Faça uma busca
|
Publicado em: 28 de setembro de 2021

5 maneiras light de preparar batatas

Com essas receitas, você vai poder batatas à vontade

Imagem: FabrikaCr/iStock

Você pode satisfazer sua paixão por batatas fritas sem colocar sua saúde em risco nem engordar. Não é preciso fritá-las em óleo ou banha. Com alguma criatividade e a sensata utilização de ingredientes pobres em gordura, você pode atingir resultados gratificantes.

Um fato interessante sobre esse tubérculo (sim, esse é a categoria a qual pertencem as batatas) é que ele se divide em mais de 100 tipos. Conheça as principais variedades e como usá-las.

Leia também: Batata: saiba tudo sobre esse vegetal incrível

Devido a seu preço baixo e valor nutritivo, a batata é popular em diversos países. Além disso, ela é muito saborosa e versátil, podendo ser usada no preparo das mais diferentes receitas. A seguir, confira 5 maneiras light de preparar batatas.

Light ou diet?

Ao fazer compras no supermercado, é comum perceber em determinadas embalagens os termos “light” e “diet”. Vendo isso, muitas pessoas, buscando seguir dietas ou desejando consumir alimentos mais saudáveis, compram esses produtos. Porém, muitas vezes, elas nem sabem o que realmente significam esses dois termos e qual a diferença entre eles.

"Light" vem do inglês “leve” e diz respeito a alimentos com teor reduzido de açúcares, sódio, gorduras ou colesterol. Já "diet", que significa "dieta" em inglês, são aqueles produtos que apresentam ausência total de algum desses ingredientes.

Dessa forma, tanto alimentos light quanto diet podem ser benéficos para pessoas com algum tipo de restrição alimentar, como diabéticos e outros. Entenda mais sobre produtos light e diet. As receitas abaixo são light e vão te ajudar a consumir menos carboidratos e outros ingredientes indesejados.

5 maneiras light de preparar batatas

Batata de forno

Comece aquecendo o forno a 200ºC. Cozinhe as batatas em água fervente por 5 minutos. Escorra-as, seque-as e corte-as em palitos grossos. Unte um tabuleiro antiaderente com um pouco de óleo. Jogue as batatas numa clara de ovo batida em neve. Tire o excesso e espalhe as batatas sobre a assadeira. Asse por 35 minutos, virando-as na metade do tempo.

Purê light

Leia também: Batata: saiba tudo sobre esse vegetal incrível

Para preparar um purê light, utilize leite desnatado em vez de leite integral. Além disso, substitua a manteiga por margarina light. Esses ingredientes já farão toda a diferença na receita.

Batata com baixo teor de gordura

Ferva as batatas. Aqueça o forno a 200ºC. Misture ½ colher de chá de sal com 1 colher de sopa de azeite numa tigela. Cubra as batatas com o azeite, coloque-as numa assadeira e asse de 50 a 55 minutos, até ficarem crocantes.

Batata gourmet

Sirva batatas com casca com iogurte natural desnatado ou acrescente suco de limão e pimenta do reino. Esses simples ingredientes darão uma cara nova às simples a esse delicioso vegetal.

Batata à boulangere

Faça batata à boulangere com caldo de legumes em vez de creme e queijo. Corte batatas e uma cebola em fatias finas. Mergulhe as fatias em água fria durante 15 minutos. Aqueça o forno a 180ºC. Escorra e seque as batatas e as cebolas.

Coloque camadas de batatas, sal, pimenta e noz-moscada ralada numa forma rasa de vidro refratário. Acrescente 600 ml de caldo de legumes com um dente de alho amassado. Espalhe pedacinhos de margarina light por cima e asse no forno durante 1 hora e 30 minutos.

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close