Faça uma busca
|
Publicado em: 31 de maio de 2021

5 dicas para quem quer começar a tomar café sem açúcar

Está querendo começar a tomar café sem açúcar? Essas dicas podem te ajudar neste objetivo.

Imagem: mpafoto/iStock

O café é, sem dúvida alguma, uma das maravilhas deste mundo. Presença garantida na casa da maioria dos brasileiros, muita gente não vive sem um café quentinho para chamar de seu. Por essas e outras, começar a tomar café sem açúcar é o desejo de muitos, mas nem sempre é fácil.

Mas antes de qualquer coisa, queremos lembrar que além de gostoso, o café também traz benefícios para a nossa saúde. Aqui no site mesmo nós já publicamos uma matéria onde os cientistas provam o que os nossos avós já sabiam: tomar o bom e velho cafezinho faz bem à saúde. 

Mas voltando ao nosso dilema, por que e como começar a tomar café sem açúcar? O porquê é uma questão subjetiva e pessoal. Há quem queira tornar a sua vida mais saudável e apenas cortar – ou ao menos diminuir – o açúcar do seu dia a dia. 

Mas há também aqueles que são tão entusiastas de um bom café que abominam a ideia de se adoçá-lo. O argumento destes é de que o açúcar mascara o sabor do café e você não aproveita a bebida como deveria ao adoçá-lo. 

Leia também: Beber café em jejum faz mal? Nutricionista explica!

Seja lá qual for o motivo que te fez decidir por essa outra maneira de apreciar um cafezinho, sabemos que a transição do café adoçado para o café sem açúcar nem sempre é fácil. 

E embora haja aqueles que conseguem mudar da água para o vinho, provavelmente sua mãe também te ensinou que você não é todo mundo e por isso talvez precise respeitar o seu tempo para conseguir fazer essa transição. Foi pensando em você que resolvemos trazer essas dicas para que você também consiga tomar café sem açúcar.

1. Vá cortando o açúcar aos poucos 

Mulher tomando café sem açúcar
Tomar café sem açúcar pode te abrir um universo de possibilidades. (Imagem: jacoblund/iStock)

Se você tentou tomar seu café sem açúcar de cara e não rolou, não se desespere. Essa é uma mudança brusca que nem sempre dá certo. 

Uma estratégia bastante utilizada que você pode adotar para chegar ao café sem açúcar é diminuir aos poucos a quantidade de açúcar com a qual você adoça o seu café. 

Você usa duas colheres de açúcar? Passe a usar uma e meia. Se habitou? Comece a usar uma só. E siga assim até não sentir necessidade alguma de adoçar a sua bebida sagrada. 

2. Experimente adoçar seu café de maneiras diferentes 

Café sem açucar e com canela
O café com canela é amado por muita gente! (Imagem: Preto_perola/iStock)

Se a sua vontade é não adoçar o café de nem uma maneira, essa transição não precisa ser radical logo de cara. Você pode começar trocando o açúcar refinado por outros tipos de açúcar, como o mascavo, o cristal, o demerara etc. 

Mas você também pode escolher adoçar seu café de outras formas. Uma das mais populares e amadas é o famoso café com canela. Além de dar um sabor incrível e único ao café, a canela é uma especiaria que traz diversos benefícios para a nossa saúde.

Mas há também quem prefira outras opções como o cravo, o mel e até mesmo adoçantes industrializados. Mesmo que a sua intenção seja chegar no momento em que o café puro te satisfaça, é bom saber das possibilidades que existem por aí. 

3. Tomar seu café sem açúcar enquanto come alguma comida doce pode ajudar

Café com doce
Um docinho para acompanhar o seu café sem açúcar cai bem à beça. (Imagem: Yulia_Kotina/iStock)

Uma dica simples e que pode te ajudar na transição para o café sem açúcar é comer algo doce enquanto toma a sua caneca. Claro, essa dica é mais voltada para aqueles que querem aproveitar mais o sabor do café e não estão exatamente preocupados e tirar o açúcar do mesmo por conta da saúde.

Mas por que isso? Bem, há quem defenda que ao comer um pão doce, um bolo ou até mesmo um chocolate ajuda a suavizar o sabor forte do café sem açúcar, mas sem necessariamente maquiá-lo, como acontece quando o adoçamos.

Além disso, essa é uma maneira bem gostosa de aproveitar seu café. Você além de descobrir novas possibilidades de tomá-lo, ainda vai se acostumando com o sabor real dele.

4. Experimente outras marcas e outros tipos de café 

Café 100% arábica
O café 100% arábica é extremamente gostoso. (Imagem: alexkava/iStock)

Uma coisa que muita gente não faz ideia é que os cafés tradicionais que costumamos comprar nos supermercados não são exatamente de qualidade. Por mais que gostemos de marca x ou y. 

Isso se deve ao fato de que os cafés que encontramos mais costumeiramente em supermercados, padarias e mercadinhos de bairro serem de qualidade inferior. Eles são feitos com grãos defeituosos que são bem torrados com o intuito de disfarçar esses defeitos. Isso gera cafés de torra mais escura e sabor mais amargo. 

Já os cafés de qualidades, que são os da categoria denominadas superior, gourmet e especial, são feitos com grãos 100% arábicas, considerada nobre por sua complexidade de aroma e sabor, o que gera doçura e acidez. 

Portanto, procure experimentar outros tipos de café. Você descobrirá um universo novo a ser explorado, com sabores diferenciados e sensações das mais diversas. E com certeza, muito mais fácil e gostoso de se tomar sem açúcar. 

Mas caso você tenha dificuldades de encontrar esses tipos de café, ou até mesmo não queira investir um pouco mais de dinheiro neles, experimentar outras marcas mais tradicionais pode fazer toda a diferença. Uma outra marca na mesma faixa de preço já pode aliviar bastante aquele amargor que te incomoda tanto no café que você sempre comprou para a casa. 

5. Procure se informar a respeito dos malefícios que o consumo de açúcar pode trazer para a sua vida

Café sem açúcar
Diminuir a quantidade de açúcar pode ser muito bom para o seu organismo. (Imagem: Andrii Bicher/iStock)

Como já virou senso comum, o consumo exacerbado de açúcar só faz mal para a nossa saúde. Repensar o seu consumo é muito importante. Portanto, se informar sobre o que ele faz com o nosso corpo pode ser o incentivo que lhe falta para começar a tomar café sem açucar. Ainda mais se você for daqueles que sempre tem uma caneca de café em mãos. 

Nesta matéria aqui falamos da importância de se entender o que são carboidratos simples e por que evitá-los. Pode ser um ótimo começo para você entender a questão em torno do açúcar. 

E como mostramos nesta outra matéria, de acordo com estudo do programa WW Vigilantes do Peso, o Brasil tem superconsumo de açúcar. E o pior: o problema está escondido nos rótulos dos alimentos. É bom ficar por dentro. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados