Lombinho de porco e outros deliciosos pratos preparados com estas receitas surpreendentemente fáceis de fazer e muito saudáveis. E não se esqueça da sobremesa!

Tara Donne/Seleções

1. Salmão com repolho-chinês ao molho hoisin

2 porções 

Ingredientes

SALMÃO E MOLHO

1 colher (sopa) de molho hoisin

1 1/2 colher (chá) de molho de soja light

1 colher (chá) de vinagre de arroz

2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado

1 dente de alho pequeno socado

1/8 colher (chá) de pimenta-malagueta amassada

200 g de salmão cortado em 2 filés

REPOLHO-CHINÊS

2 colheres (chá) de sementes de gergelim

2 colheres (chá) de óleo de canola ou amendoim

1 colher (chá) de gengibre fresco ralado

1 dente de alho pequeno socado

200 g de repolho-chinês, sem talos, cortado ao meio

1 colher (chá) de molho de soja light

1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado

Fatias de limão


margouillatphotos/iStock

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno à temperatura de 230°C. Forre uma travessa pequena com papel-alumínio e unte com uma leve camada de óleo.

2. Misture o molho hoisin, o molho de soja, o vinagre, o gengibre, o alho e a pimenta-malagueta numa tigela pequena. Ponha o salmão na travessa, com a pele virada para baixo, e regue-o com o molho. Leve ao forno médio até que a carne fique opaca e lascas se soltem ao toque de um garfo ou faca – de 15 a 20 minutos, dependendo da espessura do salmão.

3. Torre as sementes de gergelim numa frigideira pequena, sem óleo, em fogo brando, mexendo sempre, até dourar e exalar o aroma – de 1 a 2 minutos. Passe para uma tigela pequena e deixe esfriar.

4. Para preparar o repolho-chinês, aqueça o óleo numa frigideira grande ou numa panela Wok, em fogo médio. Junte o gengibre e o alho e refogue até levantar o aroma – de 10 a 20 segundos. Acrescente o repolhochinês e refogue por 1 minuto. Adicione 1/3 de xícara de água, tampe e deixe cozinhar por 4 a 5 minutos. Junte o molho de soja e o óleo de gergelim e misture. Divida o repolho-chinês em dois pratos e ponha um filé de salmão sobre cada porção. Salpique com sementes de gergelim e sirva com o limão.

Dica: O repolho-chinês pode ser substituído por acelga. Para preparar, separe os talos das folhas e lave-as bem. Corte os talos em pedaços e pique as folhas com a mão. No passo 4 acima, refogue os talos durante 1 minuto, em seguida adicione a água, tampe e cozinhe durante 3 minutos. Acrescente as folhas, tampe e deixe cozinhar até que talos e folhas estejam al dente – de 2 a 3 minutos.


Tara Donne/Seleções

2. Bolinhos de feijão e atum com salada de rúcula

4 porções

Ingredientes

2 colheres (chá) de azeite de oliva

1 cebola média picada

2 talos de aipo picados

2 xícaras de feijão-branco, cozido e escorrido

1 lata de atum em água

2 claras de ovos grandes

1 1/2 xícara de farinha de rosca integral

2 colheres (sopa) de endro fresco picado

1 colher (chá) de suco de limão

Sal e pimenta-do-reino a gosto

SALADA E MOLHO

3 colheres (sopa) de suco de limão de casca amarela

1 dente de alho socado

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

6 xícaras de rúcula, cortada

1 xícara de tomates-cerejas, partidos ao meio

1 colher (sopa) de maionese light

2 colheres (chá) de alcaparras, lavadas e escorridas


OlyaSolodenko/iStock

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno à temperatura de 220°C. Unte uma assadeira grande com uma leve camada de óleo.

2. Aqueça 1 colher (chá) de azeite em uma frigideira antiaderente grande, em fogo médio. Acrescente a cebola e o aipo, e refogue, mexendo sempre, até amaciar, por 3 a 5 minutos.

3. Amasse o feijão numa tigela. Junte o atum escorrido, 1 clara levemente batida, 1/2 xícara de farinha de rosca, o endro, o suco do limão, o sal, a pimenta e o refogado. Misture.

4.Coloque o restante da farinha de rosca em um prato e a outra clara batida em outro prato. Faça 8 bolinhos, usando 1/4 de xícara da massa de feijão para cada um. Passe os bolinhos na clara e na farinha de rosca.

5. Aqueça 1 colher (chá) de azeite em uma frigideira em fogo médio. Coloque os bolinhos de atum e doure a parte de baixo – de 2 a 3 minutos. Passe os bolinhos para a assadeira, com o lado frito para baixo, e leve ao forno até que fiquem dourados – cerca de 20 minutos.

6. Junte o suco do limão, o alho, o sal e a pimenta numa tigela pequena. Adicione o azeite aos poucos e misture. Numa tigela grande, tempere a rúcula e o tomate-cereja com 3 colheres (sopa) do molho. Misture a maionese com o restante do molho, mexa e adicione a alcaparra.

7. Distribua a salada em 4 pratos. Ponha 2 bolinhos em cima de cada prato de salada e regue-os com um pouco do molho.