Sequilhos, biscoitos amanteigados ou simplesmente “biscoitinhos da vovó” são uma delícia! Perfeitos para acompanhar um cafezinho ou chá da tarde, ou até mesmo durante o café da manhã.

Para dar um toque especial nas receitas e terem sabores diferenciados, eles ainda podem ser misturados com goiabada ou chocolate. Hmmm, delícia, né?

É uma ótima receita para fazer com crianças, pois é só misturar os ingredientes e moldar da forma que preferir (na mão ou usando forminhas).

Aprenda como preparar:

Sequilhos de leite condensado

Foto: sutteerug/iStock

Ingredientes:

  • ½ lata de leite condensado (195g);
  • 2 xícaras de amido de milho ou Maizena (aprox. 300g);
  • 4 col. Sopa de margarina ou manteiga em temperatura ambiente (80g).

Modo de preparo:

Em uma tigela, dissolva a manteiga junto com o leite condensado misturando bem. Vá acrescentando aos poucos o amido de milho até formar uma massa homogênea e lisa. Após esse processo, faça pequenas bolinhas com as mãos e achate-as levemente, como se ficassem em formato de disco.

Para embelezar ainda mais seus sequilhos, passe um garfo na parte superior dos biscoitos. Asse em forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 15 minutos.

Atenção: os sequilhos não podem ficar dourados. Quando já estiverem com a parte de cima mais seca e embaixo começar a dourar, já está no ponto certo!

Sequilhos de leite Ninho  

Foto: Cavan Images/iStock

Ingredientes:

  • ½ lata de leite condensado (195g);
  • 200 gramas de amido de milho ou Maizena;
  • 3 col. Sopa de margarina ou manteiga;
  • 4 col. Sopa de leite Ninho.

Modo de preparo:

Misture os secos primeiro, ou seja, a Maisena com o leite Ninho. Em seguida, adicione o leite condensado e a manteiga. Comece mexendo com uma colher e quando começar a ficar homogênea misture com as mãos. A consistência da massa têm que ser lisa e estar desgrudando das mãos.

Modele os biscoitos da forma que desejar, usando bolinhas ou forminhas, e despeje numa assadeira untada e enfarinhada. Deixe o espaço de um dedo entre os biscoitos. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por 15 minutos ou até dourar embaixo.

Sequilhos de chocolate

Foto: etorres69/iStock

Essa é uma receita de sequilhos fáceis e saborosos!

Ingredientes:

  • 2 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (sem fermento);
  • ½  xícara (chá) de chocolate em pó ou cacau;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 8 colheres (sopa) de margarina ou manteiga em temperatura ambiente.

Modo de preparo:

Primeiro, junte a manteiga e o açúcar e misture até formar uma massa homogênea. Em seguida, acrescente a farinha e misture com as mãos até que forme uma massa lisa e uniforme.

Se a massa ficar seca, adicione 1 colher de chá de água; caso fique mole, acrescente um pouco mais de farinha. O ideal é que ela desgrude das mãos.

Abra a massa e adicione o chocolate em pó. Misture novamente até ficar lisa e homogênea.

Modele os biscoitos da forma que preferir e disponha em uma assadeira, com o espaço de 2 dedos entre eles. Leve para assar em forno pré-aquecido, 180° C, por cerca de 15 a 20 minutos, ou até ficarem sequinhos.

Sequilhos com goiabada

sequilhos
Foto: Panagiotis Kyriakos/iStock

Para adicionar uma deliciosa goiabada aos sequilhos, basta colocar um quadradinho do doce acima de cada biscoito, antes de assar.

Então, assim como ela pode ficar por cima, também é possível enrolar uma bolinha novamente, para a goiabada ficar como recheio.