Faça uma busca


|
Publicado em: 21 de fevereiro de 2021

Dia do Imigrante Italiano: aprenda a fazer o suppli, prato típico de Roma

Que tal comemorar essa data com um bolinho de risoto crocante e delicioso?

Imagem: iStock

Hoje, dia 21 de fevereiro, comemora-se o Dia do Imigrante Italiano. A data tem como objetivo valorizar a contribuição dos italianos para o Brasil — inclusive no campo da gastronomia, que, não é novidade para ninguém, é repleta de pratos deliciosos. Mas e quanto ao suppli, você já experimentou esse prato?

O chef Riccardo Pace é italiano legítimo de Roma e há cinco anos está no Brasil dividindo suas receitas com os brasileiros. Ele já morou em Minas Gerais e hoje reside em São José dos Campos, interior de São Paulo, onde comanda seu espaço gastronômico, o La Cucina di Riccardo.

Além das pizzas e massas que são pratos conhecidos por nós, outra receita que deixou muita gente com água na boca foi o suppli. Esse bolinho de risoto é recheado com mozzarela e empanado com farinha panko.

“O suppli é um prato típico na culinária romana. Trata-se de uma entrada que é servida na maioria dos restaurantes da cidade de Roma. Ele é como se fosse um petisco e lembra muito o bolinho de arroz que os brasileiros fazem. Mas com um sabor e toque italiano”, conta Riccardo.

Só de pensar já dá vontade de comer não é mesmo? Então confira a receita e buon appetito!

Receita de suppli

suppli receita para o Dia do imigrante italiano
Crocante e delicioso, o suppli é um bolinho de arroz caprichado! (Crédito: from_my_point_of_view)

Ingredientes:

Dica do Chef: para empanar, separe 200 ml de água e 110g de farinha; ou ovos e farinha de rosca; ou farinha panko.

Modo de Preparo:

Risoto

Passo 1. Prepare o caldo de carne e mantenha-o sempre quente. Em seguida, em uma panela leve o arroz em fogo médio e, lentamente, regue-o com o caldo de carne. Mexa sem parar, até o arroz ficar al dente.

Passo 2. Esquente o molho de tomate em outra panela e tempere-o a gosto. Depois que levantar fervura, coloque-o no arroz aos poucos, concha por concha, até que ele absorva bem o molho e fique ainda mais cremoso e macio.

Passo 3. Quando estiver quase no ponto final, adicione a manteiga e mexa rápido.

Passo 4. Desligue o fogo e acrescente o parmesão. Em seguida, misture tudo até que o arroz fique bem cremoso. Coloque o risoto em uma assadeira e espere esfriar (cerca de duas horas).

Suppli

Passo 5. Depois que o risoto tiver esfriado, forme bolinhas de 70 a 80 gramas na mão. Coloque a mozzarela cortada em cubinhos para rechear.

Passo 6. Passe cada bolinho na mistura de água e farinha ou ovo e farinha de rosca (ou panko). Frite no óleo a temperatura de 170 graus. Sirva quente e bom apetite! 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados