Não é só na carrocinha de churros que eles fazem sucesso. No lanche da tarde, na sobremesa ou nas festas, os churros estão sempre entre os preferidos. Tanto da criançada quanto dos adultos.

A tal ponto que outras delícias culinárias começaram a pegar emprestado esse sabor. São muitas as versões para você acrescentar os benefícios da canela ao seu dia a dia.

Selecionamos as nossas preferidas. Aproveitem!!

ribeirorocha/iStock

Churros caseiros

Ingredientes:

1⁄2 xícara de água
1⁄4 xícara de manteiga
1⁄4 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos batidos
óleo vegetal para fritar
1⁄4 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de canela


LauraSanFrancisco/iStock

Modo de fazer:

1. Ferva a água com a manteiga e o sal. Retire do fogo e misture a farinha até formar uma bola.
2. Transfira para a batedeira e misture em velocidade baixa com uma pá por 1 minuto. Aumente a velocidade para média e adicione os ovos 1 de cada vez até incorporar completamente. (Isso também pode ser feito à mão.)
3. Depois de esfriar o suficiente para manusear, coloque a mistura em um saco de confeitar com uma ponta grande em estrela.
4. Aqueça cerca de 2 cm de óleo em uma panela e, quando estiver bem quente, coloque churros no óleo. O tamanho pode variar, mas em geral eles têm de 10 a 12 cm.
5. Frite cerca de 40 segundos de cada lado ou até dourar e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Polvilhe com a mistura de açúcar e canela.


Svetlana Levin/iStock

Recheios

Os mais tradicionais são doce de leite e creme de chocolate. Mas você pode variar com Nutella, leite condensado engrossado, goiabada cremosa, creme de confeiteiro etc. Use a imaginação.

Você pode rechear os churros com a ajuda de um palito de churrasco ou canudo de metal e uma seringa culinária. Ou pode servir o “recheio” em um pote e mergulhar os churros nele enquanto come.

 


MARCELOKRELLING/iStock

Minichurros

Este formato é ideal para festinhas (fica lindo na mesa!) e para o lanche das crianças. Além de tudo, é mais fácil de fritar e de rechear.