Rica em fibras e proteínas, a lentilha é um dos alimentos fundamentais de uma dieta vegetariana. E o arroz com lentilha, de origem árabe, é um dos pratos preferidos daqueles que não abrem mão do grão na alimentação. Temperado com cebola, alho e cominho, o arroz com lentilha é um prato rico em sabor e também em nutrição.

Diferente de outras leguminosas, as lentilhas não precisam ficar de molho antes de serem cozidas. Dessa forma, não demandam muito tempo de preparo.

Além disso, por serem descascadas e partidas ao meio, tanto as lentilhas verdes quanto as amarelas e as vermelhas cozinham rapidamente. Por isso, não é preciso que você utilize, necessariamente, a panela de pressão. Em uma panela normal, cerca de 20 minutos bastam.

Quais são os benefícios da lentilha?

O arroz com lentilha, assim como as outras combinações com o grão, é excelente no combate ao colesterol e na redução do açúcar do sangue. Principalmente se você optar pelo arroz integral!

Por isso, engana-se quem pensa que apenas veganos e vegetarianos devem introduzi-las em sua alimentação. De fato, as lentilhas proporcionam altas doses proteicas, que são importantes para quem não consome carnes ou ovos. Porém, por se tratar de um superalimento, seu consumo é recomendado a todos.

Pensando nisso, selecionamos algumas receitas fáceis e deliciosas, perfeitas para um lanche rápido ou um almoço caprichado.

Neste post, além da receita de arroz com lentilha, você também vai aprender a preparar:

  • Lasanha de feijão-manteiga e lentilha;
  • Dal com couve-flor e cenoura;
  • Risoto de lentilha;
  • Gratinado de lentilha e aveia;
  • Hambúrguer de lentilha.

Confira a receita de arroz com lentilha:

Ingredientes

1 xícara de arroz

1/2 xícara de lentilha

3 cebolas (duas picadas e uma em rodelas)

1 dente de alho picado

2 colheres (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de azeite

3 xícaras de água

Sal e cominho a gosto

Modo de preparo

1. Lave as lentilhas em água corrente. Em seguida, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que estejam macias. Escorra a água e reserve as lentilhas.

2. Com uma peneira, lave o arroz. Em um panela, refogue na manteiga a cebola e o alho. Adicione o sal e o caminho. Em seguida, acrescente o arroz e misture, por cerca de 2 minutos. Depois, adicione a água, já fervida, e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

3. Disponha o arroz acrescido das lentilhas em um refratário, e então misture. Por fim, frite as rodelas de cebola e acrescente por cima, regando com azeite.

Bom apetite!

Confira outras receitas com lentilha:

Reader's Digest/iStock

Lasanha de feijão-manteiga e lentilha

Este colorido prato é composto de camadas de pimentão vermelho, molho de lentilha e feijão, massa de lasanha e corações de alcachofra. A cobertura cremosa e saborosa é uma combinação de ricota e queijo parmesão.


Karisssa/iStock

Ingredientes

200 g de massa para lasanha (não usar pré-cozida)

1 lata de corações de alcachofra conservados em água (cerca de 400 g), escorridos, lavados e cortados em fatias

150 g de ricota

100 ml de leite semidesnatado

3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora

Molho de lentilha e feijão

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola roxa grande, cortada em fatias finas

100 g de lentilha vermelha partida

2 pimentões vermelhos grandes, sem sementes e cortados em cubos

1 cenoura grande, cortada em fatias finas

2 talos de aipo, cortados em fatias finas

550 ml de caldo de legumes

1 folha de louro

200 g de feijão-manteiga já cozido

sal e pimenta-do-reino


fizkes/iStock

Modo de preparo

1. Para preparar o molho, aqueça a manteiga numa panela, acrescente a cebola e refogue em fogo baixo por 10 minutos ou até ter amolecido. Adicione a lentilha, o pimentão, a cenoura, o aipo, o caldo e a folha de louro. Espere levantar fervura, depois reduza a chama e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 25 minutos ou até a lentilha e os legumes estarem bem macios.

2. Retire a folha de louro e bata no liquidificador, processador de alimentos ou com um mixer manual diretamente na panela, até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e junte o feijão-manteiga.

3. Preaqueça o forno a 190ºC. Ponha cerca de 1/2 do molho numa travessa untada que possa ir ao forno. Por cima, coloque metade da massa de lasanha e cubra com metade do molho restante. Disponha metade dos corações de alcachofra fatiados sobre o molho. Repita o procedimento com outra camada de massa, o resto do molho e das alcachofras. Termine com as última folhas de massa de lasanha.

4. Ponha a ricota numa tigela e adicione o leite até obter uma pasta homogênea. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Espalhe o molho de ricota sobre a lasanha e salpique o queijo parmesão.

5. Leve ao forno por 40 minutos ou até a lasanha começar a borbulhar e a cobertura estar dourada. Tire a travessa do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.


Reader's Digest

Dal com couve-flor e cenoura

O dal é um dos alimentos básicos da culinária indiana. Tradicionalmente tem uma consistência de molho, porém aqui foram acrescentados pedaços de legumes para transformá-lo num prato mais substancial – perfeito para integrar uma refeição vegetariana. Você pode variar os legumes como desejar.