legumes num saco especial para micro-ondas”, diz Vellante. Use a regulagem alta pelo mesmo tempo que levaria no vapor. Mas, verifique após três ou quatro minutos para não cozinhar demais. E tome cuidado ao abrir o saco para não se queimar com o vapor.

    supercat67/iStock
  • 3. Molhos e pudins

    “Molhos e pudins cozinham mais depressa no micro-ondas, e não é preciso ficar ao lado, mexendo sem parar”, diz Ellie Deaner, dona da escola de culinária Let’s Get Cooking.

    Misture os ingredientes numa vasilha que possa ir ao micro-ondas, cubra com filme plástico que também possa ir ao micro-ondas ou com uma toalha de papel furada duas vezes com o garfo e use a potência alta, verificando a cada 2 ou 3 minutos, até o molho ou o pudim estar com a densidade desejada.

    Dennis Klein/Unsplash
  • 4. Ovos mexidos

    Gemma Stafford, do site biggerbolderbaking.com, cresceu fazendo ovos mexidos no micro-ondas.

    Numa vasilha que possa ir ao micro-ondas, bata 2 ovos, 2 colheres (sopa) de leite e os temperos das sua preferência. Leve ao micro-ondas por 1 minuto, mexa com um garfo e volte ao micro-ondas por mais 45 a 60 segundos. “Bata bem os ovos antes”, diz ela, “e fique de olho para não cozinharem demais.”

    travellinglight/iStock
  • 5. Macarrão

    Acrescente água suficiente para cozinhar e leve ao micro-ondas por 2 a 2,5 minutos ou até o macarrão amaciar. Sirva com seu molho preferido ou acrescente a uma sopa substancial, diz Gemma Stafford.

    Como saber quanto de água é suficiente? Da primeira vez, acrescente meia xícara de água para uma de macarrão e vá testando a cada 30 segundos. Acrescente mais água, se necessário.

    Outra vantagem de preparar macarrão por esse método, é poder fazer uma porção individual, caso você esteja sozinho.

     

    HONG FENG/Unsplash
  • 6. Batata

    “Há muitas maneiras de preparar batatas no micro-ondas, mas a minha favorita é fazer chips”, diz Stafford.

    Mergulhe fatias finas de batata em água gelada, enxugue e ponha numa camada única em um prato que possa ir ao micro-ondas forrado com papel vegetal. Pincele ambos os lados de cada fatia com azeite e polvilhe sal. Deixe 1 ou 2 minutos no micro-ondas, vire e deixe mais 1 ou 2 minutos, até ficar crocante.

    “O sabor fica delicioso sem a gordura dos chips comprados prontos”, diz ela. Você também pode lavar a batata, abrir furos nela com o garfo e levar ao micro-ondas na regulagem alta até ficar macia (geralmente, 5 minutos ou mais) para ter uma deliciosa batata “assada”.

    5PH/iStock
  • 7. Bolinho de chocolate

    Quer um bolinho de chocolate quente e úmido em apenas 1 minuto? Numa caneca que possa ir ao micro-ondas, misture 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 de açúcar mascavo, 3 de cacau em pó, 3 de óleo de canola e 3 de água. Acrescente 1 pitada de sal e ½ colher (chá) de extrato de baunilha e deixe de 45 a 60 segundos no micro-ondas. (O tempo pode variar dependendo do forno e do tamanho da caneca.)

    “O truque é deixar no micro-ondas o suficiente para assar completamente o bolo, mas ainda ficar macio e delicioso”, diz Stafford. Se o bolo começar a crescer depressa demais, desligue o micro-ondas, insira um palito de madeira para ver se está pronto (sairá quase limpo) e asse na potência média por 10 segundos de cada vez, conforme necessário.

    HeikeRau/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!