As panquecas americanas são grossas, leves e fofas. Podem ser consumidas puras ou enriquecidas com frutas como bananas fatiadas. Com esse acréscimo, ficam ainda mais saborosas e nutritivas. Nesta receita, elas são servidas com mel e iogurte com canela, mas você pode adicionar o acompanhamento que preferir.

Confira a seguir a receita de panquecas americanas para 6 pessoas (rende 12 panquecas). O tempo de preparo é 40 minutos.

Ingredientes

115 g de farinha de trigo com fermento

115 g de farinha de trigo integral com fermento

1 pitada de sal

30 g de açúcar refinado

2 ovos grandes (gemas separadas das claras)

300 ml de leitelho (se não houver leitelho disponível, use 300 ml de leite semidesnatado, misturado com 1 colher de chá de suco de limão-siliciano)

1 banana grande em fatias finas

1 1⁄2 colher de chá de óleo de girassol

Para servir:

6 colheres de sopa de iogurte natural de consistência firme

1⁄4 de colher de chá de canela

6 colheres de chá de mel

Modo de preparo

1 . Peneire as farinhas branca e integral e o sal numa tigela grande, e acrescente o farelo de cereais que restou na peneira. Adicione o açúcar e misture. Em seguida, misture as gemas com o leitelho e 1 colher de sopa de água fria. Junte à mistura de farinhas devagar, até a massa engrossar.

2 . Bata as claras numa tigela separada até ficarem leves e fofas. Acrescente à massa as claras e a banana.

3 . Aqueça uma frigideira grande e antiaderente em fogo médio e depois unte com um pouco de óleo. Coloque grandes colheradas da massa na frigideira quente, deixando um espaço entre elas. É provável que você consiga cozinhar umas 3 ou 4 panquecas de uma vez; vai depender do tamanho da frigideira.

4 . Cozinhe as panquecas por 1 a 2 minutos ou até ficarem firmes e douradas no fundo e com bolhas na superfície. Vire as panquecas com uma espátula grande e cozinhe o outro lado por mais 1 a 2 minutos. Retire-as da panela e mantenha-as aquecidas enquanto cozinha o restante. Espalhe um pouco mais de óleo na frigideira após cozinhar cada porção.

5 . Misture o iogurte com a canela. Coloque 2 panquecas quentes em cada prato e 1 colher de sopa do iogurte com canela ao lado. Regue as panquecas com cerca de 1 colher de chá de mel para deixá-las bem molhadas.

Veja também: 5 receitas de mingau para dar mais sabor ao seu café da manhã

Dicas e sugestões do chef

  • Para panquecas americanas de mirtilo, use 225 g de farinha branca para fazer a massa e ponha 1 colher de chá de pimenta-da-jamaica em pó. Adicione 170 g de mirtilos frescos à massa em vez de banana.
  • Para panquecas de amora, use 170 g de amoras frescas em vez de banana.

Outras informações

  • O leitelho é o líquido que sobra depois que a parte cremosa do leite (nata) se transforma em manteiga por meio da coagulação do leite. Hoje em dia, porém, produz-se leitelho por meio da adição de uma cultura de bactérias ao leite desnatado. Seja de que forma for produzido, o leitelho tem baixo teor de gordura.
  • As bananas fornecem carboidratos de fácil absorção e potássio, um mineral essencial para o funcionamento dos nervos, dos músculos e de todas as células do organismo. Trata-se de uma fruta bastante popular entre as crianças, portanto, esta receita de panquecas americanas é uma ótima pedida para o café da manhã da garotada.