Faça uma busca
|
Publicado em: 11 de setembro de 2021

Bife e batata grelhados: uma releitura do clássico brasileiro

Surpreenda a sua família com este suculento bife grelhado com batata na frigideira

Imagem: MarianVejcik/iStock

Se você quer inovar no prato do dia a dia, mas não sabe como, esta receita de bife e batata grelhados na frigideira é perfeita para você. Ela combina ingredientes que você já tem em casa, porém, conta com um preparo mais sofisticado. Assim, você consegue dar uma nova cara para a refeição e fugir da rotina por meio de sabores deliciosos. Ficou com água na boca? Então, confira agora mesmo como fazer esta receita!

Bife e batata grelhados na frigideira

Ingredientes

  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 pimenta-malagueta vermelha, sem sementes e picada bem fina
  • 1/2 xícara (125 ml) de azeite extravirgem, mais uma quantidade extra para pincelar e fritar
  • 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano
  • 3 a 4 colheres (sopa) de salsa fresca bem picada
  • 1 colher (sopa) de orégano fresco bem picado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 bife de alcatra grande, com cerca de 500 g e 2,5 cm de espessura
  • 4 batatas para cozinhar (cerosa) grandes, com casca e cortadas, no sentido do comprimento, em fatias de 1 cm

Modo de preparo

Passo 1: Junte o alho, a pimenta, o azeite, o vinagre, o suco de limão, a salsa, o orégano, um pouco de sal e pimenta-do-reino em uma tigela e misture bem. Logo após, despeje ⅔ da marinada em um saco para congelar alimentos grande e reserve o restante à temperatura ambiente.

Passo 2: Seque o bife em papel-toalha com batidinhas leves. Só então coloque no saco para congelar alimentos com a marinada e feche bem. Deixe na geladeira por 3 horas.

Passo 3: Em uma panela com água fervente, cozinhe as batatas por 10 a 15 minutos ou até começarem a ficar macias. Escorra e seque bem as fatias em papel-toalha. Pincele os dois lados com azeite e salgue levemente.

Passo 4: Pincele uma bistequeira com um pouco de azeite e aqueça em fogo médio a alto. Frite o bife e as batatas por 4 a 5 minutos de cada lado. Dessa forma, as batatas ganharão uma coloração dourada e o bife atingirá o ponto de cozimento de sua preferência. Corte o bife em fatias finas no sentido transversal à fibra da carne e arrume em pratos com as batatas. Regue com a marinada reservada e sirva. 

Dica do chef!

As fatias de bife estarão prontas quando a carne ceder ao ser pressionada com um garfo.

Agora que você já sabe como fazer este delicioso bife com batatas na frigideira, veja também como preparar outras receitas de batatas como acompanhamento. Assim, você poderá surpreender a família com diferentes combinações.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close