Faça uma busca
Sabor de Casa

Entenda como fazer molho branco para incrementar a janta

Está pensando no que preparar para a janta? Aprenda a fazer molho branco, uma receita versátil e simples de fazer

Escrito por:

William Bastos

Redator
Entenda como fazer molho branco, uma receita simples mas que da um gás em suas refeições
zia_shusha/iStock
Publicado em: Última atualização:

O molho branco sempre dá um toque de requinte mesmo aos pratos mais simples. Além disso, ele é um recurso coringa na cozinha: pode ser usado na lasanha e outras massas, em panquecas, carnes e até legumes.

Se você já experimentou molho branco, provavelmente conhece também diversos truques para incrementar o almoço com ele. Mas, se ainda não conhece a receita, anote os ingredientes abaixo e comece a praticar hoje mesmo. Veja a seguir como preparar um molho branco básico, porém muito gostoso para o seu almoço:

Veja também: 5 receitas de recheios fantásticos para a sua batata assada

Receita de molho branco

molho branco
Imagem: ALLEKO/iStock

Rendimento: 600 ml.

Tempo de preparo: 5 minutos.

Cozimento: 20 minutos.

Existem muitas receitas de molho branco, algumas com mais ingredientes que outras. É importante ressaltar que cada cozinheiro faz suas experiências e descobre diversos sabores dessa maneira. Por isso, depois de entender como fazer o molho branco, comece os suas experimentos na cozinha!

Ingredientes

  • 50 g de manteiga
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 600 ml de leite desnatado
  • sal e noz-moscada a gosto

Modo de fazer

Passo 1: Derreta a manteiga numa panela pequena e junte a farinha, mexendo. Cozinhe, sem parar de mexer, por 2 minutos, até que a farinha de trigo cozinhe bem.

Passo 2: Depois, tire a panela do fogo e, aos poucos, despeje o leite, mexendo sempre. Volte ao fogo até o ponto de fervura. Continue mexendo.

Passo 3: Baixe o fogo. Deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar suave e espesso. Tempere com sal e noz moscada.

Variações do molho branco

molho branco
Imagem: repinanatoly/iStock

Por ser muito versátil, o molho branco possibilita a criação de algumas variações deliciosas. Veja algumas delas:

Para preparar o molho branco com queijo adicione 1/3 de xícara de queijo ralado ao molho, mexendo sempre, antes de servir.

Também é possível adicionar cogumelos à sua receita. Para preparar, cozinhe na manteiga 1 xícara de cogumelos em fatias finas antes de acrescentar a farinha em seguida.

Certamente não há nada que não fique saboroso com cebola! E o molho branco não é exceção. Para o molho branco de cebola, cozinhe na manteiga 1 cebola pequena picada por 5 minutos, ou até ficar macia. Junte-a à farinha e mexa.

Para preparar um molho de salsa, misture ao molho 2 colheres de sopa de salsa fresca picada e mexa.

Dicas de cozinheiro

Mas atenção! Embora haja muitas possibilidades, existem ainda algumas dicas especiais sobre como fazer molho branco de forma que ele não saia errado. Veja algumas delas:

Este molho geralmente não dura muito. Então, prepare-o pouco antes de usá-lo, para servi-lo geralmente logo na próxima refeição.

Para deixar o mais encorpado, utilize quantidade maior de leite. Mas não exagere muito, ou provavelmente o molho branco vai passar do ponto.

Para ficar mais picante, adicione uma pitada de pimenta-de-caiena ou 1 colher de chá de mostarda.