Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de outubro de 2021

Praliné de amendoim: veja como fazer

O doce que deixa um gostinho de quero mais!

Imagem: gabrielabertolini/iStock

Praliné é uma técnica utilizada para caramelizar e cristalizar o amendoim. A mesma técnica pode ser empregada para o preparo de nozes, castanhas e amêndoas, por exemplo. Além do praliné ser um excelente aperitivo doce, ele também funciona muito bem quando utilizado em recheios de bolos e bombons. A receita a seguir também pode ser feita para incrementar os seus doces, mas lembre de triturar o praliné antes de misturá-lo em outros preparos.

Leia também: 4 ideias deliciosas para aproveitar sobras de chocolate.

Praliné de amendoim

Ingredientes

  • 2 xícaras de amendoim cru
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 4 colheres de sopa de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de achocolatado

Modo de preparo

1º Passo: Coloque em uma panela o amendoim, o açúcar e a água.

2º Passo: Depois de mexer bem, leve ao fogo médio.

3º Passo: Você deve deixar apurar até o açúcar formar uma calda mais densa.

4º Passo: Abaixe o fogo quando a calda se aproximar da textura de um caramelo.

5º Passo: Em outro recipiente, misture rapidamente o leite condensado com o achocolatado. Assim, evitará que o achocolatado fique empelotado.

6º Passo: Adicione a mistura na panela. A calda ficara mais líquida novamente. Sendo assim, deixe apurar até a calda reduzir novamente.

7º Passo: O seu praliné estará pronto quando começar a desgrudar da panela. Nesse sentido, só retire o praliné de amendoim quando estiver com uma aparência mais sequinha.

8º Passo: Deixe esfriar antes de degustar.

Dica do chef!

O segredo para o praliné perfeito é o ponto da calda antes de adicionar o leite condensado e o achocolatado. A calda não deve ser muito grossa, nem muito líquida. Dessa forma, o ponto ideal pode ser analisado com o auxílio de uma colher. Molhe na panela e levante a colher. A calda deve pingar e os pingos devem ser grossos, sem a formação de um fio. Além disso, tenha cuidado para não queimar. O açúcar queimado deixará o seu praliné de amendoim muito amargo.

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close