Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de abril de 2021

Como fazer churrasco na air fryer de forma segura

Confira aqui como preparar diferentes tipos de carne de churrasco na air fryer.

Imagem: Suphachai_Photharos/iStock

Se tem uma comida que tem a cara do brasileiro, é o churrasco. Pode até não ser a comida mais típica, mas com toda a certeza é a que o brasileiro mais gosta de fazer, afinal todo e qualquer acontecimento ou comemoração é motivo para uma reunião e um churrasquinho.

Leia também: Os segredos para fazer um bom churrasco

No atual momento, reuniões têm sido proibidas, portanto o churrasquinho com os amigos no final de semana acabou tendo que ser deixado de lado. Mas isso não quer dizer que você tenha que deixar de comer um delicioso churrasco caseiro. Muitas pessoas têm aproveitado esse momento de isolamento para fazer um churrasco menor, só com as pessoas que moram na casa e sem, necessariamente, precisar de uma área externa ou de uma churrasqueira de verdade. Existem várias sugestões de como fazer isso na internet, mas a mais popular tem sido usar a air fryer para preparar o churrasco.

Como fazer churrasco na air fryer de forma segura

Alguns vídeos no Youtube bombaram com pessoas ensinando como fazer o churrasco na air fryer com carvão, mas isso pode ser bastante perigoso. Especialista apontam que a fuligem do carvão pode entrar no aparelho e acabar causando um curto circuito. Sendo assim, vamos ensinar como fazer peças típicas do churrasco de forma segura na air fryer.

1. Pão de alho na air fryer

Como fazer churrasco na air fryer de forma segura
Preparar o pão de alho na air fryer é rápido e simples. (Imagem: Anna_Belova / iStock)

O que é um churrasco sem pão de alho? É como bolo de cenoura sem aquela calda de chocolate. É bom, mas falta algo. Na air fryer, o pão de alho pode ficar ainda mais saboroso que em uma churrasqueira, uma vez que na panela, a tecnologia do ar quente utilizada por ela ajuda a torrar o pão todo por igual sem queimar apenas um lado.

Para prepará-los, basta botar os pães a uma temperatura 200 ºC por, mais ou menos, uns 4 a 5 minutos. Muito rápido e fácil.

2. Batatas e linguiças na air fryer

As batatas ficam deliciosas, basta você temperar da forma como preferir, com um salzinho, talvez um azeite e algumas ervas, já a linguiça não tem mistério é só colocar na air fryer. Coloque em uma temperatura de 150 ºC e faça 2 tempos de 15 minutos, ou seja, aguarde 15 minutos, abra, vire os alimentos e retorne a air fryer por mais 15 minutos.

Colocar os dois juntos, primeiro a batata depois a linguiça por cima, vai fazer com que as batatas fiquem com o gostinho da linguiça enquanto esta vai ficando pronta.

3. Churrasco de contrafilé na air fryer

Como fazer churrasco na air fryer de forma segura
Escolher uma boa peça de contrafilé é importante para o preparo na air fryer. (Imagem: ribeirorocha1 / iStock)

Fatie bifes de mais ou menos 1,5 cm a 2 cm de espessura e com uma camada boa de gordura para ajudar a deixar a carne mais gostosa. Tempere da forma como você gosta e antes de colocar a carne, preaqueça por 5 minutos a panela a 180 ºC. Deixe os bifes por 8 minutos em uma temperatura de 200 ºC, abra a gaveta da panela, vire a carne e deixe mais 8 minutos. E está pronto o seu contra filé.

4. Churrasco de fraldinha na air fryer

Tempere a fraldinha com sal grosso e pimenta. Em seguida, deixe na air fryer por 20 minutos em uma temperatura de 200 ºC. Se quiser adicionar um gostinho à carne, uma ideia interessante é passar uma pastinha de alho de sua preferência, ou até mesmo espalhar alho cru por cima da carne depois dos primeiros 10 minutos. Depois é só saborear.

Leia também: Aprenda a fazer molho barbecue caseiro, rápido e fácil

5. Churrasco de picanha na air fryer

Preaqueça a air fryer por uns 4 minutos a uma temperatura de 200 ºC antes de colocar a carne já temperada com sal e pimenta. É interessante que a carne tenha um pedaço de gordura para que com o tempo ela se “espalhe” e ajude a deixar a carne mais suculenta. Deixe a carne por mais ou menos 15 minutos. Verifique ao longo do processo se é necessário virar a carne ou se ela está passando do ponto que você gosta de comer.

6. Churrasco de bife no alho na air fryer

Tempere os bifes da forma como preferir. Passe manteiga nos bifes e distribua o alho espremido por cima. Preaqueça a panela por 5 minutos a uma temperatura de 180 ºC. Em seguida, coloque a carne e espere 20 minutos. Após os 20 minutos, vire a carne e deixe por mais 10 minutos na panela.

Gostou das dicas de acima? Então veja também outras 6 receitas para fazer na air fryer que são fáceis e rápidas!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados