Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de abril de 2021

Macarrão parafuso com queijo, brócolis e tomate-cereja

Veja como fazer um macarrão com queijo e brócolis de dar água na boca.

Imagem: Carrie Purcell/Frances Janisch

Esta receita de macarrão parafuso com queijo salpicado com legumes coloridos, rende uma mistura de macarrão molhadinha e aveludada com queijo ricota com baixo teor de gordura. A versão light da ricota tem um sabor maravilhoso e uma textura agradável, além de ser uma excelente fonte de proteína.

Macarrão parafuso com queijo, brócolis e tomate-cereja

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
  • 1 1/2 xícara de ramos de brócolis picados grosseiramente
  • 1/4 de xícara de cebola picada
  • 1 xícara de tomate-cereja maduro (ou outro de tamanho bem pequeno)
  • 1 dente de alho picado
  • 300 g de macarrão ondulado, parafuso ou caracolino (caracol)
  • 1 xícara de queijo ricota light
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • uma pitada de pimenta-malagueta amassada
  • 1/2 xícara de queijo cheddar ralado em pedaços grossos (60 g)

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma frigideira de 25 cm, aqueça o azeite em fogo médio-baixo até o alho começar a provocar o chiado de fritura. Adicione os brócolis e a cebola. Sem deixar de mexer, cozinhe até ficarem macios, cerca de 5 minutos. Junte os tomates e o alho e cozinhe por mais 1 minuto. Retire do fogo e deixe descansar.

Passo 2: Ferva água em uma panela grande. Ponha o macarrão e cozinhe-o, mexendo de vez em quando, até ficar al dente, por 10 a 12 minutos. (Veja aqui como fazer o macarrão perfeito!) Escorra-o, reservando 1/2 xícara (125 ml) da água do cozimento. Deixe o macarrão no escorredor.

Passo 3: Na panela do macarrão, bata a ricota com 1/4 de xícara (50 ml) da água do cozimento (reservada) em fogo médio até obter uma mistura homogênea. Adicione os legumes, o queijo parmesão e a pimenta-malagueta amassada. Mexa para misturar. Coloque o macarrão e volte a mexer para combinar os ingredientes, distribuindo o molho e os legumes por igual. Se o macarrão ficar muito seco, acrescente 1/4 de xícara restante da água do cozimento (50 ml). Aqueça por completo, mexendo, por 3 minutos.

Passo 4: Unte uma forma oval refratária (22 cm × 33 cm) com spray culinário. Ajuste a prateleira do forno de modo que a parte de cima da forma fique a uma distância de 5 cm a 7,5 cm da grelha. Preaqueça o forno na função grelhar-dourar-gratinar.

Passo 5: Espalhe a mistura de macarrão na forma preparada. Polvilhe com o queijo cheddar. Grelhe até a parte de cima dourar e o queijo derreter, o que deve levar uns 5 minutos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados