Este saboroso bolo de abacaxi pode ser feito também com peras em conserva cortadas ao meio. E, se você preferir, pode usar creme de leite azedo no lugar de crème fraîche. 

Bolo de abacaxi invertido

Ingredientes 

1 1/2 colher (sopa) de açúcar mascavo 

225 g de abacaxi em calda enlatado, escorrido 

Cerejas cristalizadas cortadas ao meio 

3 ovos 

3/4 de xícara de açúcar refinado 

100 ml de crème fraîche

1 xícara de farinha de trigo 

1 1/2 colher (chá) de fermento em pó

Manteiga derretida para untar

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 200°C. Enquanto isso, unte levemente uma fôrma de bolo redonda de 20 cm que tenha cerca de 4 cm de profundidade. Polvilhe-a com o açúcar mascavo. Arrume as fatias de abacaxi no fundo e preencha os espaços com cerejas, com o lado cortado para cima. 

2. Bata os ovos e o açúcar até a mistura ficar leve e aerada. Em seguida, acrescente o crème fraîche. Peneire a farinha e o fermento na mistura e mexa devagar. 

3. Passe a massa para a fôrma, tomando cuidado para não não tirar as frutas do lugar. Asse por 35-40 minutos até o bolo crescer e ficar dourado e macio ao toque. 

4. Deixe o bolo esfriar na fôrma por 5 minutos antes de virá-lo em uma bandeja (isto é, os abacaxis devem ficar por cima). Sirva quente. 

Crème fraîche

Ingredientes

1 1/2 xícara de creme de leite

1 1/2 xícara de iogurte natural 

Modo de preparo

Misture os ingredientes e coloque-os em uma vasilha com tampa. Chacoalhe bem e deixe descansar em temperatura ambiente, em local fresco, por uma noite. Refrigere por no mínimo 24 horas antes de usar. Rende 600 ml.

Confira também: 9 receitas de bolo de chocolate diferentes para sair da mesmice