Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de outubro de 2021

Como fazer vinho de jabuticaba caseiro

Seja seco ou suave, o vinho de jabuticaba é uma ótima bebida para o jantar.

Imagem: Chiociolla/iStock

O vinho de jabuticaba é uma tradicional bebida artesanal. Este vinho ganhou popularidade em virtude da facilidade do seu processo de produção e, também, em decorrência dos seus benefícios para a saúde. A jabuticaba possui forte potencial antioxidante, além de ser rica em flavonoides.

Nesse sentido, o vinho de jabuticaba caseiro é responsável por regular a pressão arterial, o colesterol e o funcionamento do intestino. Além disso, pesquisas indicam a contribuição da jabuticaba em processos de retardamento do Alzheimer e prevenção contra o envelhecimento precoce.

Veja também: Saiba como harmonizar o vinho com a comida.

Vinho de jabuticaba caseiro

Ingredientes

  • 5 kg de jabuticaba
  • 300 g de açúcar cristal

Modo de preparo

Passo 1: Em um refratário, amasse bem as jabuticabas. Dessa forma, você conseguirá soltar o líquido da fruta.

Passo 2: Você deve colocar as jabuticabas e o açúcar em uma garrafa pet com o auxílio de um funil. Além disso, o processo deve ser feito em camadas. Para cada camada de jabuticaba depositada, uma camada de açúcar. Após realizar a transferência, feche a garrafa e chacoalhe para que a mistura se dê por completo.

Passo 3: Então, deixe a mistura descansar longe do Sol por 30 dias. É importante ressaltar que você não deve mexer na garrafa durante esse processo de fermentação.

Passo 4: Após o período, coe a mistura com o auxílio de um escorredor de macarrão e um pano de prato limpo. As cascas da fruta não serão mais utilizadas na receita. Contudo, você pode guardá-las para adubar o jardim.

Passo 5: Passe o vinho para uma garrafa de vidro e feche bem com uma rolha. Com isso, seu vinho de jabuticaba ficará bem conservado dentrou ou fora da geladeira por mais 30 dias após aberto.

Dica do chef!

O processo de fermentação que ocorre durante os 30 dias gera gases dentro da garrafa. Portanto, para não correr riscos ao abrir a garrafa na hora de coar o vinho, certifique-se de deixar a tampa da garrafa frouxa após chacoalhá-la. Sendo assim, os gases serão liberados aos poucos durante os 30 dias. Mas, cuidado para não deixar a tampa solta demais! Ela também servirá para manter insetos longe da bebida.

Além disso, se você gosta de vinhos mais suaves, coloque mais 200 g de açúcar cristal antes de vedá-lo com uma rolha. Dessa forma, o vinho ficará mais doce e agradável ao seu paladar.

Agora que você já sabe fazer vinho de jabuticaba caseiro, aprenda a fazer vinho quente.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close