Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de setembro de 2020

7 dicas de como desenformar bolo com perfeição

Bolo grudado nunca mais! Veja dicas de como desenformar o seu bolo perfeitamente.

Imagem: Angela Kotsell/iStock

Se você já fez um bolo e, na hora de desenformar, ele não desgrudava da forma, sabe o quanto isso é frustrante. Se a forma tiver reentrâncias, então, parece que tudo fica mais difícil.

Para você não passar mais por sufoco na hora de retirar o bolo da forma, confira na galeria a seguir 7 dicas de como desenformar bolo com perfeição:

Aprenda também como preparar um bolo fofinho!

  • Stefanie Keller/iStock

    1. Unte e enfarinhe bem a forma

    Você deve untar com margarina ou manteiga usando um papel-toalha ou um pincel culinário. Passe a margarina ou manteiga por toda a forma e polvilhe farinha de trigo. Se a massa for de chocolate, use cacau em pó no lugar da farinha para que o bolo não fique esbranquiçado por fora.


  • Julia_Sudnitskaya/iStock

    2. Utilize papel-manteiga

    Para formas de alumínio, lisas e retas, você pode usar papel-manteiga. Para isso, coloque a forma sobre o papel, risque no tamanho do utensílio, recorte e coloque o pedaço no fundo da forma.


  • NatashaKucenko/iStock

    3. Deixe o bolo esfriar um pouco antes de desenformar

    Nada de ansiedade na hora de desenformar bolo; depois que o bolo estiver pronto, retire-o do forno e espere 10 minutos antes de desenformá-lo. Só depois desse tempo vire a forma e veja se o bolo sai.


  • diogoppr/iStock

    4. Dê batidinhas na forma

    Untou, enfarinhou, deixou esfriar e, mesmo assim, o bolo não saiu? Coloque um pano de prato numa superfície limpa, vire a forma e dê leves batidinhas nela.


  • Valengilda/iStock

    5. Deixe a gravidade atuar

    Nem as batidinhas deram certo? Deixe a gravidade atuar: vire a forma numa superfície limpa e espere 20 minutos. Esse tempo pode ser necessário para que o bolo esfrie mais e se solte da forma.


  • photographizethis/iStock

    6. Use um desmoldante em formas com ranhuras

    Se a forma que você usou para assar o bolo é muito diferente e tem muitas reentrâncias, talvez você precise usar um spray desmoldante. Esse tipo de spray substitui o uso de gorduras e farinhas para untar as formas. Entre os ingredientes comuns desses sprays, estão a leticina de soja e ceras e óleos vegetais.


  • Dmitriy Galaganov/iStock

    7. Escondendo imperfeições

    Se alguns pedaços do bolo ficaram grudados, retire-os e, com o bolo ainda quente, tente grudá-los nele. Uma cobertura também vai ajudar a disfarçar as imperfeições. Mas se o desastre foi completo e ficou tudo grudado na forma, que tal usar o bolo para fazer um bolo de pote ou um cake pop? Zero desperdício!


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close