Receita de canja de galinha e de outras sopas curativas

Uma boa canja de galinha é um santo remédio. Não apenas no Brasil, as sopas são consideradas remédios caseiros em várias partes do mundo.

Elen Ribera | 12 de Março de 2020 às 10:00

- Imagem: bhofack2 / iStock

Quase toda vovó tem sua receita especial de canja de galinha revigorante, de sopa ou caldo. E as sopas, por sinal, são uma unanimidade, pois todos as recomendam. De fato, elas caem bem no estômago e são de fácil digestão, o que é muito interessante quando o enjoo lhe tira o apetite. E elas fornecem também os nutrientes que seu corpo necessita para se recuperar.

A universal canja de galinha

É um remédio caseiro extraordinário para gripes, mas não é absolutamente o único. Na China, sopas picantes e ácidas são usadas para debelar a congestão nasal. Entre seus ingredientes estão o vinagre de arroz, o gengibre e o alho, que ajudam a limpar as vias respiratórias. A sopa de repolho popular na Europa Oriental, agora é indicada como remédio para úlceras.

O fato é que em todos os cantos do mundo as sopas são reverenciadas por seus benefícios curativos. Eis aqui uma amostra:

Sopa de horse-gram contra pressão alta 

Nas comunidades agrícolas da Índia Central, uma leguminosa nativa chamada horse-gram (Macrotyloma uniflorum) costuma ser indicada para o combate à hipertensão arterial. Trata-se de um grão oval parecido com a lentilha, com cheiro de capim recém-cortado. Quando suas vagens amadurecem, o horse-gram é colhido, secado e malhado com bastões. Os grãos são então lavados e selecionados.

O kuluth saar, ou sopa de horse-gram, é um prato leve, ligeiramente rançoso. É enriquecido com iogurte e servido com arroz. Os grãos ficam de molho por 8 horas, são postos a germinar por outras 8 e só então são cozidos em água. Os outros ingredientes são o kokum (frutinha roxa de uma árvore local) e muitos dentes de alho amassados. Costuma-se adicionar 1 colherada de sementes de romã moídas a 1 xícara de sopa de horse-gram para ajudar a dissolver cálculos renais e da bexiga. Se não achar esse grão nas lojas especializadas, pode substituir por uma boa sopa de lentilhas, deliciosa e rica em fibras.

Mingau de noz de gingko contra Jet Lag 

Grace Young é uma cozinheira chinesa que percorre milhares de quilômetros por ano em viagens de avião. Sempre que ela retorna à sua casa em São Francisco, nos EUA, há uma grande terrina de mingau de noz de ginkgo esperando no fogão. É uma ceia que ajuda seu organismo a se defender dos efeitos nocivos das muitas horas de voo. De acordo com a medicina chinesa, a noz de gingko alivia tosses e reduz o muco. Entram na receita coalho seco de feijão (foo jook), nozes de gingko com casca, vieiras chinesas secas (gawn yu chee) e o auxílio luxuoso do gengibre finamente fatiado.

Canja com gengibre para dor nas articulações 

Drogas como aspirina e ibuprofeno podem melhorar a dor das crises de artrite, mas não custa experimentar uma alternativa saborosa: o gengibre. A raiz contém gingerol, composto que bloqueia a ação das prostaglandinas, envolvidas nas inflamações. Também combatem o vírus da gripe. Nas Filipinas, a canja com gengibre (tinola de galinha) leva mamão verde, mas você pode trocar por espinafre.

Tinola de galinha  

Esta receita clássica vem do Centro de Artes Culinárias Maya, de Manila. Rende 8 porções  

Ingredientes 

Modo de preparo  

  1. Aqueça em uma panela metade do óleo e refogue o alho, o gengibre e a cebola.
  2. Quando a cebola murchar, retire os ingredientes e reserve.
  3. Na mesma panela, junte o óleo restante e frite o frango aos poucos, dourando bem. Adicione o refogado reservado, junte a água e deixe ferver. Baixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Junte o espinafre e mexa bem.
  4. Antes de servir, acrescente o molho de peixe e a pimenta a gosto.

Canja favorita da mamãe 

Esse pode ser o remédio caseiro mais popular do mundo. Pesquisas recentes mostram que há ciência por trás do folclore: a canja de galinha pode evitar que as células brancas do sangue desencadeiem a inflamação e a congestão das vias respiratórias superiores. Há muitas razões para manter a panela de sopa no fogo durante gripes e resfriados. O caldo encorpado e fumegante é descongestionante, e temperos como alho e cebola possuem propriedades antivirais brandas. Para tornar a sopa ainda mais poderosa, fatie alguns dentes de alho e adicione à panela ao fim do cozimento. 

Receita da canja favorita da mamãe  

Rendimento: 10 porções 

Ingredientes 

Modo de preparo  

  1. Ponha os pedaços de frango em uma panela grande, cubra com água e deixe ferver. Abaixe o fogo e remova a espuma que se formar.
  2. Junte as cenouras e as cebolas em cubos e cozinhe por 2 ou 3 horas, adicionando água se necessário.
  3. Acrescente o alho e os temperos picados, a gosto.
  4. Para engrossar a canja, retire uma xícara dos legumes cozidos, bata-os no liquidificador e devolva o purê à panela.
 

Canja de galinha com legumes  

Rendimento: 8 porções  

Ingredientes  

Modo de preparo   

  1. Coloque o arroz em uma peneira e lave até que a água saia limpa.
  2. Em uma panela grande, junte o arroz e o caldo de galinha e deixe ferver. reduza a chama e cozinhe em fogo brando por cerca de 10 minutos.
  3. Adicione o peito de frango e continue cozinhando em fogo baixo, com a panela meio tampada, por mais 5 minutos. Acrescente os legumes e deixe por mais alguns minutos, ou até o arroz ficar macio e o frango e os legumes estarem cozidos.
  4. Tempere com o suco de limão, a pimenta-do-reino e o cheiro-verde. Sirva quente.

E aí, curtiu a receita? Então aproveite e confira também 13 receitas de sopas fáceis de fazer!